You are currently viewing História – O mundo das horas

História – O mundo das horas

Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

O MUNDO DAS HORAS

OLÁ ESTUDANTE!

QUANDO ACORDAMOS, É COMUM OUVIRMOS ALGUÉM DIZER: “SÓ MAIS CINCO MINUTINHOS, POR FAVOR!”. 

TODO MUNDO JÁ PEDIU ESSES CINCO MINUTINHOS EXTRAS, NÃO É MESMO? MAS VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NO QUE SÃO ESSES MINUTINHOS E COMO O TEMPO É IMPORTANTE EM NOSSA ROTINA?

O TEMPO ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES: EM CASA, NA ESCOLA E NA COMUNIDADE. NA NOSSA CASA, POR EXEMPLO, USAMOS O TEMPO PARA SABER A HORA DE ACORDAR, A HORA DO CAFÉ DA MANHÃ, A HORA DE IR PARA A ESCOLA E ATÉ A HORA DE BRINCAR. 

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM MUITAS FORMAS DE MARCAR O TEMPO?

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

OS MARCADORES DO TEMPO NOS AJUDAM A SABER AS HORAS E A ORGANIZAR NOSSAS ATIVIDADES DO DIA A DIA. UTILIZAMOS O RELÓGIO DE PAREDE OU DE MESA, DESPERTADOR,  CALENDÁRIO ENTRE OUTROS.

AS HORAS SÃO PEQUENOS ESPAÇOS DE TEMPO, SÃO 24 EM UM DIA. OS DIAS SÃO GRUPOS DE HORAS, 7 FORMAM UMA SEMANA. AS SEMANAS SÃO GRUPOS DE DIAS QUE COMEÇAM NO DOMINGO E TERMINAM NO SÁBADO. JÁ OS MESES SÃO MUITOS DIAS JUNTOS, VARIANDO ENTRE 28 E 31. O ANO É COMO UM GRANDE PACOTE DE MESES, TOTALIZANDO 12 NO TOTAL.

VEJA O CALENDÁRIO SEGUINTE E TENTE DESCOBRIR O ANO, O MÊS, O DIA, O DIA DA SEMANA QUE ACONTECERÁ O FERIADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

O TEMPO ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES: EM CASA, NA ESCOLA E NA COMUNIDADE. OS MARCADORES DO TEMPO NOS AJUDAM A SABER AS HORAS E A ORGANIZAR NOSSAS ATIVIDADES DO DIA A DIA. AGORA É COM VOCÊ!

A) LISTE PELO MENOS TRÊS MARCADORES DE TEMPO QUE VOCÊ UTILIZA NA SUA FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE.



B) PELO MENOS TRÊS DISPOSITIVOS OU FERRAMENTAS QUE VOCÊ UTILIZA PARA ACOMPANHAR O TEMPO NO SEU COTIDIANO.


C) ESCOLHA UM MARCADOR DE TEMPO E DESCREVA COMO ELE É IMPORTANTE PARA VOCÊ E COMO VOCÊ O UTILIZA NO SEU DIA A DIA.


QUESTÃO 2

UM DIA TEM 

(A) 12 HORAS.

(B) 24 HORAS.

(C) 48 HORAS.

(D) 36 HORAS.

QUESTÃO 3

UMA SEMANA TEM

(A) 5 DIAS.

(B) 6 DIAS.

(C) 7 DIAS.

(D) 8 DIAS.

QUESTÃO 4

O PRIMEIRO DIA DA SEMANA É 

(A) SEGUNDA-FEIRA.

(B) TERÇA-FEIRA.

(C) DOMINGO.

(D) SÁBADO.

QUESTÃO 5

O ÚLTIMO DIA DA SEMANA É

(A) SÁBADO.

(B) DOMINGO.

(C) SEGUNDA-FEIRA.

(D) SEXTA-FEIRA.

QUESTÃO 6

VEJA O CALENDÁRIO SEGUINTE E RESPONDA:

Disponível em: <https://www.canva.com>.  Acesso em: 07 de março de 2024.

A) QUAL É O MÊS APRESENTADO? _______________________

B) QUAIS DIAS CAIRÃO NO SÁBADO?_____________________

C) DIA 21, CAIRÁ EM QUE DIA DA SEMANA? __________________

D) UM ESTUDANTE DO 2º ANO TEM AULA DE HISTÓRIA SEMPRE NA QUARTA-FEIRA. QUE DIAS ELE TERÁ AULA DE HISTÓRIA?

________________________________________________________


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:História
Habilidades:(EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
(GO-EF02HI05-B) Reconhecer e valorizar seu pertencimento como sujeito, os marcos de memória de sua comunidade, reconhecendo a diversidade etnicorracial, cultural e religiosa, na construção da sua identidade.
(GO-EF02HI06) Identificar e organizar,temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante,ao mesmo tempo e depois).
(EF02HI06-A) Manusear objetos e documentos da vida cotidiana de forma temporal usandonoções relacionadas ao tempo.
(GO-EF02HI06-B) Identificar e compreender os fatos da vida cotidiana, rotina diária e semanal, organizando-os temporalmente, usando material concreto, imagens, relacionando-as ao tempo: antes, durante, ao mesmo tempo e depois.
(EF02HI07-A) Identificar marcadores do tempo presentes na família, escola e comunidade.
(EF02HI07-B) Manipular diferentes marcadores atuais do tempo, existentes e utilizáveis em seu cotidiano.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021.