ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OLÁ CRIANÇA! AS RIMAS SÃO UM ASPECTO DIVERTIDO DA LINGUAGEM QUE ENVOLVE PALAVRAS QUE TÊM SONS SEMELHANTES NO FINAL.
QUANDO DUAS OU MAIS PALAVRAS TERMINAM COM OS MESMOS SONS, ELAS FORMAM UMA RIMA. AS RIMAS SÃO FREQUENTEMENTE USADAS NA POESIA, NA MÚSICA E EM HISTÓRIAS INFANTIS PARA CRIAR UM RITMO AGRADÁVEL E MEMORÁVEL.
A RIMA OCORRE QUANDO AS PALAVRAS TÊM SONS FINAIS IDÊNTICOS, TANTO EM VOGAIS QUANTO EM CONSOANTES.
VAMOS JOGAR? VAMOS BRINCAR COM AS PALAVRAS!
AGORA VAMOS OUVIR A HISTÓRIA RIMADA?
SUGESTÃO DA HISTÓRIA
UM MACACO AMBICIOSO NADA QUERIA GUARDAR. QUANDO GANHAVA UMA COISA POR OUTRA IA TROCAR. MUITA COISA CONSEGUIU MAS COM NADA ELE FICAVA POIS IA LOGO ADIANTE E A COISA ELE TROCAVA!
FIUZA, Elza, O macaquinho travesso. Coleção Clássicos Infantis. São Paulo: Editora Moderna, 1996.
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
VAMOS PINTAR AS RIMAS DAS PALAVRAS ABAIXO:
QUESTÃO 2
QUE TAL ACHAR AS PALAVRAS DA TAREFA ANTERIOR NO CAÇA-PALAVRAS ABAIXO, FAÇA CADA PALAVRA DE UMA COR DIFERENTE:
- PICOLÉ
- CAFÉ
- GIRASSOL
- SOL
- COLA
- BOLA
X | W | Z | Y | C | Z | X | W |
Z | Z | X | B | O | Y | K | H |
P | I | C | O | L | É | Y | K |
W | Z | A | L | A | X | W | Z |
Z | X | F | A | K | W | Z | Q |
X | W | É | S | O | L | X | W |
G | I | R | A | S | S | O | L |
Z | W | Ç | K | H | K | X | W |
QUESTÃO 3
QUAL PALAVRA ESTÁ FALTANDO NA PARLENDA ABAIXO?
REI
CAPITÃO
SOLDADO
LADRÃO!
MOÇA BONITA,
DO MEU _________________!
(A) REI
(B) SOLDADO
(C) MOÇA
(D) CORAÇÃO
QUESTÃO 4
MARQUE A PALAVRA QUE RIMA COM:
(A) PIPA
(B) BOLA
(C) CORAÇÃO
(D) BONÉ
QUESTÃO 5
QUE TAL ESCREVER PALAVRAS QUE RIMAM COM:
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
QUESTÃO 6
O QUE VOCÊ ACHOU DE BRINCAR COM AS RIMAS?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: | LÍNGUA PORTUGUESA |
HABILIDADES: | (EF01LP19-D) REFLETIR SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA, OBSERVANDO AS RIMAS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGEM DO SITE: CANVA.COM FIUZA, Elza, O macaquinho travesso. Coleção Clássicos Infantis. São Paulo: Editora Moderna, 1996. |