Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
CONCEITO
A canoagem é uma prática corporal de aventura na natureza (aquática) que consiste em navegar em águas calmas ou agitadas utilizando uma canoa ou caiaque (embarcação fechada, na qual o praticante fica sentado).Os praticantes remam com remos de forma a impulsionar a embarcação na água, podendo ser praticada tanto em rios, lagos, mares ou até mesmo em corredeiras.
ORIGEM
A canoagem possui uma rica história e diversas características culturais ao redor do mundo. Além de ter sido uma prática essencial para a sobrevivência de muitos povos antigos, a canoagem também desempenhou um papel importante em rituais, cerimônias e tradições culturais. Prática de origem milenar que teve origem nas civilizações antigas que habitavam regiões próximas a rios, lagos e mares.
Os povos indígenas da América do Norte, por exemplo, utilizavam canoas feitas de troncos de árvores para se locomoverem pela água.
Na Europa, a canoagem também era praticada por povos nórdicos e esquimós, que desenvolveram técnicas avançadas de navegação em águas geladas.
Os caiaques, por exemplo, eram utilizados para a pesca e a caça, sendo essenciais para a subsistência dessas comunidades.
Na América do Norte, por exemplo, as tribos indígenas utilizavam canoas para se deslocarem pelos rios e lagos, além de participarem de competições e rituais que envolviam a canoagem.
As canoas eram muitas vezes decoradas com símbolos e desenhos que representavam a identidade e a história do povo.
DA CANOA PARA O CAIAQUE
A canoa inovadora conhecida como caiaque foi construída por John MacGregor, nos EUA e em plena Guerra Civil (1861-1865), um escritor e jornalista escocês que se tornou conhecido por suas viagens pelo mundo.
Ele projetou e construiu uma canoa de madeira leve e ágil, batizada como “Rob Roy Canoe” em homenagem ao seu próprio nome.
A canoa inovadora de MacGregor foi projetada para ser rápida, fácil de manobrar e adequada para viagens.
Fez várias expedições entre rios e lagos se tornou muito popular entre os entusiastas de canoagem e contribuiu para o desenvolvimento dessa prática.
MODALIDADES
Existem diferentes modalidades de canoagem, como a canoagem de velocidade, que é praticada em pistas retas e calmas, a canoagem slalom, que envolve a navegação em corredeiras e a realização de manobras em balizas, e a canoagem oceânica, que é feita em águas abertas e pode envolver longas distâncias.
CAPACIDADES FÍSICAS
A canoagem é uma prática corporal de aventura na natureza completa que envolve força, resistência, equilíbrio e coordenação, sendo uma ótima forma de exercício físico e de contato com a natureza.
Além disso, a canoagem também é praticada como lazer e turismo, permitindo explorar paisagens naturais e desfrutar de momentos de relaxamento e aventura na água.
ATUALIDADE
Atualmente, a canoagem continua a ser uma prática cultural em muitas regiões do mundo, com festivais, competições e eventos que celebram a tradição e a história desse esporte. Além disso, a canoagem também é uma forma de conectar as pessoas com a natureza e promover a preservação dos recursos hídricos, incentivando a conscientização ambiental e o respeito pela água.
BENEFÍCIOS
Melhora da saúde cardiovascular: A prática da canoagem é uma excelente forma de exercício cardiovascular, ajudando a fortalecer o coração e melhorar a circulação sanguínea.
Fortalecimento muscular: Remar exige o uso de vários grupos musculares, incluindo os braços, ombros, costas, abdômen e pernas, o que ajuda a fortalecer e tonificar o corpo.
Melhora da coordenação motora: A canoagem requer um bom equilíbrio e coordenação para manter o barco estável e remar de forma eficiente, o que pode ajudar a melhorar a coordenação motora.
Redução do estresse: Estar em contato com a natureza e praticar uma atividade física ao ar livre pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo uma sensação de bem-estar e relaxamento.
Melhora da resistência física: Remar por longas distâncias ou em condições adversas pode ajudar a melhorar a resistência física e a capacidade pulmonar.
Interação social: A canoagem é uma atividade que pode ser praticada em grupo, o que pode promover a interação social e o trabalho em equipe.
Conexão com a natureza: Remar em rios, lagos ou mares permite uma maior conexão com a natureza e a possibilidade de explorar novos lugares de uma forma única.
Diversão e aventura: A canoagem é uma atividade divertida e emocionante, que pode proporcionar momentos de aventura e desafio para os praticante
QUESTÃO 01
Canoagem é uma prática corporal de aventura na natureza que consiste em
(A) navegar em águas calmas ou agitadas utilizando uma canoa ou caiaque, (embarcação fechada), e remos onde o praticante fica sentado durante a navegação.
(B) navegar somente em corredeiras utilizando uma canoa ou caiaque e remos onde o praticante navega em pé.
(C) navegar a pé e em mar aberto utilizando uma prancha durante a navegação.
(D) navegar sentado em mar aberto utilizando um barco à vela.
QUESTÃO 02
O idealizador da canoa inovadora batizada de “Rob Roy Canoe” foi
(A) Martin Fuksa.
(B) José Wingnen.
(D) Jacques-Yves Cousteau.
(D) MacGregor.
QUESTÃO 03
Quais são as modalidades da canoagem?
QUESTÃO 04
A prática regular da canoagem traz uma série de benefícios físicos e mentais. Quais são esses benefícios?
Autoria e formação | Elaine Faria de Oliveira, licenciatura em educação física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF08EF19) Vivenciar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais e respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos da degradação ambiental. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |