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Comprar à vista ou prazo, eis a questão.

É comum vermos em etiquetas de preços de alguns produtos dois valores, um se pagarmos todo o produto na hora, que chamamos de preço à vista, e outro se pagarmos parcelado, que chamamos de preço a prazo.

A imagem abaixo demonstra os preços a prazo e à vista de determinado produto.

fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/12/pesquisar-pode-fazer-consumidor-economizar-ate-80-orienta-procon.html

A partir dos valores vistos na imagem reflita sobre as seguintes questões e registre no seu caderno.

  1. Para o consumidor é mais vantajoso comprar a prazo ou à vista?
  2. Uma das formas de pagar o preço final sai mais caro. Mesmo assim, por que alguns consumidores optam por essa forma de pagamento?
  3. Qual a diferença entre o preço a prazo e à vista? Você sabe o nome que é dado a essa diferença?
  4. Por quê as lojas oferecem esses dois tipos de preços?
  5. Por quê as lojas cobram mais caro no preço parcelado?

Cartão de crédito

O cartão de crédito foi criado em 1920 nos Estados Unidos e em 1955 passou a ser feito de plástico, mais parecido com os que se tem hoje. Provavelmente alguém da sua família tem um desses.

O cartão de crédito é uma das formas mais comuns de se parcelar uma compra, porém também é uma das maneiras que as pessoas mais se endividam, pois quando não é feito o pagamento do valor da fatura é cobrado um acréscimo que chamamos de juros. Esses juros variam de empresa para empresa e são calculados a partir de uma taxa percentual, chamada taxa de juros. 

A taxa de juros é dada em porcentagem, você lembra o que é isso? Clique no próximo link e relembre esse importante conceito: 

(Canal Khan Academy Brasil, publicado no Youtube)

Para te ajudar a resolver a próxima atividade, assista o vídeo sobre o cálculo de porcentagem:

(Canal Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio, Youtube)

Imagine que seus pais fizeram uma compra de 300 reais no cartão de crédito. Parcelaram o valor da compra e não conseguiram pagar por algum motivo. A empresa do cartão de crédito cobrou 20% de juros para quitar a dívida? E qual valor total pago pelos seus pais se adicionados ao valor da compra o valor dos juros? Faça os cálculos e registre em seu caderno.

Depois de tantas informações e conhecimentos, faça um resumo dos conhecimentos aprendidos na atividade de hoje, siga as orientações abaixo.

Organizando as ideias:

  1. anote numa folha de rascunho as principais informações que você aprendeu sobre a forma mais eficiente de comprar produtos;
  2. das informações anotadas escolha aquela que representa sua opinião sobre o assunto e escreva um texto argumentativo. Pode ser apenas um parágrafo, mas precisa conter a estrutura conforme a imagem abaixo. 
Descrição: Descrição: Estrutura texto argumentativo

(https://projetoacademico.com.br/dissertacao-argumentativa/)

Descrição: Descrição: Argumentar - Dicio, Dicionário Online de Português

Se você tiver alguma dificuldade em produzir o texto, tire suas dúvidas neste link: 

Aproveite, reúna sua família e apresente para eles tudo o que você aprendeu hoje. Até a próxima!

SABER MAIS: 

Outros cuidados com o uso do cartão de crédito:

https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/as-9-armadilhas-de-cartoes-de-credito-que-mais-doem-no-bolso/

Ainda tem dúvidas sobre como escrever uma dissertação?




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Educação Financeira e Empreendedorismo

OBJETO DE CONHECIMENTO:
MATEMÁTICA: Cálculo de porcentagens e de acréscimos e decréscimos simples:
PORTUGUÊS: Interpretação e produção de texto/ O texto dissertativo-argumentativo.
HABILIDADES:MATEMÁTICA(EF07MA02-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade em contextos diversos. 
PORTUGUÊS(EF67LP05-A) Analisar e se posicionar em relação aos textos argumentativos que se lê/ouve.