ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
POEMA DAS PLANTAS
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
SEGUNDO O POEMA, QUAL É A FUNÇÃO PRINCIPAL DAS RAÍZES? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) PRODUZIR ALIMENTOS ATRAVÉS DA FOTOSSÍNTESE.
B) DANÇAR COM FERVOR NO BAILE DAS CORES.
C) ABRAÇAR A TERRA E BUSCAR ÁGUA E NUTRIENTES.
D) VOAR COMO AVES NA BRISA.
QUESTÃO 2
O QUE AS FOLHAS REALIZAM ATRAVÉS DA FOTOSSÍNTESE, SEGUNDO A AUTORA? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) PRODUZEM ALIMENTOS COM A LUZ DO SOL.
B) DANÇAM COM FERVOR NO BAILE DAS CORES.
C) ABRAÇAM A TERRA EM BUSCA DE NUTRIENTES.
D) GUARDAM SONHOS COMO BRINQUEDOS.
QUESTÃO 3
EXPERIMENTO: INVESTIGANDO A FOTOSSÍNTESE
OBJETIVO: DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA LUZ SOLAR NA FOTOSSÍNTESE.
MATERIAIS:
– UMA PLANTA SAUDÁVEL COM FOLHAS VERDES.
– UM RECIPIENTE TRANSPARENTE.
– PAPEL ALUMÍNIO.
– TESOURA.
– FITA ADESIVA.
– LÂMPADA.
– CRONÔMETRO.
PROCEDIMENTO:
- CUBRA UMA PARTE DAS FOLHAS DA PLANTA COM PAPEL ALUMÍNIO, GARANTINDO QUE UMA SEÇÃO FIQUE COMPLETAMENTE SOMBREADA.
- USE A FITA ADESIVA PARA FIXAR O PAPEL ALUMÍNIO NAS FOLHAS, EVITANDO A ENTRADA DE LUZ NA ÁREA COBERTA.
- COLOQUE A PLANTA EM UM RECIPIENTE TRANSPARENTE.
- POSICIONE A LÂMPADA A UMA DISTÂNCIA IGUAL DA PARTE NÃO COBERTA DAS FOLHAS.
- CERTIFIQUE-SE DE QUE A LÂMPADA ESTÁ ACESA E MANTENHA-A LIGADA DURANTE O EXPERIMENTO.
- INICIE O CRONÔMETRO E OBSERVE A PLANTA POR UM PERÍODO DE TEMPO, REGISTRANDO QUAISQUER MUDANÇAS NAS ÁREAS COBERTAS E NÃO COBERTAS DAS FOLHAS. APÓS UM PERÍODO ADEQUADO, REMOVA O PAPEL ALUMÍNIO E CONTINUE OBSERVANDO A PLANTA.
ANÁLISE:
- REGISTRE AS MUDANÇAS NA COR, SAÚDE E CRESCIMENTO DAS ÁREAS COBERTAS E NÃO COBERTAS DAS FOLHAS AO LONGO DO EXPERIMENTO.
- DISCUTA COMO A LUZ AFETA A CAPACIDADE DA PLANTA DE REALIZAR A FOTOSSÍNTESE.
- CONCLUA SE A PLANTA DEPENDE DA LUZ SOLAR PARA REALIZAR O PROCESSO DE FOTOSSÍNTESE.
Autora: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF02CI06-A) Identificar as principais partes de uma planta, raiz, caule, folhas, flores e frutos, descrevendo a função desempenhada por elas. |
Referências: | HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 2º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021. Júnior, César da Silva [et.al]. Eu gosto: Ciências: 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Práxis, 2021. PARTES DA PLANTA, Toda Matéria, UOL, 2023. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/partes-da-planta/>. Acesso em: 04, dez. 2023. PLANTAS, Escola Kids, 2023. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/as-plantas.htm>. Acesso em: 04, dez. 2023. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |