ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OLÁ CRIANÇA! HOJE VAMOS EXPLORAR AS LETRAS E APRENDER COMO ELAS NOS AJUDAM A FORMAR PALAVRAS.
VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR DAS VOGAIS E DAS CONSOANTES? AS LETRAS TAMBÉM PODEM SER ESCRITAS DE FORMAS DIFERENTES.
ALGUMAS VEZES, VEMOS ELAS ESCRITAS À MÃO, COMO QUANDO ESCREVEMOS EM UM PAPEL.
OUTRAS VEZES,
ELAS APARECEM NOS LIVROS OU NO QUADRO DE FORMA IMPRESSA.
VAMOS JOGAR?
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES
QUESTÃO 1
VAMOS PINTAR APENAS AS VOGAIS?
V | A | X | S | B |
T | Y | N | O | N |
X | R | E | T | P |
I | Q | C | G | U |
QUESTÃO 2
QUE LEGAL! ABAIXO ENCONTRAMOS ALGUNS NOMES DE ANIMAIS. VAMOS CONTORNAR TODAS AS CONSOANTES QUE APARECEM E, DEPOIS, VAMOS PINTÁ-LAS?
QUESTÃO 3
PINTE AS VOGAIS NAS PALAVRAS QUE ESTÃO A SEGUIR.
QUESTÃO 4
VAMOS MARCAR A SEQUÊNCIA CORRETA DAS VOGAIS.
(A) E – I – O – A – U
(B) U – A – O – I – E
(C) A – E – I – O – U
(D) O – A – U – I – E
QUESTÃO 5
QUANTAS VOGAIS APARECE NA PALAVRA ABAIXO? SE QUISER, PODE CONTORNÁ-LAS.
(A) 4
(B) 6
(C) 8
(D) 7
QUESTÃO 6
CONTE QUANTAS CONSOANTES APARECEM NA PALAVRA ABAIXO.
(A) 6
(B) 9
(C) 4
(D) 5
COMPONENTE CURRICULAR: | LÍNGUA PORTUGUESA |
HABILIDADES: | (GO-EF01LP29) DISTINGUIR VOGAIS E CONSOANTES E SUAS FORMAS DE ESCRITA. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGEM DO SITE: CANVA.COM |