Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Peças teatrais
Olá estudantes!
Vocês já foram ao teatro alguma vez?
Vocês sabiam que as peças teatrais fazem parte de um gênero textual?
As peças teatrais representam um importante gênero textual, conhecido como drama ou teatro.
O Texto teatral é uma história escrita por dramaturgos e que ganha vida no palco. Estes textos são encenados por atores e atrizes e geralmente não tem narradores.
O Texto teatral tem personagens, um lugar onde a história acontece, e a história pode ser dividida em pedaços chamados “Atos”, que são como capítulos.
Algumas características dos textos teatrais:
1- Textos Encenados: | O texto teatral é escrito para ser representado por atores e atrizes. |
2- Gênero Narrativo: | História que tem começo, meio e fim. |
3- Diálogo entre Personagens: | Os personagens trocam ideias, contam segredos e etc. |
4 – Discurso Direto: | Personagens falam diretamente. |
5- Atores, Plateia e Palco: | Os atores representam os personagens, a plateia assiste e o palco onde tudo acontece. |
6- Cenário, Figurino e Sonoplastia: | O cenário é o lugar onde a história se passa, o figurino são as roupas dos personagens, e a sonoplastia é o som utilizado. |
7- Linguagem Corporal e Gestual: | Os atores usam o corpo para contar a história, fazem expressões engraçadas, pulam, dançam e fazem gestos que mostram como os personagens estão se sentindo. |
Os textos de teatro são divididos em duas partes importantes: texto principal e secundário.
O Texto Principal é onde as personagens falam, seja sozinhas (monólogo), conversando entre si (diálogo) ou soltando frases rápidas (apartes).
Já o Texto Secundário inclui informações sobre o cenário, o figurino e as instruções especiais para a encenação.
Esse gênero segue uma estrutura composta por introdução, desenvolvimento (conflito, clímax) e desfecho.
Veja o exemplo:
Título: “A Festa dos Bichinhos” Cenário: Uma clareira na floresta, decorada com flores coloridas e uma grande árvore no centro. Personagens: Coelho (Cenourinha)Urso (Pandinha)Pássaro (Penas)Borboleta (Asas)Sapo (Saltito) Ato I: Introdução (Cenourinha, Pandinha, Penas, Asas, e Saltito estão animados na clareira) Cenourinha: (sorrindo) Olá, amigos da floresta! Que tal organizarmos uma festa hoje? Pandinha: Uma festa? Isso parece incrível! Asas: (batendo as asas) Com danças e música, tenho certeza de que será divertido! Saltito: (pulando) E comida! Não podemos esquecer da comida! Ato II: Complicação/ conflito (Cenourinha percebe que não têm música nem instrumentos) Cenourinha: Hum, como teremos música sem instrumentos? Penas: (pensando) E se usarmos nossas vozes para cantar? Asas: Boa ideia! Vamos fazer uma canção! (Cada um começa a cantar sua parte, criando uma melodia alegre) Ato III: Clímax (Cenourinha, Pandinha, Penas, Asas, e Saltito começam a dançar ao som da música improvisada. A festa está animada, e todos os animais da floresta se juntam à celebração.) Cenourinha: (sorrindo) Esta é a melhor festa de todas! Pandinha: Concordo! E pensar que começou com a ideia simples de uma festa. Ato IV: Desfecho (A festa continua até o pôr do sol. Os amigos se reúnem em volta da grande árvore para agradecer.) Cenourinha: Hoje aprendemos que, mesmo sem planejar muito, podemos fazer algo incrível juntos. Penas: (voando) E que a amizade é a melhor música para qualquer festa! Todos: (sorrindo) Viva a amizade e as festas na floresta! Elaborado pela autora |
ATIVIDADES
1- Qual é a estrutura principal de um texto teatral?
(A) Introdução, personagens e clímax.
(B) Monólogo, diálogo e apartes.
(C) Introdução, desenvolvimento (conflito, clímax) e desfecho.
(D) Atores, plateia e palco.
(E) Diálogo, personagens e desfecho.
2- Preencha a tabela com a definição das características principais do Texto teatral:
Textos Encenados: | |
Gênero Narrativo: | |
Diálogo entre Personagens: | |
Discurso Direto: | |
Atores, Plateia e Palco: | |
Cenário, Figurino e Sonoplastia: | |
Linguagem Corporal e Gestual: |
3- Veja o exemplo e em seguida responda as alternativas:
Título: “A Festa dos Bichinhos” Cenário: Uma clareira na floresta, decorada com flores coloridas e uma grande árvore no centro. Personagens: Coelho (Cenourinha)Urso (Pandinha)Pássaro (Penas)Borboleta (Asas)Sapo (Saltito) Ato I: Introdução (Cenourinha, Pandinha, Penas, Asas, e Saltito estão animados na clareira) Cenourinha: (sorrindo) Olá, amigos da floresta! Que tal organizarmos uma festa hoje? Pandinha: Uma festa? Isso parece incrível! Asas: (batendo as asas) Com danças e música, tenho certeza de que será divertido! Saltito: (pulando) E comida! Não podemos esquecer da comida! Ato II: Complicação/ conflito (Cenourinha percebe que não têm música nem instrumentos) Cenourinha: Hum, como teremos música sem instrumentos? Penas: (pensando) E se usarmos nossas vozes para cantar? Asas: Boa ideia! Vamos fazer uma canção! (Cada um começa a cantar sua parte, criando uma melodia alegre) Ato III: Clímax (Cenourinha, Pandinha, Penas, Asas, e Saltito começam a dançar ao som da música improvisada. A festa está animada, e todos os animais da floresta se juntam à celebração.) Cenourinha: (sorrindo) Esta é a melhor festa de todas! Pandinha: Concordo! E pensar que começou com a ideia simples de uma festa. Ato IV: Desfecho (A festa continua até o pôr do sol. Os amigos se reúnem em volta da grande árvore para agradecer.) Cenourinha: Hoje aprendemos que, mesmo sem planejar muito, podemos fazer algo incrível juntos. Penas: (voando) E que a amizade é a melhor música para qualquer festa! Todos: (sorrindo) Viva a amizade e as festas na floresta! Elaborado pela autora |
a) Qual é o título do texto teatral?
b) Quais são as personagens?
c) O teatro apresenta um monólogo ou diálogo? Justifique.
4- Assinale a afirmativa correta:
I- O Clímax em uma peça teatral é o ponto alto e tenso do drama.
II- O que diferencia o texto teatral de outros tipos de texto é o narrador ausente.
III- A principal função do texto teatral é ser encenado no palco.
(A) Todas as afirmativas estão corretas.
(B) Todas as afirmativas estão incorretas.
(C) As afirmativas I,II estão corretas.
(D) As afirmativas I,III estão corretas.
(E) A afirmativa I está correta.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |