Esta proposta de atividade de Arte/Artes Visuais é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Pablo Picasso e o Cubismo
O artista
Pablo Picasso foi um artista plástico espanhol muito famoso, mas que na verdade foi batizado com um longo nome: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.
Picasso cresceu em um ambiente repleto de arte, já que seu pai era pintor e desenhista. Desde cedo, seu pai o ensinou sobre pintura, e aos 8 anos, Pablo pintou sua primeira tela. Ele escolheu retratar cenas de touradas, e essa pintura ficou conhecida como “O Toureiro”. Foi o início da jornada artística de Picasso, mostrando seu talento desde muito jovem.
O Cubismo
Picasso e seu amigo Georges Braque foram pioneiros do movimento artístico conhecido como Cubismo. Eles não pintavam as coisas exatamente como são, dividiam as imagens em partes e os colocavam no quadro, usando formas geométricas como cubos e triângulos, uma espécie de quebra-cabeça que mostra várias partes de uma coisa ao mesmo tempo.
Disponível em VENEROSO, Maria do Carmo Freitas. O diálogo imagem-palavra na arte do século XX: as colagens cubistas de Pablo Picasso e sua relação intertextual com os caligramas de Guillaume Apollinaire. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 14, n. 2, p. 147-161, 2006. Acesso em 22. abr. 2024.
Obras de Picasso que merecem destaque
“Les Demoiselles d’Avignon” (1907)
Esta pintura mostra cinco mulheres com formas suaves e redondas, ângulos e formas pontiagudas. Nos rostos há máscaras africanas como se as mulheres estivessem quebradas em pedaços.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/generatorrr/6914394846 Acesso em 22. abr. 2024.
“Guernica” (1937)
É um grande mural de azulejos, medindo 351cm por 782,5cm. Foi criada em resposta a um terrível bombardeio durante a Guerra Civil Espanhola. A pintura é rica em detalhes, na qual vemos pessoas e animais com formas distorcidas e cores em preto, branco e cinza, mostrando toda a tristeza e horror da guerra.
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guernica_reproduction_on_tiled_wall,_Guernica,_Spain_%28PPL3-Altered%29_julesvernex2.jpg Acesso em 22, abr. 2024.
Essas obras são apenas algumas das muitas criações de Picasso que mostram sua versatilidade e genialidade artística. Contudo, além do Cubismo, Picasso também produziu outras formas de arte, como a escultura e a cerâmica.
AGORA É A SUA VEZ!
QUESTÃO 1
Picasso e seu amigo Georges Braque não pintavam as coisas exatamente como são, dividiam as imagens em partes e os colocavam no quadro, usando formas geométricas como cubos e triângulos, uma espécie de quebra-cabeça. Eles foram pioneiros do movimento artístico conhecido como
(A) realismo
(B) cubismo
(C) impressionismo
(D) surrealismo
QUESTÃO 2
Uma das obras de Pablo Picasso que merecem destaque é “Les Demoiselles d’Avignon”. A imagem retrata cinco mulheres
Disponível em https://www.flickr.com/photos/generatorrr/6914394846 Acesso em 22. abr. 2024.
(A) fazendo uma coreografia contemporânea
(B) mostrando a tristeza da Guerra Civil Espanhola
(C) com formas angulares e máscaras africanas
(D) fazendo pose para uma fotografia digital
QUESTÃO 3
Observe a imagem da obra “Guernica”, de Pablo Picasso e responda
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guernica_reproduction_on_tiled_wall,_Guernica,_Spain_%28PPL3-Altered%29_julesvernex2.jpg Acesso em 22, abr. 2024.
- Quais são as cores predominantes?
- Quantas figuras podem ser vistas? Quais são elas?
- Qual o sentimento a imagem causa?
- Descreva o que representa essas imagens para você.
QUESTÃO 4
- Selecione uma imagem ou foto que goste e descreva qual a narrativa que contém nela: qual o lugar, quem são os personagens/pessoas/animais, o que está acontecendo na cena, dentre outros pontos.
- Pense em como você poderá transformar essa imagem, usando apenas formas geométricas.
- Reelabore a imagem, por meio de um desenho. Utilize um suporte firme e preencha com cores vivas.
- Agora recorte essa imagem em partes como se fosse um quebra-cabeça. Lembre-se de separar um recipiente/caixa/saquinho, para guardar essas partes.
- Convide seus amigos e familiares para montarem as peças e descobrirem qual a imagem criada.
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF04AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade. |
Referências | GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. Documento Curricular para Goiás – ampliado. Goiânia: SEDUC; CONSED; UNDIME, 2020. V.2 – Ensino Fundamental – anos iniciais. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte. São Paulo: Ática, 2005. Picasso/Tony Hart e [ilustração] Susan Hellard; [tradução e adaptação do original Helena B. Gomes Klimes], 2.ed. São Paulo: Callis Ed. 2009, il.color, (Crianças famosas). |