ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OLÁ, CRIANÇA! NÓS SABEMOS QUE EM NOSSA SOCIEDADE, EXISTEM NORMAS E REGRAS QUE ORIENTAM NOSSA CONVIVÊNCIA NOS DIFERENTES ESPAÇOS QUE FREQUENTAMOS.
ESSAS NORMAS VARIAM DE ACORDO COM O CONTEXTO E O AMBIENTE EM QUE NOS ENCONTRAMOS, SEJA ELE URBANO OU RURAL.
VAMOS EXPLORAR ESSAS NORMAS E ENTENDER SUAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS. NOS ESPAÇOS URBANOS, COMO CIDADES E CENTROS URBANOS, AS NORMAS DE CONVIVÊNCIA SÃO VOLTADAS PARA UMA MAIOR CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS E INFRAESTRUTURA.
SUGESTÃO DE LEITURA
ESTE LIVRO FALA DE REGRAS. E POR QUE DISCUTIR ESSE ASSUNTO? AS REGRAS ESTÃO PRESENTES EM TODAS AS ÁREAS DE NOSSA VIDA, MAS NEM SEMPRE SABEMOS QUEM AS CRIOU, POR QUE FORAM ELABORADAS E SE SÃO REALMENTE NECESSÁRIAS. SERÁ QUE AS REGRAS VALEM PARA TODOS? TERIAM TODAS ELAS O MESMO VALOR? A PRÁTICA DA LIBERDADE ENVOLVE O EXERCÍCIO DA RESPONSABILIDADE E, PARA ISSO, PRECISAMOS SABER DE QUE FORMA LIDAR COM OS VÁRIOS TIPOS DE REGRAS. É DESSA FORMA QUE APRENDEMOS A TER RESPEITO PELOS OUTROS E POR NÓS MESMOS.
MARTINS, Maria Helena Pires. Eu e os outros: as regras de convivência. São Paulo: Editora Moderna, 2017.
VAMOS FAZER A ATIVIDADE?
QUESTÃO 1
VAMOS ESCREVER COLETIVAMENTE UM TEXTO FALANDO DAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA NOS ESPAÇOS RURAIS E URBANOS. VAMOS LÁ?
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
QUESTÃO 2
É CONSIDERADO UM ESPAÇO RURAL:
A) ( ) FAZENDA
B) ( ) CLUBE
C) ( ) CINEMA
D ( ) QUADRA DE ESPORTE
QUESTÃO 3
CONSIDERAMOS COMO ESPAÇO URBANO:
A) ( ) CHÁCARA
B) ( ) CIDADE
C) ( ) PLANTAÇÃO
D) ( ) PASTO PARA CRIAÇÃO DE GADO
QUESTÃO 4
ESCREVA REGRAS VOCÊ SEGUE PARA MANTER SUA CIDADE LIMPA.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
QUESTÃO 5
ESCREVA REGRAS QUE SÃO COMUNS TANTO EM ESPAÇOS RURAIS COMO URBANOS.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: | GEOGRAFIA |
HABILIDADES: | (EF01GE03-A) RECONHECER A EXISTÊNCIA DE NORMAS DE CONVIVÊNCIA SOCIAL PARA DIFERENTES ESPAÇOS.(EF01GE03-B) IDENTIFICAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DE USOS DOS ESPAÇOS URBANOS E RURAIS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA.COMMARTINS, Maria Helena Pires. Eu e os outros: as regras de convivência. São Paulo: Editora Moderna, 2017. |