You are currently viewing Educação física – Danças populares do Brasil

Educação física – Danças populares do Brasil

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Danças populares do Brasil

As danças populares do Brasil são reflexos da diversidade cultural e da energia do povo brasileiro e foi influenciada diretamente pelos indígenas, africanos e portugueses. De norte a sul do país, encontramos uma variedade de estilos que contam histórias, celebram tradições e expressam a identidade de diferentes regiões e comunidades. Aqui estão algumas das danças populares mais conhecidas do Brasil:

O Frevo, originário de Pernambuco, região Nordeste, é uma dança frenética e cheia de energia, caracterizada por movimentos ágeis e acrobáticos, originalmente criada para defesa dos negros escravizados que estavam livres no embate com militares. Acompanhado pela música de mesmo nome, o frevo é uma manifestação cultural que mistura elementos de dança, música e folclore, e é especialmente popular durante o Carnaval de Recife e Olinda.

O Carimbó, típico do Pará, região Norte, é uma dança que remonta ao século XVII, originada das tradições indígenas e marcada por movimentos giratórios, realizada em pares. O nome é em homenagem ao instrumento musical indígena curimbó, tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas.

A Catira é uma dança popular do interior do Brasil, presente em festas tradicionais principalmente em estados da região Centro-Oeste, como Goiás e Mato Grosso. Caracterizada por passos marcados, sincronizados e batidas do pé no chão, com principal influência os boiadeiros e peões, a catira é acompanhada por música de viola caipira e violão.

A Chula, vinda de Portugal e praticada na região Sul do Brasil, envolve desafios de sapateado entre dançarinos, com música de gaita (sanfona) e movimentos pulando uma vara de madeira. Originalmente utilizada em bailes como forma de disputa por uma mesma parceira.

Por fim, o Samba, originário do Rio de Janeiro, região Sudeste, é uma das danças mais conhecidas e apreciadas internacionalmente, com raízes na cultura afro-brasileira, marcado por movimentos dos quadris e ritmo pulsante. O Carnaval carioca é seu palco principal, onde escolas de samba competem em desfiles elaborados.

Essas são apenas algumas das muitas danças populares que fazem parte da rica cultura do Brasil. Cada uma delas carrega consigo histórias, tradições e significados que refletem a diversidade e a beleza do país.

Atividade

QUESTÃO 1

No mapa, indique o nome das danças populares referentes a cada região do país.

CARIMBÓSAMBACATIRACHULARFREVO

Qual foi a dança que você mais gostou? Escreva sobre suas características.

QUESTÃO 2

Pesquise outras danças populares do Brasil e escolha uma para falar da sua origem?

QUESTÃO 3

O Frevo é especialmente popular durante o Carnaval de Recife e

(A) originou-se na região Sul do Brasil.

(B) foi criado como uma dança lenta e suave.

(C) é acompanhado pela música de mesmo nome, sendo muito popular durante o Carnaval de São Paulo.

(D) originou-se como uma forma de defesa para os povos escravizados livres na região Nordeste.

QUESTÃO 4

As principais características da Catira, uma dança popular do interior do Brasil, são

(A) movimentos giratórios realizados em pares.

(B) batidas dos pés e das mãos sincronizadas com o ritmo da música.

(C) movimentos dos quadris e ritmo lento.

(D) desafios de sapateado entre dançarinos, com música de gaita (sanfona).

Autoria:Livia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF04EF17) Vivenciar e analisar danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
(EF35EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana.
Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. DC-GO – Documento Curricular para Goiás Ampliado.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional <http://portal.iphan.gov.br/> acesso em 22/04/2024.