You are currently viewing MATEMÁTICA – NÚMEROS DE 0 A 20: ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE

MATEMÁTICA – NÚMEROS DE 0 A 20: ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


OLÁ, CRIANÇA! VAMOS FAZER UM PASSEIO? O PASSEIO NA RETA NUMÉRICA

UM DIA ENSOLARADO, ENQUANTO CAMINHAVA NO PARQUE, JOÃO ENCONTROU UMA LONGA RETA NUMÉRICA PINTADA NO CHÃO, DE 0 A 20. ELE FICOU MUITO CURIOSO E DECIDIU SEGUIR ESSA RETA PARA EXPLORAR O PARQUE. 

PRIMEIRO, JOÃO ENCONTROU O NÚMERO 0, QUE ERA O MENOR DE TODOS. DEPOIS, VIU O NÚMERO 1, UM POUCO MAIOR QUE O ZERO. ELE CONTINUOU SEGUINDO A RETA E ENCONTROU O NÚMERO 2, E ASSIM POR DIANTE, ATÉ CHEGAR AO NÚMERO 20

NO CAMINHO, JOÃO PERCEBEU QUE OS NÚMEROS IAM FICANDO MAIORES À MEDIDA QUE ELE AVANÇAVA. ELE TAMBÉM DESCOBRIU QUE PODIA CONTAR OS NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE, DE 0 ATÉ 20, E, TAMBÉM, EM ORDEM DECRESCENTE, DE 20 ATÉ 0.

JOÃO ACHOU TUDO MUITO INTERESSANTE E DECIDIU QUE IRIA CONTAR OS NÚMEROS TODOS OS DIAS EM SEUS PASSEIOS PELO PARQUE.


SUGESTÃO DE LEITURA

ESTA É UMA BRINCADEIRA MATEMÁTICA SOBRE O VALOR POSICIONAL DOS ALGARISMOS. CONTA A DIVERTIDA HISTÓRIA DE QUANDO OS NÚMEROS RESOLVEM FAZER O QUE BEM ENTENDIAM E ATRAPALHARAM A VIDA PEQUENA JÚLIA, CRIANDO A MAIOR CONFUSÃO. INDICADO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º ANO E 2º ANO, COM O SEGUINTE TRABALHO INTERDISCIPLINAR: MATEMÁTICA.

MOTT, Odette de Barros. A revolta dos números. São Paulo: Paulinas, 2010.


VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

VAMOS COMPLETAR A ORDEM CRESCENTE DE 0 A 20 COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO?


QUESTÃO 2

VAMOS COMPLETAR A ORDEM DECRESCENTE DE 20 A 0 COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO?


QUESTÃO 3

VAMOS DESENHAR A QUANTIDADE QUE SE PEDE?


QUESTÃO 4

OBSERVE E MARQUE  QUAL SEQUÊNCIA NUMÉRICA ESTÁ EM ORDEM CRESCENTE:

(A) 12 – 13 – 14 – 15

(B) 2 – 6 – 7 – 8 – 9

(C) 10 – 11 – 15 – 16 

(D) 7 – 8 – 10 – 9


QUESTÃO 5

AGORA, MARQUE OS NÚMEROS QUE ESTÃO NA ORDEM DECRESCENTE:

(A) 20 – 19 – 18 – 10

(B) 12 – 11- 10 – 9

(C) 17 – 12 – 16 – 15 

(D) 17 – 18 – 0 – 19


QUESTÃO 6

QUANTAS BORBOLETAS ESTÃO VOANDO NO ESPAÇO ABAIXO?

(A) 8

(B) 2

(C) 9

(D) 10


COMPONENTE CURRICULAR:MATEMÁTICA
HABILIDADE(GO-EF01MA23) COMPARAR NÚMEROS NATURAIS ATÉ 20 UNIDADES EM SITUAÇÕES COTIDIANAS, COM E SEM SUPORTE DA RETA NUMÉRICA, ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA.
COMMOTT, Odette de Barros. A revolta dos números. São Paulo: Paulinas, 2010.