You are currently viewing Educação Física – Softball – Caraterísticas históricas e culturais.

Educação Física – Softball – Caraterísticas históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://live.staticflickr.com/65535/52275714198_0d56b28ee9_b.jpg. Acesso: 22 de agosto de 2022.

CONCEITO

Softball é um esporte de invasão cujo objetivo é marcar pontos ao rebater a bola e correr pelas bases antes que a equipe adversária consiga recuperá-la e eliminá-los.

ORIGEM 

O softball foi inventado em 1887 em Chicago, Illinois, por George Hancock, que queria criar um esporte indoor mais seguro do que o beisebol. Ele usou uma luva de boxe como bola e uma vassoura como bastão para criar o jogo original.

CRESCIMENTO E POPULARIDADE

O softball rapidamente se tornou popular entre as ligas amadoras e recreativas, especialmente entre mulheres. O esporte se espalhou rapidamente para outras partes dos Estados Unidos e do mundo, com ligas e torneios sendo organizados em todo o mundo.

VARIAÇÕES DO JOGO

Existem várias variações do softball, incluindo o slow pitch e o fast pitch. Cada variação tem suas próprias regras e estilo de jogo, atraindo diferentes tipos de jogadores e fãs.

SOFTBALL FEMININO

O softball feminino tem uma longa tradição e é um esporte muito popular em muitos países. As equipes de softball feminino competem em níveis amador e profissional, com destaque para os Jogos Olímpicos, onde o softball foi um esporte olímpico de 1996 a 2008.

SOFTBALL MASCULINO

Embora o softball seja frequentemente associado ao público feminino, o esporte também é praticado por homens em todo o mundo. O softball masculino tem suas próprias ligas e torneios, com jogadores talentosos competindo em níveis amador e profissional.

COMUNIDADE E CAMARADAGEM

O softball é conhecido por promover um senso de comunidade e camaradagem entre os jogadores e fãs. Muitas equipes de softball são formadas por amigos, colegas de trabalho ou membros da mesma comunidade, criando laços fortes e duradouros.

REGRAS BÁSICAS

O softball é um esporte de equipe que envolve 02 equipes de 09 jogadores cada, que se revezam entre ataque e defesa. Algumas características do softball incluem:

A bola de Softball é maior e mais macia do que uma bola de beisebol. Ela tem cerca de 30,5 cm de circunferência e é feita de couro ou material sintético. A bola é amarela e possui costuras vermelhas, sendo mais leve e mais fácil de agarrar do que uma bola de beisebol. Ela é projetada para ser lançada em velocidades mais baixas do que uma bola de beisebol, tornando o jogo mais seguro para os jogadores.

O campo de softball tem dimensões menores do que um campo de baseball, com bases mais próximas e uma distância menor entre o arremessador eido.

Arremessador: No softball, o arremessador lança a bola de forma underhand (por baixo do braço), em vez de overhand (por cima do ombro), como no baseball. Isso result e controlados.

Rebatidas: Os rebatedores de softball utilizam um bastão mais fino e leve do que os utilizados no baseball. O objetivo é rebater a bola para longe dos defensores e correr pelas bases para marcar pontos.

Pontuação: O objetivo do jogo é marcar mais pontos do que a equipe adversária. Os pontos são marcados quando um jogador completa uma volta ao redor das bases e retorna à base inicial.

Questão 01

O motivo principal da criação do softball refere-se a

(A) ser um esporte mais popular que o beisebol.

(B) ser um esporte mais seguro que o beisebol.

(C) ser um esporte mais rápido que o beisebol.

(D) ser um esporte mais lucrativo que o beisebol.

Questão 02

O Softball é um esporte de invasão cujo objetivo é marcar pontos ao rebater a bola e correr pelas bases antes que a equipe adversária consiga recuperá-la e eliminá-los e quem recebeu crédito pela sua invenção foi

(A) Babe Ruth.

(B) George Hancock.

(C) Jackie Robinson.

(D) Lou Gehrig.

Questão 03

Quais são as variações do jogo do jogo de softball?

Questão 04

a) Por que o softball é conhecido por promover um senso de comunidade e camaradagem entre os jogadores e fãs?

b) Qual foi o impacto do softball na inclusão de mulheres no esporte e na quebra de estereótipos de gênero?

Autoria e formaçãoElaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física
Componente
Curricular
Educação Física
Habilidade(GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico – culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

 Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.