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Educação Física – Canoagem – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em:https://media-public.canva.com/WI4RU/MADyRkWI4RU/1/s.jpgAcesso em 17 de Novembro de 2022.

CONCEITO

A canoagem é uma prática corporal de aventura na natureza (aquática) que consiste em navegar em águas calmas ou agitadas utilizando uma canoa ou caiaque (embarcação fechada, na qual o praticante fica sentado).Os praticantes remam com remos de forma a impulsionar a embarcação na água, podendo ser praticada tanto em rios, lagos, mares ou até mesmo em corredeiras.

ORIGEM 

A canoagem possui uma rica história e diversas características culturais ao redor do mundo. Além de ter sido uma prática essencial para a sobrevivência de muitos povos antigos, a canoagem também desempenhou um papel importante em rituais, cerimônias e tradições culturais. Prática de origem milenar que teve origem nas civilizações antigas que habitavam regiões próximas a rios, lagos e mares. 

Os povos indígenas da América do Norte, por exemplo, utilizavam canoas feitas de troncos de árvores para se locomoverem pela água.

Na Europa, a canoagem também era praticada por povos nórdicos e esquimós, que desenvolveram técnicas avançadas de navegação em águas geladas. 

Os caiaques, por exemplo, eram utilizados para a pesca e a caça, sendo essenciais para a subsistência dessas comunidades.

Na América do Norte, por exemplo, as tribos indígenas utilizavam canoas para se deslocarem pelos rios e lagos, além de participarem de competições e rituais que envolviam a canoagem. 

As canoas eram muitas vezes decoradas com símbolos e desenhos que representavam a identidade e a história do povo.

DA CANOA PARA O CAIAQUE

A canoa inovadora conhecida como caiaque foi construída por John MacGregor, nos EUA e em plena Guerra Civil (1861-1865), um escritor e jornalista escocês que se tornou conhecido por suas viagens pelo mundo.

Ele projetou e construiu uma canoa de madeira leve e ágil, batizada como “Rob Roy Canoe” em homenagem ao seu próprio nome. 

A canoa inovadora de MacGregor foi projetada para ser rápida, fácil de manobrar e adequada para viagens.

Fez várias expedições entre rios e lagos se tornou muito popular entre os entusiastas de canoagem e contribuiu para o desenvolvimento dessa prática.

MODALIDADES 

Existem diferentes modalidades de canoagem, como a canoagem de velocidade, que é praticada em pistas retas e calmas, a canoagem slalom, que envolve a navegação em corredeiras e a realização de manobras em balizas, e a canoagem oceânica, que é feita em águas abertas e pode envolver longas distâncias.

CAPACIDADES FÍSICAS

A canoagem é uma prática corporal de aventura na natureza completa que envolve força, resistência, equilíbrio e coordenação, sendo uma ótima forma de exercício físico e de contato com a natureza. 

Além disso, a canoagem também é praticada como lazer e turismo, permitindo explorar paisagens naturais e desfrutar de momentos de relaxamento e aventura na água.

ATUALIDADE 

Atualmente, a canoagem continua a ser uma prática cultural em muitas regiões do mundo, com festivais, competições e eventos que celebram a tradição e a história desse esporte. Além disso, a canoagem também é uma forma de conectar as pessoas com a natureza e promover a preservação dos recursos hídricos, incentivando a conscientização ambiental e o respeito pela água.

BENEFÍCIOS

Melhora da saúde cardiovascular: A prática da canoagem é uma excelente forma de exercício cardiovascular, ajudando a fortalecer o coração e melhorar a circulação sanguínea.

Fortalecimento muscular: Remar exige o uso de vários grupos musculares, incluindo os braços, ombros, costas, abdômen e pernas, o que ajuda a fortalecer e tonificar o corpo.

Melhora da coordenação motora: A canoagem requer um bom equilíbrio e coordenação para manter o barco estável e remar de forma eficiente, o que pode ajudar a melhorar a coordenação motora.

Redução do estresse: Estar em contato com a natureza e praticar uma atividade física ao ar livre pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Melhora da resistência física: Remar por longas distâncias ou em condições adversas pode ajudar a melhorar a resistência física e a capacidade pulmonar.

Interação social: A canoagem é uma atividade que pode ser praticada em grupo, o que pode promover a interação social e o trabalho em equipe.

Conexão com a natureza: Remar em rios, lagos ou mares permite uma maior conexão com a natureza e a possibilidade de explorar novos lugares de uma forma única.

Diversão e aventura: A canoagem é uma atividade divertida e emocionante, que pode proporcionar momentos de aventura e desafio para os praticante

QUESTÃO 01

Canoagem é uma prática corporal de aventura na natureza que consiste em 

(A) navegar em águas calmas ou agitadas utilizando uma canoa ou caiaque, (embarcação fechada), e remos onde o praticante fica sentado durante a navegação.

(B) navegar somente em corredeiras utilizando uma canoa ou caiaque e remos  onde o praticante navega em pé.

(C) navegar a pé e em mar aberto utilizando uma prancha durante a navegação.

(D) navegar sentado em mar aberto utilizando um barco à vela. 

QUESTÃO 02

O idealizador da canoa inovadora batizada de “Rob Roy Canoe” foi

(A) Martin Fuksa. 

(B) José Wingnen.

(D) Jacques-Yves Cousteau.

(D) MacGregor.

QUESTÃO 03

Quais são as modalidades da canoagem?

QUESTÃO 04

A prática regular da canoagem traz uma série de benefícios físicos e mentais. Quais são esses benefícios?

Autoria e formaçãoElaine Faria de Oliveira, licenciatura em educação física
Componentes CurricularesEducação Física
Habilidades(GO-EF08EF19) Vivenciar e fruir diferentes práticas corporais de   aventura urbanas e na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais e respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos da degradação ambiental.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) 
ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1.
 
Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.