Esta proposta de Atividade de Arte, é destinada a estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental.
As cantigas de roda são uma forma de expressão cultural que existe há séculos. Elas surgiram na Europa, provavelmente na Idade Média, e foram transmitidas de geração em geração, através da tradição oral. No Brasil, as cantigas de roda foram trazidas pelos colonizadores portugueses e espanhóis e rapidamente se adaptaram à cultura local.
As cantigas de roda são caracterizadas por sua simplicidade e cativante melodia. Elas são geralmente acompanhadas de movimentos e brincadeiras, o que as torna uma atividade divertida e educativa para crianças de todas as idades.
As cantigas de roda têm uma importância cultural e social significativa, pois permitem a preservação da história e tradições da cultura popular. Além disso, elas estimulam a interação social e a comunicação entre as pessoas. As cantigas de roda também são consideradas uma forma de expressão artística, transmitindo emoções, sentimentos e contando histórias por meio de suas letras e melodias.
Atualmente, as cantigas de roda continuam sendo cantadas e dançadas por crianças e adultos em escolas, festas tradicionais e eventos culturais, proporcionando momentos de diversão, aprendizado e integração.
As cantigas de roda são importantes por diversos motivos.
- Estimulam a criatividade e a imaginação: as crianças podem usar sua imaginação para criar novas versões das cantigas, o que contribui para o desenvolvimento da criatividade e da imaginação.
- Promovem a socialização: as cantigas de roda são geralmente cantadas e tocadas em grupo, o que ajuda a promover a socialização e a interação entre as crianças.
- Ensinam valores e costumes: as cantigas de roda muitas vezes transmitem valores e costumes da cultura local, o que contribui para a formação da identidade cultural das crianças.
- Desenvolvem a linguagem: as cantigas de roda são uma forma de exposição à linguagem, o que contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças.
As cantigas de roda são uma parte importante da cultura brasileira e devem ser preservadas. Elas são uma forma divertida e educativa de transmitir valores, costumes e cultura para as crianças. Atirei o pau no gato; Ciranda, cirandinha; Marcha soldado; O cravo brigou com a rosa; O sapo não lava o pé são exemplos de cantigas tradicionais em nossa cultura.
Questão 1
Marque a alternativa correta.
As cantigas de roda têm uma importância cultural e social significativa,
A) pois permitem a preservação da história e tradições
B) pois permitem acabar com a história e tradições
C) pois não permite brincar e cantar
D) pois não há socialização entre as crianças.
Questão 2
Marque a alternativa correta.
Cantigas de roda são?
A) caracterizadas por sua complexidade com movimentos e passos.
B) caracterizadas por sua simplicidade com movimentos e brincadeiras.
C) caracterizadas por sua ausência de letra e melodia.
D) caracterizadas por sua dificuldade de movimentos e brincadeiras.
Questão 3
Veja a Reportagem a seguir:
“As cantigas de roda têm uma importância cultural e social significativa, pois permitem a preservação da história e tradições da cultura popular.”
Em nosso cotidiano, o diálogo com os mais velhos como avós, bisavós, familiares e amigos nos possibilita aprender e conhecer histórias, tradições, culturas…
Neste sentido, dialoga com pessoas mais velhas e pergunte como eram as brincadeiras de infância delas. Depois pergunte se conhecem cantigas de roda e quais?
Questão 4
Inspiração:
Vamos ver como algumas crianças exploram as cantigas de Escravos de Jó e De abóbora faz melão?
Questão 4
Depois de dialogar com os mais velhos, ver vídeos e refletir sobre as Cantigas de Roda. É a nossa vez!
Há várias possibilidades de brincar, cantar, dançar e conhecer Cantigas de Roda.
Escolha uma cantiga de seu gosto, com os colegas e a professora ou professor, criem uma forma diferente de dança/brincar com a cantiga que escolheu.
Clique no botão e veja 43 cantigas diferentes para se inspirar
Saiba mais
Brincadeiras Regionais | Centro-Oeste. NOVA ESCOLA – Link: www.youtube.com/watch?v=-LxocV2TYl0.
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação. |
Componente Curricular: | ARTE/Música/Dança |
Habilidades: Elementos da Linguagem: Elementos constitutivos da música Contextos e Práticas: Produções em dança Produção goiana e seus contextos. Processos de Criação: Processos de criação e de composição em dança. Materiais, recursos e espaços convencionais, alternativos e/ou digitais. | (GO-EF05AR14-B/C) Perceber e identificar os elementos constitutivos da música, melodia, harmonia e ritmo e do som, altura, intensidade, timbre, duração, por meio de práticas musicais diversas. (GO-EF05AR08-B) Realizar leituras e releituras de produções em dança em seus diferentes espaços, de modo a ampliar as possibilidades de relação da dança, em contextos diversos. (GO-EF05AR12-B) Desenvolver processos de criação e de composição em dança, com base em temas ou interesses artísticos, fazendo uso de materiais recursos e espaços convencionais, alternativos e/ou digitais. (EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em: 23/06/2023.Toda Matéria. As 43 Cantigas de Roda mais Populares do Brasil. Daniela Diana – Disponível em: www.todamateria.com.br/cantigas-de-roda. Acesso em: 08/08/2023. |