You are currently viewing HISTÓRIA – LINHA DO TEMPO: MINHA HISTÓRIA

HISTÓRIA – LINHA DO TEMPO: MINHA HISTÓRIA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


OLÁ, CRIANÇA! HOJE VAMOS FALAR SOBRE ALGO MUITO ESPECIAL: NOSSAS LEMBRANÇAS. VOCÊS JÁ PARARAM PARA PENSAR COMO NÓS CRESCEMOS E MUDAMOS AO LONGO DO TEMPO? 

ÀS VEZES, É DIFÍCIL PERCEBER ESSAS MUDANÇAS PORQUE ELAS ACONTECEM BEM DEVAGARINHO, MAS NOSSAS LEMBRANÇAS PODEM NOS AJUDAR A LEMBRAR! 

VOCÊS SABIAM QUE CADA UM DE NÓS TEM LEMBRANÇAS GUARD

ADAS DENTRO DA NOSSA CABEÇA? ALGUMAS SÃO ENGRAÇADAS, OUTRAS SÃO CARINHOSAS E ALGUMAS ATÉ PODEM NOS FAZER CHORAR UM POUQUINHO. 

MAS TODAS ELAS SÃO IMPORTANTES PORQUE NOS AJUDAM A LEMBRAR DAS COISAS QUE FIZEMOS, DAS COISAS QUE APRENDEMOS E DAS PESSOAS QUE AMAMOS.


SUGESTÃO DE LEITURA

QUEM TEM FILHOS JÁ VIVEU ESSA EXPERIÊNCIA: “VAI DEMORAR PRA CHEGAR?”, “FALTA MUITO AINDA?”, “JÁ ESTÁ NA HORA DE IR PARA A FESTA?”. DESTINADA AOS PEQUENOS FUTUROS LEITORES, A TRAMA DO NOVO LIVRO DE ILAN BRENMAN GIRA EM TORNO DA ROTINA DE UMA MENINA QUE NÃO AGUENTA MAIS ESPERAR AS COISAS ACONTECEREM. COM MUITO BOM HUMOR, O AUTOR ABORDA ESSA ANSIEDADE CARACTERÍSTICA DAS CRIANÇAS MAIS NOVINHAS, QUE AINDA NÃO SABEM LIDAR COM A NOÇÃO DO TEMPO. A HISTÓRIA É ILUSTRADA POR FERNANDO VILELA COM IMAGENS COLORIDAS E EXPRESSIVAS, DESENHADAS EM LÁPIS PRETO BEM GROSSO E FUNDOS FEITOS COM XILOGRAVURAS

VAMOS FAZER AS ATIVIDADES

QUESTÃO 1

HOJE VAMOS FAZER NOSSA LINHA DO TEMPO. VOCÊ PODE DESENHAR OU USAR FOTOS OU GRAVURAS PARA REPRESENTAR O SEU CRESCIMENTO.

MAMÃE TE ESPERANDO













SEU NASCIMENTO















PRIMEIRO ANIVERSÁRIO















SEGUNDO ANIVERSÁRIO















TERCEIRO ANIVERSÁRIO















QUARTO ANIVERSÁRIO















QUINTO ANIVERSÁRIO















SEXTO ANIVERSÁRIO















UM ACONTECIMENTO MARCANTE NESSE PERÍODO
















QUESTÃO 2

PERGUNTE AOS SEUS FAMILIARES SE ACONTECEU ALGUM FATO ENGRAÇADO EM SUA VIDA E CONTE PARA NÓS.


QUESTÃO 3

O DIA DO NOSSO NASCIMENTO É COMEMORADO COMO:

(A) CINEMA

(B) ANIVERSÁRIO

(C) ESCOLA

(D) PASSEIO


QUESTÃO 4

QUANDO VAMOS PARA A ESCOLA TEMOS OPORTUNIDADE DE:

(A) FAZER COMPRAS

(B) PASSEAR

(C) FAZER NOVOS AMIGOS

(D) FAZER CONSULTA MÉDICA


QUESTÃO 5

QUANTOS ANOS TEMOS QUANDO COMEMORAMOS O 6º ANIVERSÁRIO?

(A) 2

(B) 4

(C) 7

(D) 6


COMPONENTE CURRICULAR:HISTÓRIA
HABILIDADE(EF01HI01) IDENTIFICAR ASPECTOS DO SEU CRESCIMENTO POR MEIO DO REGISTRO DAS LEMBRANÇAS PARTICULARES OU DE LEMBRANÇAS DOS MEMBROS DE SUA FAMÍLIA E/OU DE SUA COMUNIDADE.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA.
COMBRENMAN,  Ilan,; VILELA, Fernando. A festa de aniversário. DCL, 2007.