You are currently viewing Sustentabilidade em Conexão – Episódio animal: o papel dos quelônios nos ecossistemas

Sustentabilidade em Conexão – Episódio animal: o papel dos quelônios nos ecossistemas

O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

EPISÓDIO ANIMAL: O PAPEL DOS QUELÔNIOS NOS ECOSSISTEMAS

O “Episódio animal: papel dos quelônios nos ecossistemas” inicia apresentando as características dos répteis, assim como seus principais grupos e quantidade de espécies brasileiras e apresenta um apanhado sobre os quelônios, também chamados de testudines. São eles as tartarugas, cágados e jabutis. Para abrilhantar o programa, tivemos uma entrevista com o biólogo Diogo Amaral, do Parque Zoológico de Goiânia, que apresentou informações preciosas sobre as tartarugas-da-amazônia, tanto em seus hábitos quanto em situação de cativeiro.

Competência geralCOMPETÊNCIA 7
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
COMPETÊNCIA 10
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
HabilidadesCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EF08CI14-C) Identificar a influência das ações antrópicas nas alterações climáticas.(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
GEOGRAFIA
(EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive.
(EF04GE11-B) Reconhecer a ação humana no processo de conservação ou de degradação dessas paisagens, aumentando a sua consciência ambiental e a noção de interdependência entre os elementos naturais e a vida humana.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimentoCIÊNCIAS DA NATUREZA
(EJACI0219) Distinguir os seres vivos em risco de extinção, dando enfoque aos animais do Cerrado.
(EJACI0220) Relacionar as causas da extinção de animais e vegetais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem.
(EJACI0221) Relatar diferenças e semelhanças entre algumas espécies de animais do Cerrado.
(EJACI0506) Analisar as causas de extinção das espécies de fauna e flora e as consequências para o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida.