Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
O esporte é uma prática corporal competitiva que envolve habilidades motoras específicas e geralmente segue regras ou padrões estabelecidos. Ele pode ser praticado individualmente ou em equipe e tem uma variedade de propósitos, incluindo entretenimento, saúde, socialização, competição e desenvolvimento pessoal. Independentemente da forma que assuma, o esporte desempenha um papel importante na cultura humana, proporcionando oportunidades de exercício, superação de desafios e construção de comunidades.
Os esportes podem ser classificados como:
ESPORTE DE MARCA
Esportes classificados como esportes de marca são aqueles esportes nos quais os resultados são medidos em unidades como segundos, metros ou quilogramas. Exemplos: Atletismo, Levantamento de peso, Ciclismo e Remo.
ESPORTE DE INVASÃO OU TERRITORIAL
Esportes classificados como esportes de invasão ou territorial são aqueles esportes nos quais destacam-se por envolver a capacidade das equipes de avançar com sucesso com uma bola ou outro objeto em direção a uma meta ou área do campo defendida pelos adversários, enquanto simultaneamente protegem sua própria meta ou área do campo. Exemplos: futsal, futebol de campo, futebol de praia, futebol americano, rúgbi, basquetebol, handebol, hóquei sobre grama, hóquei sobre gelo, polo aquático, etc.
ESPORTE DE REDE DIVISÓRIA OU QUADRA DIVIDIDA
Esportes classificados como esportes de rede divisória ou quadra dividida são aqueles esportes nos quais se distinguem por envolver o arremesso, lançamento ou rebatida da bola em direção a áreas da quadra adversária, onde o oponente não consegue devolvê-la da mesma forma ou é induzido a cometer um erro enquanto o objeto está em movimento. Exemplos: voleibol de quadra, voleibol de praia, futevôlei, tênis beach, badminton, peteca, padel, ténis de mesa e tênis de campo, etc.
ESPORTE DE PRECISÃO
Esportes classificados como esportes de precisão são aqueles esportes nos quais envolve o arremesso ou lançamento de um objeto em direção a um alvo específico, seja ele estático ou em movimento. A competição é baseada no número de tentativas feitas, na pontuação obtida em cada tentativa em comparação com a do adversário, ou na proximidade do objeto arremessado em relação ao alvo, mais próximo ou mais distante do que o adversário conseguiu alcançar. Exemplos: bocha, boliche, críquete, curling, golfe, sinuca, tiro com arco, tiro esportivo, etc.
ESPORTE DE PAREDE
Esportes classificados como esportes de parede são aqueles esportes nos quais envolve o uso de uma raquete e uma bola que consiste em rebatê-la contra as paredes da quadra de squash, tentando manter o jogo em movimento e dificultar a devolução do adversário. Exemplo: Squash.
ESPORTE DE CAMPO E TACO
Esportes classificados como esportes de campo e taco são aqueles esportes nos quais destaca-se por rebater a bola com uso de um taco e uma bola arremessada pelo adversário o mais longe possível, visando percorrer as bases várias vezes ou alcançar a maior distância entre elas, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, com o objetivo de marcar pontos. Exemplos: Softball, Beisebol, Croquet, etc.
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ESPORTES
Independentemente de qual categoria de esporte, a prática regular oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde e o bem-estar.
Além de promover o condicionamento físico e a resistência, os esportes ajudam a fortalecer o coração e os vasos sanguíneos, reduzindo o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
Além disso, os esportes promovem o desenvolvimento da força muscular, flexibilidade e coordenação motora, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Ao participar de atividades esportivas, as pessoas também têm a oportunidade de socializar, construir relacionamentos e aprender habilidades importantes, como trabalho em equipe, liderança e resiliência.
Questão 01
Modalidade esportiva que se enquadra na categoria de esportes de marca, em que os resultados são medidos em unidades como segundos, metros ou quilogramas
(A) golfe.
(B) croquet.
(C) badminton.
(D) atletismo.
Questão 02
Esporte de parede que demanda o uso de uma raquete e uma bola, onde o objetivo é rebater a bola contra as paredes da quadra de squash, mantendo o jogo em movimento e dificultando a devolução do adversário
(A) basquetebol.
(B) beisebol.
(C) squash.
(D) ciclismo.
Questão 03
Responda:
a) Como a prática regular de esportes pode contribuir para a melhoria da saúde física e mental de um indivíduo?
b) Como os esportes podem desempenhar um papel importante na promoção da inclusão e da diversidade na sociedade?
Questão 04
Exemplifique uma ou mais modalidades esportivas alusivas ao tipos de Esportes.
a) ESPORTE DE MARCA:______________________________________________________________
b) ESPORTE DE INVASÃO:_____________________________________________________________
c) ESPORTE DE REDE:__________________________________________________________________
d) ESPORTE DE PRECISÃO:_____________________________________________________________
e) ESPORTE DE PAREDE:_______________________________________________________________
f) ESPORTE DE CAMPO E TACO:________________________________________________________
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física. |
Habilidades | (GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico – culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017 . Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. Seabra, Carlos – O livro dos jogos das crianças indígenas e africanas / Carlos Seabra; ilustração de Willian Yukio. 1. ed. Itapira, SP: editora Estrela Cultural, 2019. |