You are currently viewing HISTÓRIA – JOGOS E BRINCADEIRAS: EXPLORANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

HISTÓRIA – JOGOS E BRINCADEIRAS: EXPLORANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


OLÁ, CRIANÇA! VOCÊ GOSTA DE JOGAR? PODEMOS DIZER QUE JOGAR É UMA ATIVIDADE FUNDAMENTAL NA VIDA DE UMA CRIANÇA.

AO LONGO DOS TEMPOS E EM DIFERENTES PARTES DO MUNDO, AS CRIANÇAS TÊM ENCONTRADO MANEIRAS DIVERTIDAS DE SE ENTRETER E APRENDER POR MEIO DE JOGOS E BRINCADEIRAS.

HOJE, VAMOS EXPLORAR ALGUMAS DESSAS ATIVIDADES, IDENTIFICANDO AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS ATUAIS E OS DE OUTRAS ÉPOCAS E LUGARES.

EMBORA OS JOGOS E BRINCADEIRAS POSSAM PARECER DIFERENTES DE ACORDO COM A ÉPOCA E O LUGAR, MUITOS DELES TÊM SEMELHANÇAS SURPREENDENTES.

INDEPENDENTEMENTE DAS DIFERENÇAS CULTURAIS, AS CRIANÇAS AO REDOR DO MUNDO TÊM UMA COISA EM COMUM: O DESEJO DE SE DIVERTIR E APRENDER ATRAVÉS DO JOGO. IDENTIFICAR AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS ATUAIS E OS DE OUTRAS ÉPOCAS E LUGARES NOS AJUDA A ENTENDER MELHOR COMO AS CRIANÇAS DE DIFERENTES CULTURAS E PERÍODOS HISTÓRICOS SE DIVERTEM E APRENDEM.


VAMOS LER?

OS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES, COMO BOLAS E BONECAS, PIPAS E PIÕES, CABRAS-CEGAS E CIRANDAS SEMPRE DIVERTIRAM AS CRIANÇAS NAS ALDEIAS, RUAS, QUINTAIS, PARQUES, ENRIQUECENDO NOSSAS RAÍZES E SERVINDO DE INSPIRAÇÃO A NOTÁVEIS ARTISTAS PLÁSTICOS. DESCUBRA A CULTURA DE NOSSA GENTE POR MEIO DO OLHAR DE NOSSOS ARTISTAS. CONHEÇA A BELEZA DE NOSSA ARTE A PARTIR DE NOSSAS RAÍZES.

SANTA ROSA, Nereide S. Brinquedos e brincadeiras. São Paulo: Editora Moderna, 2000.

VINTE POEMAS QUE DESCREVEM DE FORMA POÉTICA VÁRIOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COMO PULAR CORDA, BOLINHA DE GUDE, CASA NA ÁRVORE, AMARELINHA, BOLA DE MEIA ETC. POESIA É BRINCAR COM PALAVRAS, JÁ DISSE UM POETA. POR ISSO, A POETA TAMBÉM BRINCA: COM A MÚSICA DAS PALAVRAS (RITMO, RIMAS ETC.), AS IMAGENS E IDEIAS QUE ELAS SUGEREM. O LEITOR, ASSIM, VAI DESCOBRIR A BRINCADEIRA DA LEITURA: QUIETO E EM SILÊNCIO; EM VOZ ALTA, COM GESTOS E MOVIMENTOS; SOZINHO OU EM GRUPO!

MURRAY, Roseana. Brinquedos e brincadeiras. São Paulo: FTD, 2021


VAMOS JOGAR?

https://wordwall.net/pt/resource/72244834

QUESTÃO 1

HOJE  VAMOS FAZER UMA LISTA DE BRINCADEIRAS QUE VOCÊ MAIS GOSTA.

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________


QUESTÃO 2

ESCREVA O NOME DAS BRINCADEIRAS ABAIXO:

COMPONENTE CURRICULAR:HISTÓRIA
HABILIDADE(EF01HI05) IDENTIFICAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE JOGOS E BRINCADEIRAS ATUAIS E DE OUTRAS ÉPOCAS E LUGARES.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA.COMMURRAY, Roseana. Brinquedos e brincadeiras. São Paulo: FTD, 2021.SANTA ROSA, Nereide S. Brinquedos e brincadeiras. São Paulo: Editora Moderna, 2000.