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EDUCAÇÃO FÍSICA – SALTOS NA GINÁSTICA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

SALTOS NA GINÁSTICA

VOCÊ JÁ VIU AQUELES SALTOS INCRÍVEIS QUE OS GINASTAS FAZEM? ELES SÃO SUPER LEGAIS, NÃO É MESMO? A GINÁSTICA É UMA ATIVIDADE CHEIA DE DIVERSÃO E MOVIMENTO, ONDE A GENTE PODE APRENDER A FAZER ESSES SALTOS E MUITO MAIS!

VAMOS COMEÇAR FALANDO DE UM SALTO BEM DIVERTIDO, É O SALTO ESTICADO. NELE, A GENTE PULA NO AR COM AS PERNAS RETINHAS E OS BRAÇOS PARA CIMA, COMO SE ESTIVESSE QUERENDO TOCAR O CÉU. É UM JEITO ÓTIMO DE MOSTRAR COMO A GENTE É FORTE!

OUTEO SALTO QUE A GENTE APRENDE NA GINÁSTICA É O SALTO CARPADO. SABE COMO É? É QUANDO A GENTE PULA BEM ALTO NO AR, COM AS PERNAS JUNTAS  E ESTICADAS PARA FRENTE E OS BRAÇOS TAMBÉM. PARECE QUE ESTAMOS VOANDO!

E QUE TAL O SALTO GRUPADO? NESSE, A GENTE PULA NO AR E TRAZ AS PERNAS DOBRADINHAS PERTO DO CORPO, COMO SE ESTIVESSE DANDO UM ABRAÇO NO AR! É UMA SENSAÇÃO MUITO LEGAL DE LIBERDADE!

AH, E NÃO PODEMOS ESQUECER DO SALTO AFASTADO QUE É QUANDO PULAMOS COM PERNAS E BRAÇOS ABERTOS E COM AS MÃOS CONSEGUIMOS TOCAR O PÉ OU PARTE DA PERNA, MOSTRANDO MUITA FLEXIBILIDADE.

NA GINÁSTICA, A GENTE APRENDE A FAZER ESSES SALTOS TANTO SOZINHO QUANTO EM EQUIPE. ALÉM DISSO, A GENTE TAMBÉM MELHORA NOSSA COORDENAÇÃO, EQUILÍBRIO E ATÉ NOSSA CONCENTRAÇÃO. É COMO BRINCAR DE FORMA SAUDÁVEL E DIVERTIDA, RESPEITANDO SEMPRE OS LIMITES PARA EVITAR MACHUCADOS E CONHECER MELHOR SEU CORPO!


QUESTÃO 1

O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA GINÁSTICA?

QUESTÃO 2

QUAL É O SEU SALTO FAVORITO? POR QUÊ?

QUESTÃO 3

FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE COMO É O MOVIMENTO DO SALTO ESTICADO NA GINÁSTICA?

QUESTÃO 4

É IMPORTANTE RESPEITAR OS LIMITES DO PRÓPRIO CORPO AO PRATICAR GINÁSTICA

(A) PARA GANHAR MAIS COMPETIÇÕES.

(B) PARA IMPRESSIONAR OS TREINADORES.

(C) PARA EVITAR MACHUCADOS E CONHECER MELHOR SEU CORPO.

(D) PARA OBTER RECONHECIMENTO DOS COLEGAS.

QUESTÃO 5

O BENEFÍCIO DE PRATICAR SALTOS EM EQUIPE NA GINÁSTICA É

(A) DESENVOLVER A FORÇA INDIVIDUAL.

(B) MELHORAR A CONCENTRAÇÃO.

(C) FORTALECER OS LAÇOS SOCIAIS E A CONFIANÇA.

(D) DIMINUIR A FLEXIBILIDADE.


AutoriaLivia Analy
FormaçãoEducação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidade:(GO-EF01EF07) Conhecer e experimentar movimentos básicos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.
(GO-EF01EF09) Praticar e fruir movimentos básicos da ginástica geral que possibilitem autoconhecimento do corpo, reconhecendo suas possibilidades, potencialidades, limitações e respeitando as diferenças individuais.
ReferênciasSite CBO (Confederação Brasileira de Ginástica) – https://www.cbginastica.com.br/faq – Acesso em 19/03/2022.

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Darido, Suraya Cristina . Práticas corporais: educação física: 1º ao 2º anos: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.