Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
Uma das classes gramaticais estudadas na gramática normativa da língua portuguesa é o adjetivo. Essa classe gramatical categoriza as palavras que caracterizam, qualificam o substantivo, adicionando a ele a ideia de qualidade, julgamento, estado ou condição, por exemplo, podendo ser flexionado em gênero, número e grau. Para não esquecer, o substantivo é a classe que nomeia os seres e as coisas. Veja o exemplo a seguir:
Os animais silvestres não dependem do homem para sobreviver.
No exemplo acima, temos o substantivo “animais” sendo caracterizado pelo adjetivo “silvestres”. No caso, o adjetivo está especificando a característica deles. Pelo fato de o substantivo estar no plural, o adjetivo está flexionado no plural, concordando com o nome “animais”.
Quando utilizamos mais de uma palavra para expressar a ideia de um adjetivo, temos uma locução adjetiva.
Exemplo:
Amor de mãe
A palavra “amor” é um substantivo abstrato que está sendo caracterizado pela locução “de mãe”. Podemos substituir essa locução por apenas uma palavra, ou seja, por apenas um adjetivo: materno.
Classificação dos adjetivos
Outra informação a respeito dos adjetivos é sobre sua classificação. Eles podem ser classificados como simples ou compostos, primitivos ou derivados, além de pátrios.
Simples: são aqueles adjetivos formados por apenas uma palavra. Exemplo:
Cabelo curto
Abraço forte
Compostos: são aqueles adjetivos formados por mais de uma palavra. Exemplo:
Sapato verde-claro
Garoto latino-americano
Primitivos: são aqueles que não derivam de outra palavra. Exemplo:
Mulher bonita
Carro preto
Derivados: diferentemente dos primitivos, esses derivam de outra palavra. Exemplo:
Comida saborosa (palavra derivada de sabor)
Avó amorosa (palavra derivada de amor)
Pátrios: são aqueles adjetivos que indicam a naturalidade ou local de origem do ser, fazendo referência a países, estados, cidades. Além disso, podem ser apresentados de maneira simples ou composta. Observe:
Senhor brasileiro
Garota baiana
Criança goianiense
Cidadão luso-brasileiro
O emprego de adjetivos é muito importante para a produção de textos por vários motivos. Eles ajudam a descrever e detalhar os substantivos, adicionando ao texto mais vivacidade, além de criar uma atmosfera mais envolvente para os fatos narrados e capturar a atenção do leitor. A depender da temática ou gênero do texto, os adjetivos evocam na narrativa emoções que podem estar associadas aos personagens e aos desdobramentos de sua história, mas também provocam novas emoções em quem lê.
Seja nos textos narrativos como nos dissertativos, por exemplo, os adjetivos especificam características que tornam a comunicação mais precisa e persuasiva, uma vez que os adjetivos podem destacar os pontos fortes dos argumentos.
Ao produzir seus textos, faça o uso de adjetivos com o objetivo de enriquecer a linguagem, transmitir imagens bem delineadas e vívidas do que se descreve, além de influenciar a interpretação do leitor em favor de seu texto. Ah, mas atente-se ao uso exagerado e desnecessário dos adjetivos. Lembre-se que eles precisam estar a serviço do seu texto.
Responda às questões a seguir.
Leia o texto a seguir para responder às questões.
As formigas
Quando minha prima e eu descemos do táxi já era quase noite. Ficamos imóveis diante do velho sobrado de janelas ovaladas, iguais a dois olhos tristes, um deles vazado por uma pedrada. Descansei a mala no chão e apertei o braço da prima.
— É sinistro.
Ela me impeliu na direção da porta. Tínhamos outra escolha? Nenhuma pensão nas redondezas oferecia um preço melhor a duas pobres estudantes, com liberdade de usar o fogareiro no quarto, a dona nos avisara por telefone que podíamos fazer refeições ligeiras com a condição de não provocar incêndio. Subimos a escada velhíssima, cheirando a creolina.
— Pelo menos não vi sinal de barata — disse minha prima.
A dona era uma velha balofa, de peruca mais negra do que a asa da graúna. Vestia um desbotado pijama de seda japonesa e tinha as unhas aduncas recobertas por uma crosta de esmalte vermelho-escuro descascado nas pontas encardidas. Acendeu um charutinho.
[…]TELLES, Lygia Fagundes. As formigas. In: Seminário dos ratos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 9.
QUESTÃO 1
Um adjetivo presente no texto, exprimindo uma avaliação que sugere pena, está presente em
(A) velho sobrado.
(B) janelas ovaladas.
(C) pobres estudantes.
(D) refeições ligeiras.
QUESTÃO 2
Podemos destacar do texto um adjetivo composto no trecho
(A) iguais a dois olhos tristes.
(B) subimos a escada velhíssima.
(C) um desbotado pijama de seda japonesa.
(D) uma crosta de esmalte vermelho-escuro.
QUESTÃO 3
Identifique e anote os adjetivos presentes no trecho do conto “As formigas”.
QUESTÃO 4
Reescreva o trecho do texto retirando os adjetivos presentes nele.
QUESTÃO 5
Depois de reescrever o texto, explique quais diferenças você notou entre o trecho original e trecho que você escreveu. Em seguida, avalie o emprego dos adjetivos na construção do texto: como a história ficou sem os adjetivos? Os efeitos de sentido do texto são os mesmos agora, sem os adjetivos?
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF07LP08) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, adjetivos que ampliam o sentido do substantivo, sujeito ou complemento verbal. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – E. Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2024. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 |