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Língua Portuguesa – Formas de apropriação textual

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Quando lemos, as palavras nos levam para outros lugares e nos fazem pensar. Isso acontece porque os escritores utilizam formas especiais de apropriação textual que dão significado ao que escrevem. Imagine um pintor diante de uma tela em branco. Ele usa suas tintas, pincéis e técnicas para criar uma obra de arte única. Da mesma forma, um autor utiliza recursos textuais para construir seu universo narrativo.

Há várias ferramentas que podem ser usadas para enriquecer seus textos, tornando-os mais expressivos e interessantes. Veja algumas formas comuns e sua importância.

Metáforas e Comparações

As comparações, também conhecidas como “similes”, aproximam ideias através do uso de “como” ou “parecido com”. Por exemplo, “sua voz era suave como um sussurro de folhas ao vento”. Já as metáforas são como pontes que conectam conceitos diferentes através de comparações implícitas. Elas transformam o simples ato de “voar”, por exemplo, em uma jornada sem limites, como quando dizemos que “os sonhos são asas da imaginação”. 

Citações e Referências

Ao mencionar o pensamento de outras pessoas, seja através de citações diretas ou referências a obras conhecidas, os autores fortalecem suas próprias ideias. Ao empregar a frase de Albert Einstein “A imaginação é mais importante que o conhecimento”, é possível ressaltar a importância da criatividade em nossas vidas. O recurso da citação e da apresentação de referências de estudos ou pessoas especialistas em determinada área fortalecem a ideia que o autor defende em seu texto e o relaciona com outros textos.

Ironia e Ambiguidade

A ironia, muitas vezes usada para expressar o contrário do que se diz literalmente, cria um efeito surpreendente. Por exemplo, quando alguém diz “ótimo trabalho” diante de algo que não foi bem executado. A ambiguidade, por sua vez, ao gerar mais de um possível significado, convida o leitor a refletir e interpretar. Observe:

“Vi um homem com um telescópio.” 

A frase acima pode significar que o homem tinha um telescópio ou que foi visto através de um telescópio. Nem sempre o uso de ambiguidades no texto é bom e intencional. Quando a ambiguidade está a serviço do texto, de suas ideias, é um valioso recurso para criar situações específicas em uma narrativa. Contudo, às vezes por descuido, o autor de um texto pode escrever alguma sentença ou até mesmo apresentar uma ideia que torna-se ambígua sem necessidade, prejudicando a compreensão do texto.

Utilizar formas variadas de apropriação textual não apenas enriquece a escrita, como aprimora a capacidade de expressar ideias de maneira mais envolvente e criativa. Praticar e experimentar com essas técnicas são passos importantes para se tornar um escritor mais habilidoso e eficaz.

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Um artigo científico sobre mudanças climáticas apresenta gráficos, tabelas e análises estatísticas para demonstrar o aumento da temperatura global ao longo das últimas décadas. Os dados coletados de diversas fontes validam a pesquisa. Qual forma de apropriação textual é evidenciada no  referido artigo científico?

(A) Uso de linguagem descritiva e irônica

(B) Utilização de argumentos emocionais

(C) Apresentação de dados quantitativos

(D) Exposição de opiniões pessoais

QUESTÃO 2

Observe o seguinte contexto:

Um livro de história descreve os eventos da Segunda Guerra Mundial através de relatos de sobreviventes, incluindo cartas pessoais, diários e entrevistas. A narrativa entrelaça essas fontes para oferecer uma visão abrangente do período. 

Que forma de apropriação textual é utilizada no texto mencionado?

(A) Uso de linguagem metafórica

(B) Apresentação de dados estatísticos

(C) Integração de fontes primárias

(D) Descrição de cenários fictícios

QUESTÃO 3

Observe a seguinte sentença:

Léa observou o carro com a lente de aumento.

A sentença acima pode ter dois sentidos, a depender do contexto. 

(A) Identifique esses sentidos e explique-os.

(B) Depois de identificar os sentidos possíveis na letra (A), reescreva a sentença de modo que elimine a ambiguidade. Para isso, você deve escrever uma frase para cada sentido compreendido.

Leia a seguinte História em Quadrinhos (HQ) para responder às questões 4 e 5.

SANTOS, Marlon. Dominique e a vó. Elaborado no Canva para fins didáticos – Equipe NEC/SME-GO.

QUESTÃO 4

(A) Na HQ há uma frase ambígua. Identifique-a e explique quais sentidos podem ser compreendidos através dela.

(B) Na HQ, percebemos que Dominique responde sua avó através de citações musicais. Pesquise que músicas são essas e quem as interpreta.

QUESTÃO 5

O que você acha da estratégia utilizada na construção da HQ “Dominique e a vó”? Na produção de textos, é importante que o escritor mobilize estratégias textuais que produzam os efeitos de sentido pretendidos por ele. Sabendo disso, crie duas personagens, pense em um tema legal para o diálogo entre elas e elabore uma tirinha utilizando esta ou outra estratégia de escrita.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF89LP05) Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre).
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 2° Bimestre; Goiânia, 2023.