You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – ALFABETO: VOGAIS E CONSOANTES

LÍNGUA PORTUGUESA – ALFABETO: VOGAIS E CONSOANTES

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


OLÁ CRIANÇA! HOJE VAMOS EXPLORAR AS LETRAS E APRENDER COMO ELAS NOS AJUDAM A FORMAR PALAVRAS.

VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR DAS VOGAIS E DAS CONSOANTES? AS LETRAS TAMBÉM PODEM SER ESCRITAS DE FORMAS DIFERENTES.

ALGUMAS VEZES, VEMOS ELAS ESCRITAS À MÃO, COMO QUANDO ESCREVEMOS EM UM PAPEL.

OUTRAS VEZES,

ELAS APARECEM NOS LIVROS OU NO QUADRO DE FORMA IMPRESSA.


VAMOS JOGAR?

https://wordwall.net/pt/resource/71130140

VAMOS FAZER AS ATIVIDADES

QUESTÃO 1

VAMOS PINTAR APENAS AS VOGAIS?

VAXSB
TYNON
XRETP
IQCGU

QUESTÃO 2

QUE LEGAL! ABAIXO ENCONTRAMOS ALGUNS NOMES DE ANIMAIS. VAMOS CONTORNAR TODAS AS CONSOANTES QUE APARECEM E, DEPOIS, VAMOS PINTÁ-LAS?


QUESTÃO 3

PINTE AS VOGAIS NAS PALAVRAS QUE ESTÃO A SEGUIR.


QUESTÃO 4

VAMOS MARCAR A SEQUÊNCIA CORRETA DAS VOGAIS.

(A) E – I – O – A – U

(B) U – A – O – I – E

(C) A – E – I – O – U

(D) O – A – U – I – E


QUESTÃO 5

QUANTAS VOGAIS APARECE NA PALAVRA ABAIXO? SE QUISER, PODE CONTORNÁ-LAS.

(A) 4

(B) 6

(C) 8

(D) 7


QUESTÃO 6

CONTE QUANTAS CONSOANTES APARECEM NA PALAVRA ABAIXO.

(A) 6

(B) 9

(C) 4

(D) 5


COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES:(GO-EF01LP29) DISTINGUIR VOGAIS E CONSOANTES E SUAS FORMAS DE ESCRITA.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
IMAGEM DO SITE: CANVA.COM