You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – CONHECENDO AS PARTES DE UMA PLANTA

CIÊNCIAS DA NATUREZA – CONHECENDO AS PARTES DE UMA PLANTA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


POEMA DAS PLANTAS

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: https://www.canva.com

QUESTÃO 1

SEGUNDO O POEMA, QUAL É A FUNÇÃO PRINCIPAL DAS RAÍZES? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

A) PRODUZIR ALIMENTOS ATRAVÉS DA FOTOSSÍNTESE.

B) DANÇAR COM FERVOR NO BAILE DAS CORES.

C) ABRAÇAR A TERRA E BUSCAR ÁGUA E NUTRIENTES.

D) VOAR COMO AVES NA BRISA.

QUESTÃO 2

O QUE AS FOLHAS REALIZAM ATRAVÉS DA FOTOSSÍNTESE, SEGUNDO A AUTORA? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

A) PRODUZEM ALIMENTOS COM A LUZ DO SOL.

B) DANÇAM COM FERVOR NO BAILE DAS CORES.

C) ABRAÇAM A TERRA EM BUSCA DE NUTRIENTES.

D) GUARDAM SONHOS COMO BRINQUEDOS.

QUESTÃO 3

EXPERIMENTO: INVESTIGANDO A FOTOSSÍNTESE

OBJETIVO: DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA LUZ SOLAR NA FOTOSSÍNTESE.

MATERIAIS:

– UMA PLANTA SAUDÁVEL COM FOLHAS VERDES.

– UM RECIPIENTE TRANSPARENTE.

– PAPEL ALUMÍNIO.

– TESOURA.

– FITA ADESIVA.

– LÂMPADA.

– CRONÔMETRO.

PROCEDIMENTO:

  1. CUBRA UMA PARTE DAS FOLHAS DA PLANTA COM PAPEL ALUMÍNIO, GARANTINDO QUE UMA SEÇÃO FIQUE COMPLETAMENTE SOMBREADA.
  • USE A FITA ADESIVA PARA FIXAR O PAPEL ALUMÍNIO NAS FOLHAS, EVITANDO A ENTRADA DE LUZ NA ÁREA COBERTA.
  • COLOQUE A PLANTA EM UM RECIPIENTE TRANSPARENTE.
  • POSICIONE A LÂMPADA A UMA DISTÂNCIA IGUAL DA PARTE NÃO COBERTA DAS FOLHAS.
  • CERTIFIQUE-SE DE QUE A LÂMPADA ESTÁ ACESA E MANTENHA-A LIGADA DURANTE O EXPERIMENTO.
  • INICIE O CRONÔMETRO E OBSERVE A PLANTA POR UM PERÍODO DE TEMPO, REGISTRANDO QUAISQUER MUDANÇAS NAS ÁREAS COBERTAS E NÃO COBERTAS DAS FOLHAS. APÓS UM PERÍODO ADEQUADO, REMOVA O PAPEL ALUMÍNIO E CONTINUE OBSERVANDO A PLANTA.

ANÁLISE:

  1. REGISTRE AS MUDANÇAS NA COR, SAÚDE E CRESCIMENTO DAS ÁREAS COBERTAS E NÃO COBERTAS DAS FOLHAS AO LONGO DO EXPERIMENTO.
  • DISCUTA COMO A LUZ AFETA A CAPACIDADE DA PLANTA DE REALIZAR A FOTOSSÍNTESE.
  • CONCLUA SE A PLANTA DEPENDE DA LUZ SOLAR PARA REALIZAR O PROCESSO DE FOTOSSÍNTESE.
Autora:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF02CI06-A) Identificar as principais partes de uma planta, raiz, caule, folhas, flores e frutos, descrevendo a função desempenhada por elas.  
Referências:HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 2º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.  

Júnior, César da Silva [et.al]. Eu gosto: Ciências: 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Práxis, 2021.  

PARTES DA PLANTA, Toda Matéria, UOL, 2023. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/partes-da-planta/>. Acesso em: 04, dez. 2023.  

PLANTAS, Escola Kids, 2023. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/as-plantas.htm>. Acesso em: 04, dez. 2023.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)