You are currently viewing ARTE/ARTES VISUAIS: Pablo Picasso e o Cubismo

ARTE/ARTES VISUAIS: Pablo Picasso e o Cubismo

Esta proposta de atividade de Arte/Artes Visuais é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Pablo Picasso e o Cubismo

O artista

Pablo Picasso foi um artista plástico espanhol muito famoso, mas que na verdade foi batizado com um longo nome: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.

Picasso cresceu em um ambiente repleto de arte, já que seu pai era pintor e desenhista. Desde cedo, seu pai o ensinou sobre pintura, e aos 8 anos, Pablo pintou sua primeira tela. Ele escolheu retratar cenas de touradas, e essa pintura ficou conhecida como “O Toureiro”. Foi o início da jornada artística de Picasso, mostrando seu talento desde muito jovem.

O Cubismo

Picasso e seu amigo Georges Braque foram pioneiros do movimento artístico conhecido como Cubismo. Eles não pintavam as coisas exatamente como são, dividiam as imagens em partes e os colocavam no quadro, usando formas geométricas como cubos e triângulos, uma espécie de quebra-cabeça que mostra várias partes de uma coisa ao mesmo tempo.

Disponível em VENEROSO, Maria do Carmo Freitas. O diálogo imagem-palavra na arte do século XX: as colagens cubistas de Pablo Picasso e sua relação intertextual com os caligramas de Guillaume Apollinaire. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 14, n. 2, p. 147-161, 2006. Acesso em 22. abr. 2024.

Obras de Picasso que merecem destaque

“Les Demoiselles d’Avignon” (1907)

Esta pintura mostra cinco mulheres com formas suaves e redondas, ângulos e formas pontiagudas. Nos rostos há máscaras africanas como se as mulheres estivessem quebradas em pedaços.

Disponível em  https://www.flickr.com/photos/generatorrr/6914394846 Acesso em 22. abr. 2024.

“Guernica” (1937)

É um grande mural de azulejos, medindo 351cm por 782,5cm. Foi criada em resposta a um terrível bombardeio durante a Guerra Civil Espanhola. A pintura é rica em detalhes, na qual vemos pessoas e animais com formas distorcidas e cores em preto, branco e cinza, mostrando toda a tristeza e horror da guerra.

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guernica_reproduction_on_tiled_wall,_Guernica,_Spain_%28PPL3-Altered%29_julesvernex2.jpg Acesso em 22, abr. 2024.

Essas obras são apenas algumas das muitas criações de Picasso que mostram sua versatilidade e genialidade artística. Contudo, além do Cubismo, Picasso também produziu outras formas de arte, como a escultura e a cerâmica.

AGORA É A SUA VEZ!

QUESTÃO 1

Picasso e seu amigo Georges Braque não pintavam as coisas exatamente como são, dividiam as imagens em partes e os colocavam no quadro, usando formas geométricas como cubos e triângulos, uma espécie de quebra-cabeça. Eles foram pioneiros do movimento artístico conhecido como  

(A) realismo

(B) cubismo

(C) impressionismo

(D) surrealismo

QUESTÃO 2

Uma das obras de Pablo Picasso que merecem destaque é “Les Demoiselles d’Avignon”. A imagem retrata cinco mulheres

Disponível em  https://www.flickr.com/photos/generatorrr/6914394846 Acesso em 22. abr. 2024.

(A) fazendo uma coreografia contemporânea

(B) mostrando a tristeza da Guerra Civil Espanhola

(C) com formas angulares e máscaras africanas

(D) fazendo pose para uma fotografia digital

QUESTÃO 3

Observe a imagem da obra “Guernica”, de Pablo Picasso e responda

Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guernica_reproduction_on_tiled_wall,_Guernica,_Spain_%28PPL3-Altered%29_julesvernex2.jpg Acesso em 22, abr. 2024.

  1. Quais são as cores predominantes?
  2. Quantas figuras podem ser vistas? Quais são elas?
  3. Qual o sentimento a imagem causa?
  4. Descreva o que representa essas imagens para você.

QUESTÃO 4

  1. Selecione uma imagem ou foto que goste e descreva qual a narrativa que contém nela: qual o lugar, quem são os personagens/pessoas/animais, o que está acontecendo na cena, dentre outros pontos.
  2. Pense em como você poderá transformar essa imagem, usando apenas formas geométricas.
  3. Reelabore a imagem, por meio de um desenho. Utilize um suporte firme e preencha com cores vivas.
  4. Agora recorte essa imagem em partes como se fosse um quebra-cabeça. Lembre-se de separar um recipiente/caixa/saquinho, para guardar essas partes.
  5. Convide seus amigos e familiares para montarem as peças e descobrirem qual a imagem criada.
AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF04AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade.
Referências GOIÁS. Secretaria de Estado de Educação. Documento Curricular para Goiás – ampliado. Goiânia: SEDUC; CONSED; UNDIME, 2020. V.2 – Ensino Fundamental – anos iniciais.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019.
PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte. São Paulo: Ática, 2005.
Picasso/Tony Hart e [ilustração] Susan Hellard; [tradução e adaptação do original Helena B. Gomes Klimes], 2.ed. São Paulo: Callis Ed. 2009, il.color, (Crianças famosas).