Esta proposta de atividade de História tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Da Vila ao Município
Olá estudante!
Ao longo da história, as comunidades humanas têm passado por diversas transformações, especialmente no que diz respeito ao ambiente em que vivem.
Um exemplo marcante dessas mudanças são as transformações urbanas, que podem ser observadas desde as pequenas vilas até os grandes municípios.
Veja as imagens de uma vila e de um município. Observe as diferenças entre elas.
A vila é como uma comunidade caracterizada por uma população relativamente pequena e uma infraestrutura menos desenvolvida.
Muitas comunidades começam como simples vilas, geralmente compostas por poucas casas, uma pequena igreja, talvez uma escola e alguns estabelecimentos comerciais básicos.
Nessas vilas, a vida costuma ser tranquila e as relações entre os moradores são próximas e familiares.
As vilas muitas vezes têm um centro comunitário onde os moradores se reúnem para eventos sociais, religiosos ou culturais. Isso pode incluir igrejas, praças ou áreas de lazer.
Já um município é uma área urbana maior e mais desenvolvida, que geralmente abriga diversas vilas e bairros.
Nele, encontramos uma maior diversidade de serviços e comércios, uma população mais numerosa e uma infraestrutura mais complexa.
Os municípios são administrados por uma prefeitura, que é responsável por garantir o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade como um todo.
As transformações de uma vila em um município representam não apenas mudanças físicas, como a expansão das construções e a melhoria da infraestrutura, mas também transformações sociais e econômicas.
A imagem acima é de Goiânia, capital de Goiás, conhecida por sua alta qualidade de vida e grande área verde.
Inicialmente, a região onde Goiânia está localizada era ocupada por fazendas e pequenas vilas. Posteriormente, com a necessidade de uma nova capital, a construção da cidade iniciou-se em 24 de outubro de 1933.
Desde então, o município cresceu rapidamente, atraindo migrantes em busca de trabalho e melhores condições de vida, o que impulsionou sua economia, com foco na agropecuária, comércio e indústria.
Atividades
QUESTÃO 1
Observe as imagens e responda:
A) A imagem 1 refere-se a uma vila ou município? _______________________
B) A imagem 2 refere-se a uma vila ou município?________________________
C) Quais as diferenças entre vila e município?
QUESTÃO 2
Resolva a cruzadinha:
A- Capital de Goiás, conhecida por sua alta qualidade de vida e grande área verde.
B- Administração local responsável por gerir um município
C- Local onde vivem muitas pessoas em uma área urbanizada
D- Pequena comunidade com infraestrutura menos desenvolvida
QUESTÃO 3
As transformações de uma vila em um município representam não apenas mudanças físicas. O principal fator que impulsiona o crescimento de uma cidade
(A) A presença de áreas verdes.
(B) O aumento da população.
(C) A falta de infraestrutura.
(D) A ausência de serviços públicos.
QUESTÃO 4
Os municípios são administrados por uma prefeitura, que é responsável por
(A) Organizar eventos privados na comunidade.
(B) Gerenciar a agricultura local.
(C) Garantir o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade como um todo.
(D) Construir estradas interestaduais.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF03HI01-A) Identificar os grupos populacionais que formam a sua cidade, o seu município e a sua região. (EF03HI01-B) Compreender as relações estabelecidas entre os grupos populacionais (imigrantes, africanos, indígenase outros) que formam a cidade, o município e a região. (EF03HI01-C) Distinguir os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc. (EF03HI02-A) Identificar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou na região em que vive. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Pintangá Mais História. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2021. |