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Corrupted professional soccer player taking money.

Educação Física – Corrupção no Esporte

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://i.imgur.com/D3199hP.jpeg
Acesso: 15 de março de 2024.

A corrupção no esporte é um problema global que pode assumir várias formas, desde subornos e manipulação de resultados até lavagem de dinheiro e tráfico de influência. 

Essa corrupção pode minar a integridade e a credibilidade do esporte, afetando tanto competições profissionais quanto amadoras.

Alguns dos casos mais notórios de corrupção no esporte envolvem organizações como a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) e o COI (Comitê Olímpico Internacional). Escândalos de suborno, fraude e lavagem de dinheiro foram descobertos em várias ocasiões, levando à prisão de dirigentes e funcionários de alto escalão.

Além disso, a manipulação de resultados em eventos esportivos é uma preocupação crescente. Isso pode incluir jogadores, árbitros ou outros envolvidos que são subornados para influenciar o resultado de uma partida.

Para combater a corrupção no esporte, é necessário um esforço conjunto de governos, organizações esportivas, autoridades policiais e a sociedade em geral. 

Isso pode envolver a implementação de regulamentos mais rígidos, investigações transparentes, punições severas para os infratores e promoção da transparência e prestação de contas em todas as áreas do esporte. 

Além disso, é importante educar atletas, treinadores e outros envolvidos sobre os perigos e consequências da corrupção e incentivar uma cultura de integridade e fair play.


QUESTÃO 01

A definição correta de corrupção no contexto esportivo, refere-se

(A) a manipulação de resultados esportivos para obter vantagens financeiras.

(B) ao uso do doping para melhorar o desempenho atlético.

(C) a violação das regras do jogo durante as competições.

(D) a contratação de jogadores estrangeiros sem autorização das autoridades esportivas.

QUESTÃO 02

Os principais motivos que impulsionam a corrupção no esporte, atribuem-se

(A) ao desejo por fama e reconhecimento.

(B) a pressão financeira e ganância.

(C) a dedicação ao espírito esportivo.

(D) ao Amor pelo jogo limpo e justo.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Quais situações são consideradas exemplos de corrupção no esporte?

b) Como a corrupção afeta a integridade do esporte?

QUESTÃO 04

Responda:

a) Qual órgão é responsável por investigar casos de corrupção no esporte internacionalmente?

b) Como a corrupção afeta a credibilidade das instituições esportivas?

c) Quais são as possíveis consequências para indivíduos envolvidos em atos de corrupção no esporte?

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018

Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.