O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
O Relevo brasileiro e suas formas.
Você sabia?
Você sabia que o processo de erosão é uma força natural que desempenha um papel fundamental na modelagem da superfície terrestre ao longo do tempo geológico?
Consiste na remoção e transporte de materiais sólidos, como solo, rochas e sedimentos, de um local para outro através de agentes como água, vento, gelo e gravidade. Esse processo é contínuo e pode ocorrer de forma lenta e gradual ou de maneira mais rápida e abrupta, dependendo das condições ambientais e geológicas.
Embora a erosão seja um processo natural e inevitável, a atividade humana pode acelerar significativamente esse processo. O desmatamento, a agricultura inadequada, a urbanização descontrolada e a construção de estradas e represas podem aumentar a exposição do solo aos agentes erosivos, resultando em degradação ambiental, perda de fertilidade do solo, assoreamento de rios e destruição de habitats naturais.
O processo de erosão é uma força poderosa e dinâmica que molda continuamente a superfície terrestre, influenciando a paisagem, o clima e os ecossistemas em todo o mundo. É essencial compreender e gerenciar esse processo de forma sustentável para proteger os recursos naturais e minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente e as comunidades humanas.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Na atividade de hoje, vamos inicialmente fazer uma pesquisa sobre os tipos de erosão.
Passo 1- Após fazer a pesquisa, divida os estudantes em grupos e cada grupo será responsável por fazer uma maquete e uma explicação sobre um tipo de erosão.
Passo 2 – Os estudantes apresentarão as suas maquetes e o tipo de erosão para os outros colegas.
Passo 3 – Após a apresentação de todos, o professor abrirá um diálogo sobre quais dos tipos de erosões apresentados são mais frequentes no Brasil e quais são os fatores mais frequentes que favorecem a ocorrência dessas erosões no país.
Passo 4 – Ao finalizar o diálogo, cada estudante escreverá um texto no caderno sobre como as ações humanas influenciam na ocorrência de processos erosivos.
Habilidades: | Componente: Geografia (EF04GE11-A) Identificar as características das paisagens naturais, como relevo, cobertura vegetal, rios e das paisagens antrópicas nos municípios goianos. (EF06GE05-A) Identificar os fenômenos naturais globais e relacionar as interdependências do clima, solo, relevo, hidrografia e formações vegetais, dando ênfase ao Cerrado. (EF06GE10-A) Relacionar e problematizar os impactos ambientais das diferentes formas de uso do solo, rotação de terras, terraceamento, aterros, bem como dos recursos hídricos, em espaços e tempos diferentes. Componente: Língua Portuguesa (EF67LP36) Utilizar, ao produzir texto do campo das Práticas de Estudo e Pesquisa, recursos de coesão referencial (léxica e pronominal) e sequencial e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual. (EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros (editorial, notícia, entre outros), considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação – ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero. (EF07LP10) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais, concordância nominal e verbal, pontuação etc. Componente: Arte (GO-EF06AR04-B) Reconhecer e explorar suportes, ferramentas, materiais, técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição da produção artística, valorizando o processo de criação e refletindo sobre as representações imagéticas, bem como suas simbologias. |