Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
CONCEITO
A bocha é um esporte da categoria esporte de precisão. O objetivo do jogo é lançar bolas coloridas o mais próximo possível de uma bola alvo, chamada de “bolim”.
ORIGEM
A bocha é um esporte da categoria esporte de precisão que tem uma longa história. Acredita-se que a bocha tenha sido praticada pela primeira vez por volta do século VI a.C. na Grécia Antiga, onde era conhecida como “boccia” ou “bola”.
EVOLUÇÃO
Na Roma Antiga, por exemplo, o esporte era praticado com bolas de couro cheias de areia. Já na Idade Média, a bocha era jogada com bolas de madeira. Com o passar dos anos, a bocha foi se desenvolvendo e popularizando-se em diferentes regiões do mundo, com variações nas regras e nas técnicas de jogo.
REGULAMENTAÇÃO
No século XIX, a bocha começou a ser praticada de forma mais organizada e regulamentada. Foi nessa época que surgiram as primeiras competições e as regras do esporte foram estabelecidas.
A bocha tornou-se especialmente popular na Itália. Esse esporte era jogado inicialmente por camponeses e pescadores, que usavam bolas de madeira para jogar em direção a uma bola menor, chamada de “pallino” ou “boccino”. Com o tempo, o esporte popularizou-se e espalhou-se por toda Europa onde se tornou um esporte nacional.
INCLUSÃO
No século XX, a bocha continuou a se desenvolver e tornou-se um esporte inclusivo, que pode ser praticado por pessoas de todas as idades, gêneros, classe social e limitações físicas. O esporte foi incluído nos Jogos Paralímpicos em 1984 e desde então tem sido uma parte importante do programa paralímpico, que permite que pessoas com diferentes tipos de deficiência possam participar e competir.
VALORES
Hoje em dia, a bocha é praticada em todo o mundo, tanto de forma recreativa quanto em competições profissionais. Existem diferentes modalidades de bocha, como a bocha tradicional, a bocha adaptada para pessoas com deficiência
Esse esporte requer habilidade, estratégia, precisão e concentração, promove a inclusão social e o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas e pode ser praticado individualmente ou em equipes e é apreciado por milhões de pessoas em todo o mundo.
TRADIÇÃO
Em termos de tradições, a bocha está associada a diferentes rituais e práticas em diferentes culturas. Por exemplo, na Itália, é comum que os jogadores de bocha se reúnam em grupos sociais chamados “bocciofile”, onde jogam, socializam e compartilham refeições. Esses grupos muitas vezes têm uma forte identidade cultural e são considerados uma parte importante da comunidade local.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
A Bocha é um esporte que apresenta raízes históricas antigas e está associada a diferentes culturas ao redor do mundo e a teoria mais aceita sobre sua origem refere-se a
(A) origem grega e egípcia.
(B) origem chinesa e romana.
(C) origem romana e chinesa
(D) origem grega e egípcia.
QUESTÃO 02
A Bocha apresenta semelhanças com um jogo popular bastante conhecido chamado “bolinha de gude” e também com o Esporte “Boliche”, cujo objetivo corresponde a
(A) acertar o alvo com a bola.
(B) fazer a bola chegar o mais longe possível.
(C) derrubar o maior número de pinos com a bola.
(D) fazer a bola chegar o mais perto possível de uma bola alvo chamada de “bolim”.
QUESTÃO 03
Para responder em seu caderno. A bocha apresenta alguma relação com outros esportes antigos? Explique.
QUESTÃO 04
Responda no caderno. Como a Bocha se espalhou pelo mundo e tornou-se um esporte popular?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico – culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |