ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
SALTOS NA GINÁSTICA
VOCÊ JÁ VIU AQUELES SALTOS INCRÍVEIS QUE OS GINASTAS FAZEM? ELES SÃO SUPER LEGAIS, NÃO É MESMO? A GINÁSTICA É UMA ATIVIDADE CHEIA DE DIVERSÃO E MOVIMENTO, ONDE A GENTE PODE APRENDER A FAZER ESSES SALTOS E MUITO MAIS!
VAMOS COMEÇAR FALANDO DE UM SALTO BEM DIVERTIDO, É O SALTO ESTICADO. NELE, A GENTE PULA NO AR COM AS PERNAS RETINHAS E OS BRAÇOS PARA CIMA, COMO SE ESTIVESSE QUERENDO TOCAR O CÉU. É UM JEITO ÓTIMO DE MOSTRAR COMO A GENTE É FORTE!
OUTEO SALTO QUE A GENTE APRENDE NA GINÁSTICA É O SALTO CARPADO. SABE COMO É? É QUANDO A GENTE PULA BEM ALTO NO AR, COM AS PERNAS JUNTAS E ESTICADAS PARA FRENTE E OS BRAÇOS TAMBÉM. PARECE QUE ESTAMOS VOANDO!
E QUE TAL O SALTO GRUPADO? NESSE, A GENTE PULA NO AR E TRAZ AS PERNAS DOBRADINHAS PERTO DO CORPO, COMO SE ESTIVESSE DANDO UM ABRAÇO NO AR! É UMA SENSAÇÃO MUITO LEGAL DE LIBERDADE!
AH, E NÃO PODEMOS ESQUECER DO SALTO AFASTADO QUE É QUANDO PULAMOS COM PERNAS E BRAÇOS ABERTOS E COM AS MÃOS CONSEGUIMOS TOCAR O PÉ OU PARTE DA PERNA, MOSTRANDO MUITA FLEXIBILIDADE.
NA GINÁSTICA, A GENTE APRENDE A FAZER ESSES SALTOS TANTO SOZINHO QUANTO EM EQUIPE. ALÉM DISSO, A GENTE TAMBÉM MELHORA NOSSA COORDENAÇÃO, EQUILÍBRIO E ATÉ NOSSA CONCENTRAÇÃO. É COMO BRINCAR DE FORMA SAUDÁVEL E DIVERTIDA, RESPEITANDO SEMPRE OS LIMITES PARA EVITAR MACHUCADOS E CONHECER MELHOR SEU CORPO!
QUESTÃO 1
O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA GINÁSTICA?
QUESTÃO 2
QUAL É O SEU SALTO FAVORITO? POR QUÊ?
QUESTÃO 3
FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE COMO É O MOVIMENTO DO SALTO ESTICADO NA GINÁSTICA?
QUESTÃO 4
É IMPORTANTE RESPEITAR OS LIMITES DO PRÓPRIO CORPO AO PRATICAR GINÁSTICA
(A) PARA GANHAR MAIS COMPETIÇÕES.
(B) PARA IMPRESSIONAR OS TREINADORES.
(C) PARA EVITAR MACHUCADOS E CONHECER MELHOR SEU CORPO.
(D) PARA OBTER RECONHECIMENTO DOS COLEGAS.
QUESTÃO 5
O BENEFÍCIO DE PRATICAR SALTOS EM EQUIPE NA GINÁSTICA É
(A) DESENVOLVER A FORÇA INDIVIDUAL.
(B) MELHORAR A CONCENTRAÇÃO.
(C) FORTALECER OS LAÇOS SOCIAIS E A CONFIANÇA.
(D) DIMINUIR A FLEXIBILIDADE.
Autoria | Livia Analy |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidade: | (GO-EF01EF07) Conhecer e experimentar movimentos básicos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança. (GO-EF01EF09) Praticar e fruir movimentos básicos da ginástica geral que possibilitem autoconhecimento do corpo, reconhecendo suas possibilidades, potencialidades, limitações e respeitando as diferenças individuais. |
Referências | Site CBO (Confederação Brasileira de Ginástica) – https://www.cbginastica.com.br/faq – Acesso em 19/03/2022. DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Darido, Suraya Cristina . Práticas corporais: educação física: 1º ao 2º anos: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |