Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
HISTÓRIA DE HOJE E DO PASSADO
OLÁ ESTUDANTE!
VEJA ESTAS IMAGENS:
QUAL A DIFERENÇA E SEMELHANÇA DOS OBJETOS APRESENTADOS?
VOCÊ SABIA QUE MUITOS DOS OBJETOS QUE USAMOS TODOS OS DIAS PASSARAM POR VÁRIAS MUDANÇAS AO LONGO DOS ANOS?
OS OBJETOS QUE UTILIZAMOS DIARIAMENTE, COMO TELEFONES, CARROS, COMPUTADORES, ROUPAS E UTENSÍLIOS DE COZINHA, PASSARAM POR GRANDES MUDANÇAS AO LONGO DOS ANOS.
POR EXEMPLO, OS TELEFONES COSTUMAVAM SER GRANDES E PESADOS, COM DISCOS ROTATIVOS PARA FAZER CHAMADAS.
HOJE EM DIA, TEMOS TELEFONES CELULARES PEQUENOS E LEVES QUE OFERECEM MUITAS OUTRAS FUNCIONALIDADES ALÉM DE FAZER CHAMADAS.
ESSAS MUDANÇAS SÃO RESULTADO DO CONSTANTE DESEJO DAS PESSOAS DE INOVAR E MELHORAR, BUSCANDO FORMAS DE TORNAR A VIDA MAIS FÁCIL, SEGURA E CONFORTÁVEL.
À MEDIDA QUE A TECNOLOGIA AVANÇA E AS NECESSIDADES DAS PESSOAS MUDAM, OS OBJETOS QUE USAMOS TAMBÉM SE ADAPTAM A ESSAS NOVAS REALIDADES.
AO OBSERVARMOS OBJETOS ANTIGOS COMPREENDEMOS QUE HOUVE UM MOMENTO EM QUE ESTE OBJETO FOI ÚTIL. A HISTÓRIA NOS AJUDA A ENTENDER COMO AS COISAS MUDARAM AO LONGO DO TEMPO.
Atividades
QUESTÃO 1
Observe os objetos seguintes:
A) QUAIS OBJETOS SÃO CONSIDERADOS DO PASSADO?
B) QUAIS OBJETOS SÃO MAIS ATUAIS?
QUESTÃO 2
OS OBJETOS MUDAM AO LONGO DO TEMPO COM O OBJETIVO DE
(A) TORNÁ-LOS MAIS DIFÍCEIS DE USAR.
(B) TORNÁ-LOS MAIS CAROS.
(C) TORNAR A VIDA MAIS FÁCIL, SEGURA E CONFORTÁVEL.
(D) TORNAR A VIDA MAIS TRADICIONAL, VINTAGE.
QUESTÃO 3
O PAPEL DA TECNOLOGIA NAS MUDANÇAS DOS OBJETOS É
(A) MANTER OS OBJETOS EXATAMENTE COMO ERAM NO PASSADO.
(B) ADAPTAR OS OBJETOS ÀS NOVAS REALIDADES E NECESSIDADES DAS PESSOAS.
(C) IMPEDIR QUALQUER INOVAÇÃO NOS OBJETOS.
(D) LIMITAR O ACESSO DAS PESSOAS AOS OBJETOS MODERNOS.
QUESTÃO 4
VOCÊ GUARDA ALGUM OBJETO ANTIGO? CONVERSE COM SUA FAMÍLIA SOBRE OBJETOS DO PASSADO. ESSES OBJETOS PODEM SER DESDE ITENS DO DIA A DIA ATÉ LEMBRANÇAS DE EVENTOS IMPORTANTES. EM SEGUIDA, REGISTRE ABAIXO O NOME DESSES OBJETOS E UMA BREVE DESCRIÇÃO DE POR QUE ELES SÃO SIGNIFICATIVOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (GO-EF02HI01-A) Compreender o significado, a ancestralidade do seu nome e sobrenome como construção de sua própria identidade e da identidade dos outros, comparando as semelhanças e diferenças entre ambas. (GO-EF02HI01-B) Compreender a relação entre identidades, por meio de nome, apelido e nome social, discutindo semelhanças e diferenças na relação a si e ao outro, em diferentes culturas. (GO-EF02HI01-C) Refletir que a construção de identidade é um processo histórico e que a aparênciapessoal muda de época para época e de sociedade para sociedade. (GO-EF02HI02-A) Identificar documentos históricos de diferentes épocas, observando como as pessoas no passado olhavam e expressavam de diferentes formas e concepções a sua história e a do lugar em que viviam. (GO-EF02HI03-A) Recolher informações sobre o passado mais próximo a partir de fontes variadas como:escritas, iconográficas, imagens, orais, objetos materiais, na perspectiva de compreender a importância da memória para a constituição da sua identidade e de sua comunidade. (GO-EF02HI04-A) Diferenciar informações de opiniões adquirindo experiência na leitura, compreensão da função das fontes orais e dos documentos escritos como: relatos e depoimentos orais, documentos pessoais e iconográficos. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |