A Antártica é considerada uma das maiores riquezas do mundo, além de indicador das mudanças climáticas. Para compreender a sua importância e os riscos que ela e todo o Planeta correm devido às mudanças climáticas, assista ao vídeo ‘’Degelo na Antártida está mais rápido do que se imaginava’’:
Veja mais um vídeo, para ampliar seus conhecimentos:
Após uma breve reflexão sobre as informações trazidas nos vídeos que você acabou de assistir, responda em seu caderno as questões:
- Quais alterações a Antártica vem sofrendo ao longo dos anos?
- O que provocou essas alterações?
- De que forma essas alterações podem afetar todo o Planeta?
- Há como reverter a atual realidade desse continente, como?
- Aponte sugestões que possam ser aplicadas com essa finalidade.
- Qual a sua opinião sobre esse assunto?
Para ampliar ainda mais os seus conhecimentos sobre o maior e o mais ‘’misterioso’’ continente da Terra, assista ao vídeo seguinte com sua família e discutam sobre as questões abordadas:
Agora que você adquiriu novos conhecimentos sobre as riquezas e a importância que a Antártica tem, produza, em seu caderno, um texto explicando o ‘’Tratado da Antártica’’. Não se esqueça de dar um título à sua produção, que deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
PARA SABER MAIS
Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – H e I – Educação Ambiental e Saúde.
HABILIDADES: | (EF08GE21-A) Compreender a importância da Antártica no cenário mundial e para a América do Sul, enquanto destinada à pesquisa e como reservatório de água doce.(EF08GE21-B) Conhecer e compreender o Tratado da Antártica.(EF08GE21-C) Caracterizar as regiões polares e identificar os impactos ambientais provocados nestas regiões devido à ação humana.(EF08CI14-C) Identificar a influência das ações antrópicas nas alterações climáticas.(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para estabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana. (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.(EF67LP05-A) Analisar e se posicionar em relação aos textos argumentativos que se lê/ouve.(EF67LP20-A) Investigar um tema proposto, elaborando questões e hipóteses que orientarão na busca e seleção de informações que podem solucionar um problema proposto etc. |