Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
MODALIZAÇÃO EPISTÊMICA
A modalização epistêmica refere-se à expressão de modos ou graus de certeza, probabilidade, possibilidade ou necessidade em enunciados linguísticos. Em outras palavras, é a maneira pela qual expressamos nosso conhecimento ou crença sobre a validade de uma afirmação.
Por exemplo, expressões como “é possível que”, “provavelmente”, “certamente”, “é improvável que”, “deve ser” são usadas para indicar diferentes graus de certeza ou probabilidade em relação a uma afirmação. A modalização epistêmica é uma parte importante da linguagem natural, pois permite que as pessoas comuniquem sua avaliação sobre a validade ou confiabilidade de informações. E para melhor empregabilidade dos modalizadores epistêmicos, conheça de forma específica a sua classificação:
Os modalizadores epistêmicos asseverativos
São aqueles que enfatizam a certeza ou a afirmação. Eles são usados para transmitir uma forte convicção ou certeza sobre a verdade da proposição. Esses modalizadores indicam que o falante está confiante na validade da afirmação e que não há dúvidas substanciais sobre ela. Alguns exemplos de modalizadores epistêmicos asseverativos:
Certamente: Indica uma convicção firme na verdade da afirmação.
Exemplo: “Certamente ele virá à reunião.”
Sem dúvida: Reforça a ausência de incerteza ou questionamento sobre a afirmação.
Exemplo: “Sem dúvida, esse é o melhor caminho a seguir.”
Indubitavelmente: Enfatiza a total ausência de dúvidas ou questionamentos.
Exemplo: “Indubitavelmente, ela é a melhor candidata para o cargo.”
Os modalizadores epistêmicos quase asseverativos
São aqueles que indicam uma probabilidade ou convicção, mas sem afirmar com total certeza. Eles são utilizados quando o falante deseja expressar confiança na verdade da proposição, porém reconhecendo uma pequena margem de incerteza ou a possibilidade de exceções. Esses modalizadores ajudam a transmitir uma sensação de convicção forte, mas com uma pequena concessão à possibilidade de erro ou exceção. Alguns exemplos de modalizadores epistêmicos quase asseverativos:
Quase certo de que: Indica uma alta probabilidade, mas com uma pequena margem para a possibilidade de estar errado.
Exemplo: “Estou quase certo de que a reunião será adiada.”
Parece que: Expressa uma forte impressão ou indicação de que algo é verdadeiro,
mas com alguma cautela sobre a certeza.
Exemplo: “Parece que ele está gostando do novo emprego.”
Provavelmente: Sugere uma alta probabilidade, mas não uma certeza.
Exemplo: “Provavelmente irei ao evento na próxima semana.”
Os modalizadores epistêmicos delimitadores
São aqueles que indicam uma certa limitação na validade ou na aplicação de uma afirmação. Eles são usados para expressar uma certa reserva, restrição ou contingência em relação à verdade ou à aplicabilidade de uma proposição. Esses modalizadores ajudam a indicar que a afirmação pode não ser universalmente verdadeira ou aplicável em todas as situações, mas pode ser válida sob certas condições específicas. Alguns exemplos de modalizadores epistêmicos delimitadores:
“Um tipo de”: Essa expressão é usada para indicar que o objeto em questão é uma variante ou uma instância específica de uma categoria mais ampla, mas também possui características distintas que o diferenciam dos outros tipos.
Exemplo: “Ele usa um tipo de tecnologia avançada para monitorar o clima.”
“Uma espécie de”: Similar a “um tipo de”, essa expressão também introduz uma categoria mais ampla à qual o objeto pertence, mas enfatiza a singularidade ou peculiaridade do objeto em questão, em especial na área científica.
Exemplo: “Essa nova descoberta científica é uma espécie de revolução na medicina.”
A modalização epistêmica, embora seja um conceito linguístico aparentemente técnico, há estudos que mostraram o uso estratégico de modalizadores epistêmicos podem afetar a persuasão em textos argumentativos, por isso é válido ressaltar que estratégias de leitura e conhecimento vocabular podem facilitar o emprego e a compreensão dos modalizadores epistêmicos.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Tomando como princípio, a classificação dos modalizadores epistêmicos, responda a seguinte indagação. Como os modalizadores epistêmicos contribuem para a clareza na comunicação?
QUESTÃO 2
Quais são algumas expressões comuns de modalização epistêmica usadas para indicar probabilidade?
QUESTÃO 3
É um exemplo de modalizador epistêmico asseverativo a seguinte expressão
(A) talvez.
(B) provavelmente.
(C) certamente.
(D) pode ser que.
QUESTÃO 4
Trata-se de um exemplo de modalizador epistêmico quase asseverativo a seguinte expressão:
(A) indubitavelmente.
(B) parece que.
(C) deve ser.
(D) certamente.
QUESTÃO 5
Os modalizadores epistêmicos delimitadores geralmente indicam
(A) certezas fortes na validade de uma afirmação.
(B) alta probabilidade na validade de uma afirmação.
(C) uma certa limitação na validade de uma afirmação
(D) necessidades na validade de uma afirmação.
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0528) Identificar e compreender em diferentes gêneros textuais/discursivos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de estratégias de modalização |
Referências: | ALMEIDA, João de. A categoria modalidade. Ponta Grossa: Uniletras, 1988. MATEUS, Maria Helena Mira; BRITO, Ana Maria; DUARTE, Inês Silva; FARIA, Isabel Hub. Gramática da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 1983. NEVES, M. H. M. Funcionalismo e descrição do português. Veredas: Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, 1998. |