ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OLÁ CRIANÇA!
HOJE VAMOS CONHECER O MUNDO MÁGICO DOS NÚMEROS.
VOCÊ SABIA QUE OS NÚMEROS ESTÃO EM TODA PARTE AO NOSSO REDOR? ELES NOS AJUDAM A ENTENDER E ORGANIZAR O NOSSO MUNDO!
VAMOS COMEÇAR EXPLORANDO COMO OS NÚMEROS ESTÃO PRESENTES EM COISAS QUE FAZEMOS TODOS OS DIAS. NA CONTA DE LUZ, POR EXEMPLO. QUANDO ACORDAMOS DE MANHÃ E OLHAMOS PARA O RELÓGIO, VEMOS NÚMEROS QUE NOS DIZEM QUE HORAS SÃO. ISSO NOS AJUDA A SABER QUANDO É HORA DE LEVANTAR E COMEÇAR O NOSSO DIA CHEIO DE AVENTURAS!
AH, E O QUE DIZER DOS NÚMEROS QUANDO VAMOS À ESCOLA? ELES ESTÃO LÁ PARA NOS AJUDAR A CONTAR QUANTOS AMIGOS ESTÃO NA SALA DE AULA, QUANTAS MAÇÃS TEMOS PARA O LANCHE E ATÉ MESMO QUANTAS PÁGINAS TEMOS EM NOSSOS LIVROS FAVORITOS! E QUANDO BRINCAMOS COM NOSSOS BRINQUEDOS, OS NÚMEROS TAMBÉM ESTÃO CONOSCO.
PODEMOS CONTAR QUANTOS BLOCOS USAMOS PARA CONSTRUIR UMA TORRE ALTA OU QUANTAS BONECAS TEMOS EM NOSSA COLEÇÃO. OU SEJA, OS NÚMEROS ESTÃO POR TODA PARTE.
VAMOS VER O VÍDEO? VAMOS PULAR AMARELINHA?
HORA DA ATIVIDADE
SUGESTÃO DE LEITURA
CINCO DEDOS EM CADA MÃO. CADA DEDO TEM UM NOME, UM APELIDO ENGRAÇADO PARA REVELAR. CADA DEDO TEM SEU SONHO, E, SE AS DUAS MÃOS SE JUNTAM NUM FRATERNO ENCONTRO, OS DEZ BONS AMIGOS FAZEM UMA GRANDE DESCOBERTA.
QUESTÃO 1
VAMOS COMPLETAR O CALENDÁRIO COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO?
QUESTÃO 2
VAMOS CONTAR?
QUANTAS BOLAS?
QUANTAS GULOSEIMAS?
QUANTOS PICOLÉS?
QUANTAS PICOLÉS?
QUANTAS PIPAS?
QUESTÃO 3
VAMOS ESCREVER A SEQUÊNCIA NÚMERICA DE 0 A 10.
0 | 10 |
QUESTÃO 4
VOCÊ SABE QUANTAS MAÇÃS TEMOS ABAIXO?
(A) 2
(B) 9
(C) 7
(D) 8
QUESTÃO 5
QUANTAS BOLAS PRECISO DESENHAR PARA COMPLETAR UM TOTAL DE 6?
(A) 1
(B) 8
(C) 3
(D) 5
QUESTÃO 6
VOCÊ SABE ME DIZER QUANTOS MESES FORMAM UM ANO?
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: | MATEMÁTICA |
HABILIDADE | (EF01MA01-A) RECONHECER A UTILIZAÇÃO DE NÚMEROS NO SEU CONTEXTO DIÁRIO, REPRESENTADO POR IMAGENS OU NÃO, COMO INDICADOR DE QUANTIDADE, EM PROBLEMAS DE CONTAGEM DE OBJETOS DO COTIDIANO, QUANTOS TEM OU ONDE HÁ MAIS, ORDEM DO 1º AO 10º, EM BRINCADEIRAS DE TRADIÇÃO E SITUAÇÕES COTIDIANAS, COMO TABELAS DE CAMPEONATOS ESPORTIVOS E CÓDIGO, COMO NÚMEROS UTILIZADOS EM CONTAS, RG, CPF, TÍTULO DE LEITOR, CÓDIGO DE BARRAS, UTILIZANDO A EXPRESSÃO ORAL. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA.COMPINTO, Ziraldo Alves. Os dez amigos. 3 ed. São Paulo: Melhoramentos, 2011. |