ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Propriedades da adição e multiplicação
Propriedades da adição:
Comutativa: A propriedade comutativa da adição nos diz que a ordem dos números não altera o resultado da soma. Por exemplo:
3 + 5 = 5 + 3, pois ambos resultam em 8.
Associativa: A propriedade associativa destaca que a forma como agrupamos os números em uma adição não altera o resultado. Se tivermos:
(2 + 4) + 6 = 2 + (4 + 6), ambos resultarão em 12.
Elemento neutro: O zero é o elemento neutro da adição. Isso significa que somar qualquer número a zero não muda o valor desse número. Por exemplo:
7 + 0 = 7.
Fechamento: A propriedade de fechamento nos informa que a adição de dois números reais sempre resultará em outro número real. Não importa quais números você escolha, a soma será sempre um número real.
Propriedades da multiplicação:
Comutativa: Na multiplicação, a ordem dos fatores não altera o produto. Se multiplicarmos:
2 x 3 = 3 x 2, ambos resultarão em 6.
Associativa: A propriedade associativa também se aplica à multiplicação. Se tivermos:
(2 × 3) × 4 = 2 × (3 × 4), ambos resultarão em 24.
Elemento Neutro: O elemento neutro da multiplicação é 1. Multiplicar qualquer número por 1 não altera o valor desse número. Por exemplo:
5 × 1 = 5.
Fechamento: Assim como na adição, a multiplicação de dois números reais sempre resultará em outro número real. A multiplicação é uma operação fechada no conjunto dos números reais.
Distributiva em relação à adição e subtração: A propriedade distributiva destaca a relação entre a multiplicação e a adição (ou subtração). Multiplicar um número por uma soma (ou subtrair) é o mesmo que multiplicar o número por cada termo da soma (ou subtrair) e, em seguida, somar (ou subtrair) os resultados. Por exemplo:
5 x (2 + 3) = (5 x 2) + (5 x 3), ambos resultarão em 25.
Entender essas propriedades ajuda a simplificar cálculos, resolver problemas e explorar o fascinante mundo da matemática de maneira mais eficaz.
QUESTÃO 1
A expressão (3 x 2) x 4 foi reescrita usando a propriedade associativa. A expressão ficou assim
(A) 3 x (2 x 4).
(B) (3 x 2) x 4.
(C) 3 x 2 x 4.
(D) 4 x (3 x 2).
QUESTÃO 2
Quando dizemos que a adição é “fechada”, isso significa que
(A) O resultado é sempre positivo.
(B) O resultado é sempre negativo.
(C) Ao somar dois números reais, o resultado também é um número real.
(D) A adição não é possível.
QUESTÃO 3
Explique, utilizando exemplos numéricos, como as propriedades comutativa e associativa da adição podem ser aplicadas para simplificar expressões matemáticas. Dê pelo menos dois exemplos de cada propriedade e demonstre os passos utilizados.
QUESTÃO 4
Explique o conceito de “Elemento Neutro” na multiplicação e como isso se relaciona ao número 1. Além disso, discuta o que significa dizer que a multiplicação é “fechada” e forneça um exemplo para ilustrar essa propriedade.
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF04MA05-A) Identificar as propriedades da adição, comutativa, associativa, elemento neutro, fechamento, e da multiplicação, comutativa, associativa, elemento neutro, fechamento e distributiva em relação à adição e subtração. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2023- 4º Ano/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |