Todo mundo tem um sonho: fazer um passeio nas férias, comprar um brinquedo novo…
Mas, para realizar esses sonhos, é preciso poupar dinheiro. E você já aprendeu isso!! Fez até cofrinhos, não é?
Observe o vídeo a seguir e veja uma estratégia para realizar alguns sonhos:
Você gostou do vídeo? Viu a importância de guardar um dinheiro para comprar algo que você realmente precisa?
Agora responde aí: Qual é o seu sonho?
Escreva no seu caderno o nome daquilo que você sonha comprar. Peça a ajuda para escrever.
Depois faça um desenho bem bonito de você realizando o seu sonho.
Para realizar sonhos, é preciso organizar o dinheiro e definir as prioridades.
Você já tem seus cofrinhos, já guardou moedas nele?
Veja abaixo as moedas que existem no Brasil.
Você sabia que existem dois tipos de moedas?
Algumas já não são encontradas.
Preste atenção, identifique cada moeda que você tenha.
Foto: Reprodução/Banco Central do Brasil)
As primeiras moedas a serem produzidas não possuíam cores diferentes.
Anos depois, começaram a produzir moedas coloridas.
Você se lembra de qual é o nome do lugar onde são fabricadas essas moedas?
Veja a imagem abaixo e encontre o nome do lugar que produz as moedas no Brasil.
Fonte: http://www.moedasdobrasil.com.br/moedas/cmb.asp
No vídeo a seguir, você aprenderá a contar as moedas do seu cofre, assim saberá o valor em dinheiro que foi guardado em seus cofres.
Você aprendeu no vídeo que 100 centavos equivalem a 1 real. Vamos relembrar os números de 0 a 100?
Agora, desenhe no seu caderno quantas moedinhas que você precisará para conseguir juntar R$1,00.:
- Se você tem apenas moedas de 10 centavos;
- Se você tem apenas moedas de 25 centavos;
- Se você tem apenas moedas de 50 centavos;
Até a próxima.
SABER MAIS: Outros tipos de moedas:
https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/moedascomemorativas
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – A (1º Ano) – Educação Financeira e Empreendedorismo
OBJETO DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA: Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas (resolução de problemas envolvendo moedas e cédulas); Contagem. PORTUGUÊS: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos: Gêneros e função social dos textos. | MATEMÁTICA (EF01MA19-A) Reconhecer moedas e cédulas, nomeá-las e identificar como fazer trocas de moedas por outras; (EF01MA19-B) Identificar quantas moedas ou cédulas de menor valor são necessárias para trocar por outra de valor maior. PORTUGUÊS: (EF12LP04-A/B/C/D) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, bilhetes, calendários, avisos, convites, receitas, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade. |