GEOGRAFIA – REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM ESPAÇOS RURAIS E URBANOS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

OLÁ, CRIANÇA! NÓS SABEMOS QUE EM NOSSA SOCIEDADE, EXISTEM NORMAS E REGRAS QUE ORIENTAM NOSSA CONVIVÊNCIA NOS DIFERENTES ESPAÇOS QUE FREQUENTAMOS.

ESSAS NORMAS VARIAM DE ACORDO COM O CONTEXTO E O AMBIENTE EM QUE NOS ENCONTRAMOS, SEJA ELE URBANO OU RURAL.

VAMOS EXPLORAR ESSAS NORMAS E ENTENDER SUAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS. NOS ESPAÇOS URBANOS, COMO CIDADES E CENTROS URBANOS, AS NORMAS DE CONVIVÊNCIA SÃO VOLTADAS PARA UMA MAIOR CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS E INFRAESTRUTURA.


SUGESTÃO DE LEITURA

ESTE LIVRO FALA DE REGRAS. E POR QUE DISCUTIR ESSE ASSUNTO? AS REGRAS ESTÃO PRESENTES EM TODAS AS ÁREAS DE NOSSA VIDA, MAS NEM SEMPRE SABEMOS QUEM AS CRIOU, POR QUE FORAM ELABORADAS E SE SÃO REALMENTE NECESSÁRIAS. SERÁ QUE AS REGRAS VALEM PARA TODOS? TERIAM TODAS ELAS O MESMO VALOR? A PRÁTICA DA LIBERDADE ENVOLVE O EXERCÍCIO DA RESPONSABILIDADE E, PARA ISSO, PRECISAMOS SABER DE QUE FORMA LIDAR COM OS VÁRIOS TIPOS DE REGRAS. É DESSA FORMA QUE APRENDEMOS A TER RESPEITO PELOS OUTROS E POR NÓS MESMOS.

MARTINS, Maria Helena Pires. Eu e os outros: as regras de convivência. São Paulo: Editora Moderna, 2017.


VAMOS FAZER A ATIVIDADE?

QUESTÃO 1

VAMOS ESCREVER COLETIVAMENTE UM TEXTO FALANDO DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA NOS ESPAÇOS RURAIS E URBANOS. VAMOS LÁ?

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________


QUESTÃO 2

É CONSIDERADO UM ESPAÇO RURAL:

A) (     ) FAZENDA

B) (     ) CLUBE

C) (     ) CINEMA

D (     ) QUADRA DE ESPORTE


QUESTÃO 3

CONSIDERAMOS COMO ESPAÇO URBANO:

A) (    ) CHÁCARA

B) (    ) CIDADE

C) (    ) PLANTAÇÃO

D) (    ) PASTO PARA CRIAÇÃO DE GADO


    QUESTÃO 4

    ESCREVA REGRAS VOCÊ SEGUE PARA MANTER SUA CIDADE LIMPA.

    ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
    _____________________________________________________
    _____________________________________________________


    QUESTÃO 5

    ESCREVA REGRAS QUE SÃO COMUNS TANTO EM ESPAÇOS RURAIS COMO URBANOS.

    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


    COMPONENTE CURRICULAR:GEOGRAFIA
    HABILIDADES:(EF01GE03-A) RECONHECER A EXISTÊNCIA DE NORMAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL PARA DIFERENTES ESPAÇOS.(EF01GE03-B) IDENTIFICAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DE USOS DOS ESPAÇOS URBANOS E RURAIS.
    REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA.COMMARTINS, Maria Helena Pires. Eu e os outros: as regras de convivência. São Paulo: Editora Moderna, 2017.