Começando a jornada em busca do conhecimento, no vídeo abaixo você conhecerá a diferença de um bom alimento. Assista!
(Canal Governo Federal, realização do Centro Sabiá “Comida que Alimenta” – Youtube)
Nesse outro vídeo, veja Sid, o cientista, aprendendo sobre comida nutritiva e os grupos de alimentos que fazem bem à saúde.
(Canal Sid, o Cientista – Alimentação Saudável – Youtube)
Agora, assista ao vídeo seguinte e descubra o que é “a regra de ouro” na alimentação saudável.
(Canal – minha saúde, curas naturais – Alimentação saudável e os perigos dos alimentos industrializados)
Conhecemos muitas informações preciosas! Você descobriu o que é “a regra de ouro” da alimentação? Converse com alguém na sua casa e descubra qual foi o sentido da palavra “regra de ouro”.
E na sua escola, você sabe se são utilizados alimentos orgânicos para fazer a merenda escolar? Se não sabe, quando as aulas retornarem, pergunte para as merendeiras.
Hora de organizar as ideias! O último vídeo apresentou 10 passos para conseguir se alimentar de maneira saudável. Agora, é sua vez de escrever os passos que você e sua família precisam e querem seguir, para ajudar no cuidado da saúde. Em seu caderno, faça uma lista com esses passos.
Não se esqueça, a lista é um gênero textual e tem uma estrutura específica. Veja abaixo algumas dicas do site Escrever para Praticar e saiba como se organiza uma lista:
https://escreverepraticar.com.br/como-fazer-listas/
O primeiro elemento é o título. Ele deve ser conciso e direto, resumindo o que contém no texto. Geralmente, usa-se uma locução nominal, mas também pode se empregar algum verbo.
Na sequência, vem a parte mais importante: o corpo do texto, que é a exposição propriamente dita das informações. Nesse momento, a objetividade e a clareza também são importantes, ou seja, não escreva um parágrafo em cada item. Você pode optar por elencar apenas substantivos, como no caso das compras.
A linguagem, geralmente, é formal, mas você pode usar abreviações, gírias e expressões informais, dependendo de quem irá ler a lista, pois nada pode ficar confuso.
Sobre a pontuação, você pode separar os itens com ponto e vírgula, usando o ponto final somente no último item. Ou, se quiser, não é preciso pontuar nenhum elemento, caso seja apenas uma lista de palavras, não de pequenas frases.
A apresentação visual é uma das características mais divertidas, afinal o uso de recursos como canetas coloridas, etiquetas e desenhos são livres e dependem apenas da sua criatividade.
Independente do objetivo, utilizar as listas no cotidiano é uma ótima estratégia para treinar um pouco a escrita e a organização. Com essas orientações, ficará ainda mais fácil fazê-las.
Ao terminar sua lista, convide outras pessoas da sua casa para assistir com você aos vídeos sobre alimentação saudável e, juntos, vocês poderão refletir sobre a necessidade de cuidar da saúde por meio de uma alimentação saudável. Até a próxima!
Para saber mais
(Rock das Frutas – Volume 1 – Canal – A Turma do Seu Lobato – Youtube)
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – B (2º Ano) – Educação e Saúde Ambiental
Habilidades: | (GO-EF01CI08) compreender a importância da alimentação saudável no cotidiano, a partir da análise dos lanches servidos na instituição escolar. (EF15LP10-C) desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas. (EF02LP12) ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. |