You are currently viewing Língua Portuguesa – Relato de Observação

Língua Portuguesa – Relato de Observação

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFmXf0aZvg/tOB-1sPZHCEG8g4nmeEV5Q/edit>. Acesso em: 25 de abril de 2023.

Relato de Observação

OLÁ ESTUDANTE! 

VOCÊ SABE O QUE É UM RELATO DE OBSERVAÇÃO?

O GÊNERO TEXTUAL “RELATO DE OBSERVAÇÃO” É UM TIPO DE TEXTO QUE DESCREVE UMA SITUAÇÃO, EVENTO OU FENÔMENO QUE FOI OBSERVADO PELO AUTOR.

ESSE TIPO DE TEXTO BUSCA TRANSMITIR AS INFORMAÇÕES DE MANEIRA DETALHADA DAQUILO QUE FOI OBSERVADO.

GERALMENTE, O RELATO DE OBSERVAÇÃO É UTILIZADO EM DIVERSAS ÁREAS, COMO NA PESQUISA CIENTÍFICA, NA EDUCAÇÃO, NA COMUNICAÇÃO E EM RELATOS PESSOAIS. 

A ESTRUTURA DESSE TIPO DE TEXTO PODE VARIAR, MAS, EM GERAL, INCLUI OS SEGUINTES ELEMENTOS:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/garota-segurando-o-personagem-de-desenho-a-lapis-no-fundo-branco_27546758.htm#page=8&query=estudante%20desenho&position=24&from_view=search&track=ais> Acesso em: 28, fev. 23.

VEJA UM RELATO DE OBSERVAÇÃO:

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFmXf0aZvg/tOB-1sPZHCEG8g4nmeEV5Q/edit>. Acesso em: 25 de abril de 2023.

ATIVIDADES

1- VEJA O RELATO DE OBSERVAÇÃO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS:

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFmXf0aZvg/tOB-1sPZHCEG8g4nmeEV5Q/edit>. Acesso em: 25 de abril de 2023.

a) O RELATO APRESENTADO É SOBRE QUAL ASSUNTO:


b) QUANDO INICIOU A SEMEADURA:


c) EM QUE ETAPA SURGIRAM OS BROTOS:

Disponível em: <https://br.freepik.com/search?format=search&page=3&query=FEIJ%C3%83O%20DESENHO&selection=1#uuid=eb4d85fd-5a64-4bda-80e9-5c7e42a09a93>. Acesso em: 25 de novembro de 2023.

d) SEGUNDO O AUTOR, COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA PARA ELE?



2- QUAL É O PROPÓSITO PRINCIPAL DE UM RELATO DE OBSERVAÇÃO?

(A) APRESENTAR UMA NARRATIVA FANTASIOSA.

(B) TRANSMITIR INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS.

(C) DESCREVER UMA SITUAÇÃO QUE FOI OBSERVADA.

(D) IGNORAR DETALHES E FOCAR EM CONCLUSÕES.

(E) DESCREVER APENAS RESULTADOS


3- QUAIS SÃO AS ETAPAS DO RELATO DE OBSERVAÇÃO:

(A) DESCRIÇÃO, SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA E CONCLUSÃO.

(B) SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA,  IMPRESSÕES E REFLEXÕES E CONCLUSÃO.

(C) INTRODUÇÃO, DESCRIÇÃO, SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA,  IMPRESSÕES E REFLEXÕES E CONCLUSÃO.

(D) SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA E CONCLUSÃO.

(E) INTRODUÇÃO, IMPRESSÕES E REFLEXÕES E CONCLUSÃO.


    4- IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ EM UM PARQUE TEMÁTICO, UM ZOOLÓGICO OU UM PASSEIO EM UMA NOVA CIDADE. SUA TAREFA É ESCREVER UM RELATO DE OBSERVAÇÃO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA MARCANTE QUE VOCÊ TEVE LÁ. SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO E BOA PRODUÇÃO!

    (   ) PARQUE TEMÁTICO

    (   ) ZOOLÓGICO

    (   ) UM PASSEIO EM UMA NOVA CIDADE

    RELATO DE OBSERVAÇÃO: ________________________ 

    INTRODUÇÃO: INICIE SEU RELATO DESCREVENDO O AMBIENTE, INCLUINDO DETALHES. APRESENTE A DATA E O MOTIVO DA VISITA.
    DESCRIÇÃO DETALHADA:ESCOLHA UM EVENTO ESPECÍFICO OU ATRAÇÃO PARA OBSERVAR DETALHADAMENTE. DESCREVA NÃO APENAS O QUE VOCÊ VIU, MAS TAMBÉM COMO SE SENTIU DURANTE ESSA EXPERIÊNCIA.
    SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA:ORGANIZE AS INFORMAÇÕES EM UMA SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA, DESTACANDO A ORDEM DOS ACONTECIMENTOS. 
    IMPRESSÕES E REFLEXÕES:RESERVE UM MOMENTO PARA COMPARTILHAR SUAS IMPRESSÕES PESSOAIS E REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA. PODE SER ALGO QUE VOCÊ APRENDEU, UMA SURPRESA INESPERADA OU SIMPLESMENTE COMO A EXPERIÊNCIA IMPACTOU VOCÊ DE MANEIRA GERAL.
    CONCLUSÃO:ENCERRE SEU RELATO DE OBSERVAÇÃO DEIXANDO UMA ÚLTIMA IMPRESSÃO OU REFLEXÃO SOBRE SUA VISITA.

    Autoria:Gabriele Leandro Dias
    Formação: Pedagogia/ Psicologia
    Componente Curricular:Língua Portuguesa
    Habilidades:(EF02LP16) Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
    Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
    GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023.
    Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.