Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA DA BELEZA E DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL. CORPO PERFEITO OU CORPO SAUDÁVEL?
Ideologia do corpo perfeito produzido e acorrentado pela “ditadura da beleza“.
A indústria da beleza e a mídia têm um grande impacto na construção da imagem corporal, pois promovem padrões de beleza inatingíveis e irreais.
Através de propagandas, programas de TV, revistas e redes sociais, são apresentados corpos perfeitos e estereotipados, que muitas vezes são retocados digitalmente.
PRESSÃO SOCIAL
A busca incessante por um corpo perfeito pode levar a uma pressão social para que as pessoas se encaixam nesses padrões, o que pode acarretar distúrbios alimentares, baixa autoestima, prática excessiva de exercícios físicos e outros problemas de saúde, tudo isso para atender aos modelos e padrões de beleza impostos pela sociedade do consumo.
INTENSIFICAÇÃO DO CULTO AO CORPO
A intensificação do culto ao corpo tornou-se uma preocupação constante que atinge as mais diferentes classes sociais. A indústria da beleza, a mídia em geral tem grande parcela de responsabilidade nessa distorção.
PRÁTICA EXCESSIVA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS
A prática excessiva de exercícios físicos pode ser prejudicial. O exagero traz consequências físicas, como dores musculares e problemas nas articulações, por exemplo, além de emocionais e pode levar a pessoa a uma série de transtornos e disfunções no organismo, desencadeando para o desenvolvimento de várias doenças e transtornos, como: OVERREACHING, OVERTRAINING e a VIGOREXIA.
Para evitar a prática excessiva de exercícios físicos, é importante seguir algumas recomendações:
1. Respeite os dias de descanso;
2. Varie os tipos de exercícios;
3. Ouça o seu corpo;
4. Tenha uma alimentação adequada;
5. Busque orientação profissional.
Lembrando que cada pessoa é única e tem limites diferentes, portanto, é importante respeitar o seu próprio corpo e não se comparar com os outros. O equilíbrio é fundamental para uma prática saudável de exercícios físicos.
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS QUANDO REALIZADOS DE MANEIRA CORRETA
A prática equilibrada e regular de exercícios físicos pode trazer impactos profundamente positivos para a melhoria da qualidade de vida, trazendo benefícios à saúde, como o aumento da disposição, diminuição do estresse, melhora o condicionamento físico, ajuda a controlar a ansiedade e a depressão, entre outros. Além disso, a sua prática frequente auxilia no controle do peso, o que é um atrativo para muitas pessoas.
QUESTÃO 01
A prática regular de exercícios físicos pode trazer impactos profundamente positivos para a melhoria da qualidade de vida. Os benefícios da prática regular de exercícios físicos referem-se
(A) ao aumento da resistência cardiovascular e respiratória.
(B) a melhoria da postura e redução de dores musculares.
(C) ao controle do peso corporal e redução do risco de obesidade.
(D) todas as respostas referem-se aos benefícios da prática regular de exercícios físicos.
QUESTÃO 02
Os possíveis efeitos negativos do exagero na prática de exercícios físicos correspondem
(B) a fadiga crônica e diminuição da imunidade devido ao não descanso adequado.
(A) à lesões musculares e articulares devido ao excesso de esforço.
(C) ao prejuízo nas relações sociais e no equilíbrio entre vida pessoal e atividade física.
(D) todas as alternativas.
QUESTÃO 03
Entendendo você e sua relação com seu corpo:
a) – Você se sente satisfeito com seu corpo?
b) – O que mais incomoda em você?
c) – Que tal repensar sobre o que você realmente quer?
d) – O que te motiva para ser realmente satisfeito com seu corpo?
QUESTÃO 04
Como identificar e lidar com a obsessão por exercícios físicos de forma saudável?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física . |
Componente Curricular | Educação Física. |
Habilidade | (GO-EF08EF09) Refletir sobre a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |