You are currently viewing Arte/Artes Visuais – Memes

Arte/Artes Visuais – Memes

Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Memes

A palavra “meme” foi criada pelo biólogo Richard Dawkins em seu livro “O Gene Egoísta”, publicado em 1976. Dawkins definiu memes como unidades de informação cultural que se propagam de pessoa para pessoa por imitação, assim como os genes se propagam por reprodução. Essas unidades culturais podem ser ideias, comportamentos, estilos, linguagens, imagens ou vídeos que se espalham rapidamente pela internet.

Disponível em https://openclipart.org/image/400px/215664 Acesso em 02, abr. 2024.

A relação entre arte e memes é um terreno fértil para a criatividade contemporânea, onde os limites entre o digital e o analógico, o sério e o irreverente, muitas vezes se fundem de maneira inesperada e provocativa. Enquanto os memes são frequentemente vistos como uma forma de entretenimento na internet, eles também têm o potencial de transcender sua função original e se tornar expressões genuínas de arte.

Disponível em https://www.hdwallpapers.net/funny/female-troll-face-meme-wallpaper-591.htm Acesso em 02, abr. 2024.

A arte dos memes pode ser entendida como uma forma de “arte popular digital”, que reflete os valores, preocupações de uma geração criativa imersa na cultura da internet. Essa forma de arte é frequentemente caracterizada por sua natureza efêmera e sua capacidade de se adaptar e evoluir rapidamente em resposta aos eventos atuais e às tendências culturais.

Disponível em https://www.deviantart.com/starnas/art/Among-us-meme-template-856435289 Acesso em 02, abr. 2024.

Muitos artistas têm explorado ativamente os memes como uma forma de expressão artística, criando obras que desafiam as convenções tradicionais da arte e questionam o papel da cultura digital na sociedade contemporânea. Por exemplo, alguns artistas utilizam memes como uma forma de comentário social ou política, subvertendo imagens e símbolos conhecidos para transmitir mensagens poderosas sobre questões como desigualdade, injustiça e alienação.

Disponível em https://www.deviantart.com/iamherecozidraw/art/DRAW-ALL-THE-MEMES-315533188 Acesso em 02, abr. 2024.

Além disso, alguns memes se tornaram verdadeiras obras de arte por si só, alcançando status de ícones culturais e inspirando uma infinidade de variações e reinterpretações ao longo do tempo. A capacidade dos memes de se espalhar rapidamente pela internet e se adaptar a diferentes contextos torna-os uma forma de arte verdadeiramente democrática e acessível, capaz de alcançar uma audiência global e engajar pessoas de todas as origens e perspectivas.

Disponível em https://www.flickr.com/photos/flowizm/7158799113 Acesso em 02, abr. 2024.

No entanto, a relação entre arte e memes nem sempre é harmoniosa. Alguns críticos argumentam que os memes podem trivializar a arte e promover uma cultura de superficialidade e consumo rápido. No entanto, outros veem os memes como uma forma legítima de expressão artística que desafia as hierarquias tradicionais da arte e democratiza o processo criativo.

Disponível em https://www.deviantart.com/ermagix/art/spiderman-meme-pixel-art-768827020 Acesso em 02, abr. 2024.

A relação entre arte e memes reflete as tensões e contradições da cultura digital contemporânea. No entanto, ao reconhecer o potencial criativo dos memes e explorar suas possibilidades como uma forma de expressão artística, podemos abrir novos caminhos para a inovação e a experimentação na arte contemporânea.

QUESTÃO 1

A palavra “meme” foi definida como unidades de informação cultural que se propagam de pessoa para pessoa por imitação, assim como os genes se propagam por reprodução. Essas unidades culturais podem ser ideias, comportamentos, estilos, linguagens, imagens ou vídeos que se espalham rapidamente pela internet. O autor dessa definição foi

(A) Stephen Hawking, em um livro de filosofia publicado em 1982.

(B) Richard Dawkins, em um livro de biologia publicado em 1976.

(C) Charles Darwin, em uma carta a um colega cientista no século XIX.

(D) Carl Sagan, em uma série de televisão sobre astronomia.

QUESTÃO 2

Os limites entre o digital e o analógico, o sério e o irreverente, muitas vezes se fundem de maneira inesperada e provocativa por meio de memes. Enquanto os memes são frequentemente vistos como uma forma de entretenimento na internet, eles também têm o potencial de transcender sua função original e se tornar expressões genuínas de arte. Portanto, a relação entre arte e memes se dá

(A) por meio de conflito permanente.

(B) de forma exclusivamente harmônica.

(C) como um terreno fértil para a criatividade contemporânea.

(D) de forma desinteressante e sem importância.

QUESTÃO 3

Qual é uma das principais características da arte dos memes?

QUESTÃO 4

Como alguns artistas utilizam os memes como forma de expressão artística?

AutoriaVeruska Bettiol
FormaçãoArtes Visuais
Componente CurricularArte/Artes Visuais
Habilidade(GO-EF08AR05-A) Distinguir, explorar, compreender e empregar diferentes formas de expressão artística, bidimensionais e tridimensionais, existentes, tais como desenhos: pinturas, gravuras, colagens, HQ, zines, memes, intervenções artísticas, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, tecelagens, entre outras possibilidades expressivas. Fazer uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, enquanto componentes fundamentais para ampliar as experiências artísticas, assim como seu repertório imagético, estético e sensível nas produções em contexto.
Referências LEMOS, André; CUNHA, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
KNOBEL, M. LANKSHEAR, C. Memes online, afinidades e produção cultural (2007–2018). In CHAGAS, V. (Ed.). Estudos sobre Memes: história, política e novas experiências de letramento. [S.l./s. n.], 2019.