Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
ORIGEM
Seega é um antigo jogo de tabuleiro originário do Egito, mencionado em fontes históricas, incluindo textos egípcios antigos e inscrições em monumentos.
Existem inscrições nas paredes de templos e tumbas que fazem referência a jogos semelhantes ao Seega, indicando sua popularidade na sociedade egípcia antiga.
Além disso, versões do jogo e tabuleiros foram descobertas em escavações arqueológicas em sítios egípcios e em outros locais do Oriente Médio.
Estas descobertas indicam que o Seega era jogado em várias regiões do mundo antigo, além do Egito.
OBJETIVO
O objetivo principal do Seega é capturar as peças do oponente, movendo suas próprias peças de forma estratégica pelo tabuleiro.
REGRAS BÁSICAS
TABULEIRO: O jogo é jogado em um tabuleiro quadrado com linhas de interseção que formam um padrão de quadrados. O tamanho do tabuleiro pode variar, mas geralmente é um grid de 5×5, 7×7 ou 9×9.
PEÇAS: Cada jogador tem 12 peças, geralmente de cores diferentes (umas claras e outras escuras), que são colocadas nos cruzamentos do tabuleiro. Nenhuma peça deverá ser colocada na casa central do tabuleiro.
MOVIMENTO INICIAL: Os jogadores alternam colocando suas peças vazias em qualquer interseção do tabuleiro. Isso ocorre até que todas as peças tenham sido colocadas.
MOVIMENTO: Após todas as peças estarem no tabuleiro, os jogadores alternam turnos movendo uma de suas peças para um espaço adjacente vazio (não diagonal) em qualquer direção – horizontal ou vertical.
CAPTURA: Quando um jogador coloca uma peça de forma que fique ao lado de duas peças inimigas em linha reta, ele pode capturar uma ou ambas as peças do oponente, movendo sua peça para o espaço vazio entre elas.
REGRAS ESPECIAIS: Se uma peça estiver em uma posição onde todas as peças adjacentes a ela sejam peças inimigas, ela não pode ser movida.
VITÓRIA: O jogo continua até que um dos jogadores capture todas as peças do oponente ou até que um jogador não possa mais mover suas peças. O jogador com mais peças no tabuleiro ou que incapacitou o oponente de fazer um movimento válido é o vencedor.
O Seega é apreciado por sua simplicidade de regras, mas oferece uma profundidade estratégica significativa, pois os jogadores devem equilibrar a defesa de suas próprias peças com o ataque às peças do oponente.
A habilidade de prever os movimentos do oponente e posicionar as peças de forma a criar oportunidades de captura é essencial para o sucesso no jogo.
SEEGA NA ATUALIDADE
Hoje, o jogo ainda é apreciado por entusiastas de jogos de tabuleiro e é jogado em todo o mundo, muitas vezes como parte de esforços para preservar e promover jogos tradicionais e históricos.
QUESTÃO 01
O Jogo Seegá foi mencionado em fontes históricas, incluindo textos antigos e inscrições em monumentos ancestrais e sua provável origem remete
(A) a China antiga.
(B) a Grécia antiga.
(C) a Roma antiga.
(D) ao Egito antigo.
QUESTÃO 02
A evidência arqueológica mais antiga que sugere a existência do jogo Seega refere-se a
(A) tabuleiros em tumbas do Egito.
(B) artefatos de escavações na Grécia.
(C) pinturas rupestres no norte da África.
(D) manuscritos antigos encontrados na China.
QUESTÃO 03
Preencha as lacunas do texto sobre e com as respectivas palavras listadas abaixo alusivas ao Jogo Seega.
QUADRADO | PEÇAS | TABULEIRO | JOGADORES | PADRÃO |
O Jogo Seega é um jogo de _______________________________________ estratégico para dois ________________________________, jogado em um tabuleiro ________________________ com linhas de interseção que formam um ___________________________ de quadrados. Cada jogador tem um conjunto de 12___________________________, geralmente diferenciadas por cor, colocadas no cruzamento do tabuleiro.
QUESTÃO 04
Responda:
Qual o principal objetivo do jogo Seega?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | GO-EF06EF23) Identificar, apropriar e analisar características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes em diferentes tipos de jogos de salão. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. Cunha, Débora Alfaia da Mancalas e tabuleiros africanos [recurso eletrônico]: contribuições metodológicas para educação intercultural / Débora Alfaia da Cunha. – 1. ed. — Castanhal, PA : Ed. do Autor, 2019. |