You are currently viewing INformando: O papel das unidades educacionais no enfrentamento à violência doméstica

INformando: O papel das unidades educacionais no enfrentamento à violência doméstica

O Conexão Escola – InFormando é um quadro educativo que objetiva  compartilhar informações e conteúdos relacionados à prática pedagógica, à formação continuada de professores e à convivência nos espaços educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia – RME, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

O PAPEL DAS UNIDADES EDUCACIONAIS NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Neste episódio, ao ouvir a Dra. Marislei Espindula Brasileiro, esperamos que todos compreendam que, infelizmente, a violência doméstica é uma realidade para nossas crianças e estudantes. Nossas unidades educacionais desempenham um papel fundamental no combate a esse tipo de violência, buscando promover uma cultura de autocuidado, respeito e proteção.

Competências GeraisCompetência 8 – Autoconhecimento e autocuidado  
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Competência 9 – Empatia e cooperação 
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Competência 10 – Autonomia 
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.