Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em https://www.canva.com/design/DAGCga4Vn8o/AtH7WkzVFTwQ6mVZ6aBxNw/view?utm_content=DAGCga4Vn8o&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor Acesso em 15, abr. 2024.
Zines
Os Zines são uma forma de expressão cultural e artística que se originou nas décadas de 1920 e 1930. O termo é uma abreviação de “magazines” ou “fanzines” e suas publicações são alternativas, independentes, muitas vezes artesanais e geralmente de pequena escala e baixo custo.
Esses pequenos periódicos podem abordar uma ampla gama de temas, seja ele político, artístico, literário, musical e até mesmo a cultura pop e poesia. Dentro de um zine, pode-se encontrar uma variedade de conteúdos, incluindo escrita criativa, arte, entrevistas, quadrinhos, D.I.Y., também chamado de “Do It Yourself” ou, em português, “faça você mesmo”, opiniões e notícias locais.
O processo de criação de um zine é bastante democrático e acessível, o que contribui para sua diversidade e vitalidade. Aqui estão alguns passos comuns no processo de criação de um zine, que incluem:
Ideação: Tudo começa com uma ideia. Pode ser algo que o autor está apaixonado ou algo que deseja compartilhar com o mundo. Essa ideia pode ser tão ampla quanto uma reflexão sobre a sociedade contemporânea ou tão específica quanto uma coleção de receitas de bolo.
Conteúdo: Uma vez que a ideia está clara, é hora de reunir o conteúdo. Isso pode incluir textos, ilustrações, fotografias, colagens, poemas, entrevistas e qualquer outro tipo de material que ajude a transmitir a mensagem ou contar a história pretendida.
Layout e design: O próximo passo é decidir como o conteúdo será organizado nas páginas do zine. Isso envolve escolher fontes, estilos de arte, esquemas de cores e decidir sobre o formato físico do zine (tamanho do papel, dobra, etc.). O layout pode ser tão criativo e experimental quanto o autor desejar.
Produção: Com o layout pronto, chega a hora de produzir o zine. Isso pode ser feito de várias maneiras, desde a simples impressão em uma impressora doméstica até técnicas mais elaboradas, como serigrafia ou xerografia. Muitos zineiros preferem métodos D.I.Y. (faça você mesmo) e optam por cortar, dobrar e montar cada cópia à mão.
Distribuição: Uma vez que o zine está pronto, é hora de compartilhá-lo com o mundo. Isso pode envolver a venda em feiras de zines, lojas independentes, ou simplesmente distribuí-los gratuitamente em eventos culturais, shows de música ou através de correio para amigos e colaboradores.
O processo de criação de um zine é altamente pessoal e pode variar significativamente de um zineiro para outro. O importante é que os zines oferecem uma plataforma acessível e descentralizada para que as vozes criativas possam ser ouvidas e compartilhadas, muitas vezes fora dos circuitos tradicionais de publicação.
Eles celebram a individualidade, a expressão livre e a comunidade, proporcionando uma alternativa autêntica à mídia comercial.
QUESTÃO 1
O termo Zines é uma abreviação de “magazines” ou “fanzines” e suas publicações, muitas vezes artesanais e de pequena escala e baixo custo são caracterizadas como
(A) comerciais e massivas.
(B) alternativas e independentes.
(C) governamentais e institucionais.
(D) digitais e virtuais.
QUESTÃO 2
Os Zines são pequenos periódicos que podem abordar uma ampla gama de temas, sejam eles
(A) apenas com temas políticos e poéticos.
(B) somente com temas artísticos e culturais.
(C) uma variedade de temas, incluindo cultura pop e poesia.
(D) temas exclusivamente literários e populares.
QUESTÃO 3
Como é o processo de distribuição de zines?
QUESTÃO 4
Qual é o objetivo principal dos zines?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF09AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, bidimensionais e tridimensionais, tais como: desenhos, pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, tecelagens. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas e o seu repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto, fazendo uso consciente e responsável dos recursos naturais. |
Referências | ANDRAUS, Gazy; SANTOS NETO, Elydio dos. Dos Zines aos BiograficZines: compartilhar narrativas de vida e formação com imagens, criatividade e autoria. In MUNIZ, Cellina (org.). FANZINES – Autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza/CE: Editora UFC, 2010. MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. São Paulo, Brasiliense, 1993. PINTO, Renato Donizete. O Fanzine na Educação: algumas experiências em sala de aula. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2013. |