ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PIPA: TRADIÇÃO NAS ALTURAS
ERA UMA VEZ, EM UM LUGAR CHEIO DE RISOS E CORES, ONDE CRIANÇAS SE REUNIAM PARA BRINCAR E APRENDER SOBRE TRADIÇÕES DIVERTIDAS QUE ATRAVESSAM GERAÇÕES. VAMOS VIAJAR NO TEMPO E DESCOBRIR COMO NOSSAS BRINCADEIRAS E JOGOS FAVORITOS, COMO A PIPA, CHEGARAM ATÉ NÓS!
HÁ MUITO, MUITO TEMPO, QUANDO BISAVÓS E BISAVÔS ERAM CRIANÇAS COMO VOCÊS, NÃO EXISTIAM TABLETS, COMPUTADORES OU VIDEOGAMES. AS CRIANÇAS BRINCAVAM AO AR LIVRE, INVENTAVAM JOGOS E COMPARTILHAVAM HISTÓRIAS QUE ERAM PASSADAS DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA. ESSAS BRINCADEIRAS SE TORNARAM ESPECIAIS, CRIANDO LAÇOS ENTRE FAMÍLIAS E COMUNIDADES.
Disponível em: < https://br.freepik.com/vetores-gratis/kite-e-design-de-infancia_8063695.htm#fromView=search&page=1&position=31&uuid=a411ddcc-9007-4f52-bfa3-be1ccbeaf1ac > acesso em 07/03/2024.
A PIPA, RAIA OU PAPAGAIO, É UMA DESSAS BRINCADEIRAS MÁGICAS QUE VIAJOU PELO TEMPO. SUA HISTÓRIA COMEÇA NA CHINA ANTIGA, HÁ MAIS DE DOIS MIL ANOS! NO INÍCIO, AS PIPAS ERAM USADAS PARA SINALIZAR MENSAGENS. MAS, COM O TEMPO, AS PESSOAS PERCEBERAM QUE PODIAM TRANSFORMAR A PIPA EM UMA DIVERSÃO INCRÍVEL!
PARA FAZER UMA PIPA VOCÊ PRECISA DE PAPEL LEVE, VARETAS FINAS E MUITA IMAGINAÇÃO. AS CRIANÇAS, ASSIM COMO VOCÊS, COMEÇARAM A SOLTAR PIPAS NO CÉU, VENDO-AS DANÇAR COM O VENTO E COLORIR O AZUL DO CÉU.
Disponível em: < https://pixabay.com/pt/photos/campo-crian%C3%A7as-natureza-feliz-4949308/ > acesso em 07/03/202.
BRINCAR É COMO UMA MÁGICA QUE UNE TODAS AS CRIANÇAS, NÃO IMPORTA O LUGAR OU O TEMPO. E ASSIM, AS BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES CONTINUAM A NOS ENCANTAR, CONECTANDO-NOS COM NOSSAS RAÍZES E TRADIÇÕES. DIVIRTAM-SE DESCOBRINDO O MUNDO MÁGICO DAS BRINCADEIRAS.
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
PARA FAZER UMA PIPA VOCÊ PRECISA DE PAPEL LEVE, VARETAS FINAS E MUITA
(A) FORÇA.
(B) IMAGINAÇÃO.
(C) RAIVA.
(D) DISCIPLINA.
QUESTÃO 2
AS PIPAS ERAM USADAS PARA SINALIZAR INICIALMENTE
(A) MENSAGENS.
(B) FESTIVAIS.
(C) JOGOS.
(D) COMPETIÇÕES.
QUESTÃO 3
HÁ MUITO, MUITO TEMPO, QUANDO NOSSOS BISAVÔS E BISAVÓS ERAM CRIANÇAS COMO VOCÊS E NÃO EXISTIAM TABLETS, COMPUTADORES OU VIDEOGAMES, COMO ELES BRINCAVAM?
QUESTÃO 4
SE VOCÊ FOSSE FAZER UMA PIPA, QUAL SERIA A COR E QUAL O NOME DARIA PARA ELA?
Autoria: | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação: | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidades: | (GO-EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais. |
Referências bibliográficas: | KISHIMOTO, T.M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação.Petrópolis,RJ: Vozes,1993.MACEDO,L.SÍCOLI, A.L, CHRISTE, N. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005. BNCC – Base Nacional Comum Curricular. DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado. |