Esta proposta de atividade de Matemática é destinada aos estudantes do 4º Período (5ª série) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Introdução
As expressões numéricas são ferramentas bastante utilizadas na resolução de problemas do dia-a-dia. São compostas por números, operações matemáticas e, porventura, parênteses, chaves ou colchetes, que indicam a ordem em que as operações devem ser realizadas.
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Definição de Expressões Numéricas
Uma expressão numérica é uma combinação de números e operações matemáticas, como adição, subtração, multiplicação e divisão, que devem ser resolvidas seguindo as regras da matemática.
Critérios para a Resolução de Expressões Numéricas
Para resolver uma expressão numérica deve-se seguir a ordem correta das operações matemáticas.
Os critérios são:
- Parênteses.
- Colchetes.
- Chaves.
- Potenciação e Radiciação: sempre da esquerda para a direita.
- Multiplicação e Divisão: sempre da esquerda para a direita.
- Adição e Subtração: sempre da esquerda para a direita.
Resolução de Expressões
Exemplos
- 10 − (4 + 2)
- Resolver a adição dentro dos parênteses e eliminá-los.
- Resolver a subtração e finalizar a resolução.
10 – (4+2) = 10 – 6 = 4
- 5 + ( 2 + 3.5 )
- Resolver a multiplicação dentro do parênteses.
- Resolver a adição dentro dos parênteses e eliminá-los.
- Finalizar a resolução resolvendo a adição.
5 + ( 2 + 3.5 ) = 5 + (2 + 15 ) = 5 + 17 = 22
- 3 + (20 – 12:4)
- Resolver a divisão dentro dos parênteses.
- Resolver a subtração dentro dos parênteses e eliminá-los.
- Finalizar resolvendo a adição.
3 + (20 – 12:4) = 3 + (20 – 3)= 3 + 17 = 20.
- 3 + [20 – (5 + 23 ) – 3]
- Resolver a potenciação dentro dos parênteses.
- Resolver a adição dentro dos parênteses e eliminá-los.
- Resolver as duas subtrações, da esquerda para a direita, dentro dos colchetes e eliminá-los.
- Finalizar resolvendo a adição.
3 + [20 – (5 + 23 ) – 3] = 3 + [20 – (5 + 8) – 3] = 3 + [20 – 13 – 3] = 3 + 4 = 7.
Ficamos por aqui, até o próximo.
Atividade
QUESTÃO 01
Uma loja de brinquedos comprou 120 bolas de futebol por R$15,00 cada e 80 carrinhos por R$20,00 cada. Além disso, ela pagou R$150,00 de frete para receber esses produtos. A expressão numérica que se pode utilizar para determinar o custo total da loja com a compra dos brinquedos e o frete é
(A) 120.15 + 80.20 – 150.
(B) 120.20 + 80.15 + 150.
(C) 120.15 + 80.20 + 150.
(D) 120 + 80.15 + 150.20.
QUESTÃO 02
Um agricultor colheu 450 kg de milho e 320 kg de feijão em sua última colheita. Ele separou 3 sacos de milho, cada um com 30 kg, para vender, e 4 sacos de feijão, cada um com 25 kg, para consumo próprio.
A) Escreva uma expressão numérica para determinar a quantidade de milho que ainda tem para armazenar.
B) Escreva uma expressão numérica para determinar a quantidade de feijão que ainda tem para armazenar.
C) Quantos quilogramas de milho e feijão ele ainda tem para armazenar?
QUESTÃO 03
Em uma loja de eletrônicos, um cliente comprou 20 unidades de um produto A, que custa R$20 cada, e 4 unidades de um produto B, que custa R$8 cada. Além disso, ele comprou mais 15 unidades de um outro produto C e devolveu 7 unidades desse produto, pois não estavam em perfeitas condições.
A) Escreva uma expressão matemática que determina o valor total da compra do cliente.
B) Qual foi o valor total da compra do cliente?
QUESTÃO 04
O valor da expressão numérica 20 – ( 13 – 2.5) é igual a
(A) 14.
(B) 15.
(C) 16.
(D) 17.
Autoria | Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em matemática |
Componente curricular | Matemática |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EJAMA0414) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos. |
Referências | SOUZA, Joamir Roberto de: Matemática realidade & tecnologia: 6º ao 9º ano: ensino fundamental: anos finais /Joamir Roberto de Souza. – 1. ed. – São Paulo: FTD, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ao 9° ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci. — 4. ed. — São Paulo: FTD, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6º ao 9° ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia,2024. |