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Rival fans at football match

Educação física – Cartão Vermelho para a violência no Esporte

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

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A violência no esporte é um problema que tem sido discutido há muito tempo. Embora o esporte seja uma atividade que promove a saúde, o trabalho em equipe e a competição saudável, em alguns casos, a violência pode surgir e estragar a experiência para os participantes e espectadores.

Existem várias formas de violência no esporte, desde agressões físicas entre jogadores até comportamentos antidesportivos, como insultos e provocações. A violência também pode ocorrer entre torcidas, resultando em brigas e vandalismo.

Uma das principais causas da violência no esporte é a rivalidade intensa entre equipes ou torcidas. Isso pode levar a comportamentos agressivos e até mesmo a confrontos físicos. Além disso, a pressão para vencer a qualquer custo pode levar a comportamentos violentos, como jogadas sujas e agressões intencionais.

A violência no esporte não apenas prejudica os participantes, mas também afeta negativamente a imagem do esporte em geral. A violência pode afastar os espectadores e diminuir o interesse pelo esporte, além de criar um ambiente hostil e inseguro para os envolvidos.

Para combater a violência no esporte, é importante que as autoridades esportivas, os treinadores e os jogadores trabalhem juntos para promover um ambiente de respeito e fair play. Isso pode ser feito através da implementação de regras mais rigorosas, punições adequadas para comportamentos violentos e programas de conscientização sobre a importância do jogo limpo.

Além disso, é fundamental que os espectadores também desempenhem um papel ativo na prevenção da violência no esporte. Eles devem denunciar comportamentos violentos e apoiar um ambiente seguro e respeitoso durante os eventos esportivos.

A violência no esporte é um problema que precisa ser abordado de forma séria e eficaz. Todos os envolvidos no esporte, desde os jogadores até os espectadores, devem trabalhar juntos para promover um ambiente de respeito, fair play e segurança. Somente assim poderemos desfrutar plenamente dos benefícios do esporte sem os efeitos negativos da violência.


QUESTÃO

A principal causa da violência no esporte refere-se a

(A) competitividade excessiva.
(B) influência da mídia.
(C) falta de punição adequada.
(D) comportamento agressivo dos atletas.

QUESTÃO 02

As principais consequências da violência no esporte correspondem

(A) as lesões físicas nos atletas.
(B) ao prejuízo à imagem do esporte.
(C) a diminuição do interesse do público.
(D) todas as alternativas anteriores estão corretas.

QUESTÃO 03

Responda:

Quais são as estratégias mais eficazes para combater a violência no esporte e promover um ambiente seguro e saudável para todos os envolvidos?

QUESTÃO 04

Leia o texto para responder a questão.

A cultura de paz no esporte pode ser definida como um ambiente em que os valores de respeito, tolerância, igualdade e cooperação são promovidos e praticados. É um ambiente em que os conflitos são resolvidos de forma pacífica e em que a violência, o preconceito e a discriminação são rejeitados.

Quais os principais benefícios de promover uma cultura de paz no esporte?

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física.
Habilidades(EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.  

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 9º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Dario, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Dario, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007.

Se liga na educação física: 9º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. 

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. Rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2009. 220 p.

Educação física: seu manual de saúde – São Paulo: DCL,2012.
OLIVIER, J. C. Das brigas aos jogos com regras e enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000. 

Esporte para o desenvolvimento e a paz: em direção à realização das metas de desenvolvimento do milênio (Relatório da Força Tarefa entre Agências das Nações Unidas sobre o Esporte para o Desenvolvimento e a Paz). 2003. 

SAMULSKI, D. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2 ed. revisada e ampliada. Barueri, SP: Manole, 2009.

WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. Tradução de C. Monteiro. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BARREIRA, Cristiano Roque Antunes e TELLES, Thabata Castelo Branco. Reflexões sobre a violência no esporte. Psicologia social do esporte. Tradução . São Paulo: Laços, 2019.