ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA, INTEGRADA COM CIÊNCIAS, É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
SUBTRAÇÃO
A SUBTRAÇÃO É UMA OPERAÇÃO MATEMÁTICA QUE REPRESENTA AS AÇÕES DE DIMINUIR, RETIRAR UMA QUANTIA DE OUTRA.
VEJA UM EXEMPLO:
UM PACOTE DE PIMENTÕES QUE CUSTAVA R$8,00 AGORA É VENDIDO POR R$5,00. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS PREÇOS?
PARA SABER A DIFERENÇA, BASTA SUBTRAIR 5 DE 8.
FONTE: ETIQUETA DE PREÇOS – PRODUZIDA CANVA.COM
OS TERMOS DA SUBTRAÇÃO SÃO CHAMADOS DE
OBSERVE QUE A SUBTRAÇÃO NÃO É COMUTATIVA. ISTO SIGNIFICA QUE, SE TROCAR A ORDEM DOS NÚMEROS NA SUBTRAÇÃO, O RESULTADO NÃO SERÁ O MESMO.
SUBTRAÇÃO COM DUAS ORDENS
NA SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS COM DUAS ORDENS, A OPERAÇÃO DEVE SER FEITA COM OS NÚMEROS DA MESMA ORDEM. OU SEJA, UNIDADE COM UNIDADE, DEZENA COM DEZENA.
EM UMA ESCOLA, DOS 35 ESTUDANTES DO 1º PERÍODO DA EJA, 21 ESTÃO PRESENTES HOJE. QUANTOS NÃO ESTOU PRESENTES?
HOJE, 14 ESTUDANTES NÃO ESTÃO PRESENTES.
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
ABAIXO ESTÃO LISTADAS SUBTRAÇÕES. CIRCULE TODAS AS SUBTRAÇÕES QUE TÊM RESTO IGUAL A 5.
QUESTÃO 2
LUIZ TINHA R$25,00 NA CARTEIRA. ELE GASTOU R$12,00 COM ESTACIONAMENTO. AINDA RESTAM NA CARTEIRA DE LUIZ
(A) R$13,00.
(B) R$12,00.
(C) R$9,00.
(D) R$5,00.
QUESTÃO 3
OS CARTÕES ABAIXO PRECISAM SER ORDENADOS PARA QUE REPRESENTEM, CORRETAMENTE, UMA SUBTRAÇÃO.
A SUBTRAÇÃO QUE CORRESPONDE AOS CARTÕES É
(A) 5 – 2 = 7.
(B) 7 – 5 = 2.
(C) 2 – 5 = 7.
(D) 5 – 7 = 3.
QUESTÃO 4
NA SALA DO 1º PERÍODO DA EJA DE UMA ESCOLA, ESTÃO MATRICULADOS 29 ESTUDANTES. HOJE, 11 ESTUDANTES NÃO FORAM A AULA. QUANTOS ESTUDANTES DESSA TURMA ESTÃO PRESENTES NA AULA HOJE?
QUESTÃO 5
SINÔNIMOS SÃO PALAVRAS DIFERENTES QUE POSSUEM O MESMO SIGNIFICADO OU MESMO SENTIDO.
ABAIXO ESTÃO DESTACADAS PALAVRAS RELACIONADAS À SUBTRAÇÃO. ESCREVA UM SINÔNIMO PARA CADA UMA DELAS. SE PRECISAR, CONSULTE UM DICIONÁRIO.
A) DIFERENÇA: _______________________________________________________________________________
B) DIMINUIR: _________________________________________________________________________________
AUTORIA | CRISTIANE SOARES DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTES CURRICULARES | MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EAJAMA0108) Compreender e construir fatos básicos da adição, subtração e multiplicação de números naturais em situações diversas. (EAJAMA0109) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração, utilizando diferentes estratégias de cálculo. (EJALP0168) Entender nas palavras a aproximação e oposição de significados de forma contextualizada. |
REFERÊNCIAS | SOUZA, CÁSSIA GARCIA et al, É bom aprender: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes, volume 1. Educação de Jovens e Adultos – EJA, 1ª edição, São Paulo. FTD 2009. |