Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
TECNOLOGIA E VIDA HUMANA
É entendido enquanto tecnologia o conjunto de conhecimentos, técnicas, métodos e dispositivos criados pelo ser humano para transformar, produzir e controlar seu ambiente. Na prática, abrange desde simples ferramentas de pedra até as complexas redes digitais que permeiam nosso cotidiano.
Na saúde contemporânea, a tecnologia se manifesta em avançados equipamentos médicos, como os de ressonância magnética e dispositivos de monitoramento cardíaco. No entanto, também está presente em contextos mais acessíveis, como em aplicativos de monitoramento de saúde em smartphones e relógios.
Na educação, a tecnologia vai além dos tradicionais livros didáticos. Plataformas online, realidade virtual e inteligência artificial são exemplos que transformam a forma como aprendemos e ensinamos.
No mundo do trabalho, a automação e robótica representam o auge da tecnologia, realizando desde tarefas repetitivas até as que são perigosas. Mas não é apenas isso; a tecnologia também se revela em softwares de comunicação e colaboração que conectam equipes globalmente.
As redes sociais são um exemplo claro de como a tecnologia redefine nossas interações diárias. Do compartilhamento de momentos a discussões globais, as plataformas digitais moldam nossa experiência social.
No âmbito ambiental, a tecnologia se materializa em energias renováveis, como painéis solares e turbinas eólicas, buscando soluções sustentáveis para a crescente demanda por energia.
O uso intensivo de dispositivos eletrônicos, por exemplo, nos causa preocupações sobre o impacto na qualidade do sono e na saúde mental. Na educação, especialmente na pandemia da Covid-19, experimentamos transformações significativas que, no entanto, explicitaram desigualdades e grandes desafios sociais. A geração de lixo eletrônico e a crescente demanda por energia elétrica também causam preocupações.
Incorporar indicadores que medem o progresso tecnológico, a qualidade de vida e os impactos socioambientais é crucial. Então, a transição para uma economia circular, com ênfase na redução, reutilização e reciclagem; a adoção de energias renováveis, práticas de eficiência energética e investimentos na educação são propostas para equilibrar as demandas tecnológicas com os limites ambientais.
Com uma compreensão crítica, podemos tomar decisões informadas, garantindo que a tecnologia seja uma aliada na melhoria da qualidade de vida, em vez de uma fonte de desafios inesperados. A integração de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente é fundamental para, quem sabe, um futuro sustentável e equitativo.
QUESTÃO 1
Amanda e Pedro são estudantes do 7º ano da rede municipal de ensino de Goiânia. Após uma aula de Ciências recente, conversaram o seguinte:
Sobre o diálogo de Amanda e Pedro, responda:
A) A colocação de Pedro está correta? Justifique sua resposta, apresentando argumentos consistentes e/ou exemplos.
B) A colocação de Amanda está correta? Justifique sua resposta, apresentando argumentos consistentes e/ou exemplos.
QUESTÃO 2
Leia o trecho a seguir, sobre a abordagem CTSA (Ciência, tecnologia, Sociedade e Ambiente):
CTSA significa reconhecer que a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente estão todos conectados. É uma forma de entender como as descobertas científicas e as inovações tecnológicas afetam as pessoas e o meio ambiente, e como a sociedade e o ambiente também influenciam a ciência e a tecnologia. Essa forma de analisar as coisas ajuda a tomar decisões melhores, considerando não apenas a parte técnica, mas também as questões sociais e ambientais.
A partir de uma perspectiva CTSA, é correto afirmar que as tecnologias
(A) sempre melhoram a vida humana e das demais espécies.
(B) beneficiam a vida das pessoas e degradam o meio ambiente.
(C) reduzem desigualdades e protegem o meio ambiente.
(D) beneficiam alguns grupos de pessoas e prejudicam outros.
Certamente você vivenciou o ensino remoto, durante a pandemia da Covid-19 – já que, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 99,3% das escolas do nosso país interromperam suas atividades presenciais. E em mais de 2,6 mil escolas públicas do país, a suspensão dessas atividades impossibilitou a adoção de estratégias não presenciais de ensino e de aprendizagem.
Sobre esse tema, analise o gráfico a seguir para responder às questões 3 e 4:
QUESTÃO 3
Segundo o gráfico, é correto afirmar que, em relação aos estabelecimentos públicos da educação básica com ou sem computador, no Brasil:
(A) a maioria tem pelo menos um computador.
(B) a Região Norte tem mais computadores.
(C) a região Centro-Oeste tem menos computadores.
(D) há mais escolas sem computador do que o contrário.
QUESTÃO 4
Na sua vivência e opinião, o seu acesso às aulas remotas e demais tecnologias possibilitadoras do ensino online foram suficientes? Explique sua resposta.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida. |
Referências | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 31/08/2023. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 31/08/2023. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. |