Esta é uma proposta de atividade de História com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Reflexos do eurocentrismo. Disponível em:<http://chargeaclasse.blogspot.com/2011/12/belo-monte.html>. Acesso em: 07 dez. 2023
Eugenia e preconceito no Brasil: reflexos do eurocentrismo no Brasil.
No Brasil do século XIX, a população negra enfrentou uma série de obstáculos significativos no que diz respeito à educação. Este período foi marcado por profundas desigualdades sociais e estruturas discriminatórias, que se refletiam de maneira expressiva no acesso à educação, um dos pilares fundamentais para a promoção da igualdade e desenvolvimento social.
O jantar. Passatempos depois do jantar, uma litografia de 1839 que evidencia a grande divisão entre senhor e servo, é obra do artista francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848), que passou 15 anos no Brasil captando o cotidiano de uma sociedade construída sobre a escravidão.
Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo_no_Brasil#/media/Ficheiro:A_Brazilian_family_in_Rio_de_Janeiro_by_Jean-Baptiste_Debret_1839.jpg>. Acesso em: 8 dez. 2023.
Um dos principais obstáculos enfrentados pela população negra durante o século XIX era a escravidão, que persistiu até 1888 com a abolição formal. Durante esse período, a negação sistemática de educação aos escravizados era uma estratégia para manter o controle social e impedir o desenvolvimento intelectual que poderia questionar as estruturas de poder vigentes. Além da escravidão, a falta de políticas públicas efetivas e inclusivas contribuiu para a exclusão educacional da população negra. A escassa oferta de escolas, aliada à ausência de políticas específicas voltadas para a promoção da igualdade racial, resultou em um acesso desigual à educação.
Disponível em:<https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/campanhas-e-produtos/direito-facil/edicao-semanal/discriminacao-ou-preconceito-1>. Acesso em: 8 dez. 2023.
A segregação racial também era evidente nas escolas que eventualmente aceitavam estudantes negros. A discriminação permeava os espaços educacionais, desde a negação de oportunidades iguais até a falta de representatividade nos conteúdos curriculares, que muitas vezes marginalizavam a história, a cultura e as contribuições da população negra.
É crucial destacar que, mesmo diante desses obstáculos, houve resistência e esforços por parte da população negra para buscar a educação. Iniciativas de educação clandestina e a formação de comunidades autônomas foram estratégias adotadas para contornar as barreiras impostas. Esses esforços refletem a resiliência e a busca constante por conhecimento, apesar das condições adversas.
Disponível em:<https://www.facebook.com/almapretajornalismo/photos/a.1557359807860121/2813300895599333/?type=3>. Acesso em: 08 dez. 2023.
O legado dessa época continua a influenciar a realidade educacional da população negra no Brasil contemporâneo. A luta por uma educação mais inclusiva, representativa e igualitária permanece uma pauta central, destacando a importância de enfrentar o racismo estrutural que perpetua desigualdades históricas.
Responda às Questões.
Questão 1
A filosofia da eugenia, embora tenha perdido espaço no discurso científico mainstream, ainda deixa marcas profundas em diversas sociedades, incluindo o Brasil. Quando aplicada à população negra, essa abordagem suscita preocupações significativas sobre a perpetuação de estereótipos, desigualdades socioeconômicas e acesso limitado a oportunidades fundamentais.
Examinemos os efeitos dessa filosofia no contexto brasileiro, especialmente considerando suas implicações para a comunidade afrodescendente. Marque a resposta correta.
(A) Reforço da igualdade de oportunidades.
(B) Diminuição das disparidades socioeconômicas.
(C) Estímulo à diversidade cultura.
(D) Perpetuação de estereótipos e desigualdades.
Questão 2
Forme dupla e leia com atenção o texto abaixo:
MACHADO, Carlos Eduardo Dias. População negra e escolarização na cidade de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930. 2009. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. doi:10.11606/D.8.2009.tde-03022010-174218. p. 29. Acesso em: 2023-12-07.
Após a leitura do texto, argumente sobre as consequências para os ex escravizados e seus descendentes destas ações descritas acima.
Questão 3
A Lei 10.639/2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. Ao buscar reconhecer e valorizar a contribuição desses grupos para a formação da sociedade brasileira, a lei visa combater o racismo estrutural e promover a igualdade racial.
Quais são alguns resultados observados da aplicação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas?
(A) Aumento da discriminação racial.
(B) Fortalecimento da identidade afrodescendente.
(C) Redução das desigualdades educacionais.
(D) Diminuição da diversidade cultural nas escolas.
Questão 4
O Brasil, historicamente marcado por uma rica diversidade étnica e cultural, ainda enfrenta desafios relacionados ao preconceito racial. Apesar de avanços sociais, manifestações de discriminação persistem, evidenciando a importância de discutir e combater o racismo em suas diversas formas. Nesse contexto, a questão a seguir aborda dados sobre o preconceito racial no país.
Em relação ao preconceito racial no Brasil, qual dos seguintes dados representa uma realidade inexistente?
(A) De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra representa a maioria dos brasileiros.
(B) Pesquisas indicam que, no mercado de trabalho, pessoas negras enfrentam maiores dificuldades de ascensão profissional em comparação com seus pares brancos.
(C) O Atlas da Violência aponta que a taxa de homicídios é significativamente maior entre jovens negros do que entre jovens brancos.
(D) Estudos indicam que as universidades brasileiras apresentam equidade racial em suas matrículas, refletindo uma sociedade mais justa e inclusiva.
Autoria: | Prof. Esp.: Uilson Silva Duarte |
Formação: | Licenciado em História e Pedagogia |
Componente Curricular: | História |
Habilidades: | (EF08HI24) Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica. |
Referências: | MACHADO, Carlos Eduardo Dias. População negra e escolarização na cidade de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930. 2009. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em:<https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-03022010-174218/pt-br.php>. Acesso em: 08 dez. 2023..MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Tradução . Niterói: EDUFF, 2004. Disponível em:<https://biblio.fflch.usp.br/Munanga_K_UmaAbordagemConceitualDasNocoesDeRacaRacismoIdentidadeEEtnia.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2023 |