Esta proposta de atividade de ARTE/ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/ideonexus/7012926705 Acesso em 14, nov. 2023.
Arte Eletrônica
A arte eletrônica refere-se a uma forma de expressão artística que incorpora tecnologia eletrônica ou digital como parte integrante do processo criativo e da obra final. Essa forma de arte utiliza uma variedade de meios tecnológicos, como computadores, sensores, circuitos eletrônicos, software interativo, realidade virtual, entre outros, para criar experiências artísticas inovadoras.
A arte eletrônica muitas vezes transcende os limites tradicionais das formas de expressão artística, explorando novas possibilidades estéticas e conceituais. Ela pode incluir instalações interativas, performances audiovisuais, esculturas eletrônicas, realidade ampliada, realidade virtual, net art (arte na internet) e uma ampla gama de experimentações que incorporam elementos eletrônicos ou digitais.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/medul_la/5934761096/ Acesso em 14, nov. 2023.
Essa forma de arte muitas vezes desafia as convenções tradicionais, incentivando a participação ativa do espectador e explorando as relações entre o ser humano, a tecnologia e o ambiente. A arte eletrônica também pode abordar questões contemporâneas, como a relação entre a sociedade e a tecnologia, as mudanças na percepção do espaço e do tempo, e a interconexão global fornecida pela era digital.
COMO SURGIU A ARTE ELETRÔNICA
A arte eletrônica tem suas raízes em movimentos artísticos do século XX que exploraram as possibilidades oferecidas pela tecnologia emergente. Aqui estão alguns marcos importantes em sua evolução:
Dadaísmo e Arte Cinética (Décadas de 1910-1920):
O movimento Dada, que surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, questionou as convenções artísticas existentes. Artistas como Marcel Duchamp introduziram ideias de ready-made, objetos do cotidiano transformados em arte.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/bunkosquad/1986878 Acesso em 14, nov. 2023.
A arte cinética, que se desenvolveu nas décadas de 1950 e 1960, explorou o movimento físico e muitas vezes incorporou elementos elétricos para criar obras interativas.
Disponível em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b7/Chicomachado-pinturacin%C3%A9tic.jpg Acesso em 14, nov. 2023.
Arte de Mídia (décadas de 1960-1970):
Artistas como Nam June Paik e Wolf Vostell decidiram incorporar tecnologias de mídia, como TVs e câmeras, em suas obras. Paik, por exemplo, é frequentemente considerado um pioneiro na arte de vídeo.
Disponível em https://www.flickr.com/photos/youraccount/7177821108 Acesso em 14, nov. 2023.
Arte Cibernética (Década de 1960):
O movimento da Arte Cibernética, liderado por artistas como Roy Ascott e Nicolas Schöffer, explorou as relações entre sistemas orgânicos e artificiais. Eles utilizaram conceitos da cibernética e da teoria dos sistemas.
Disponível em https://pxhere.com/es/photo/284430 Acesso em 14, nov. 2023.
Arte Digital (Décadas de 1970-1980):
Com o desenvolvimento dos computadores pessoais, os artistas começaram a explorar o potencial criativo da computação. A arte digital emergiu, com artistas como Vera Molnár e Harold Cohen criando obras geradas por computador.
Net Art (Década de 1990 em diante):
Com a popularização da Internet, surgiram formas de arte que exploraram o ciberespaço e a interatividade online. O movimento Net Art envolve a criação de obras que dependem da conectividade e participação online.
Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teo_Spiller_The_Book_of_the_Dead_%28net.art%29_3.jpg Acesso em 14, nov. 2023.
Realidade Virtual e Arte Interativa (Anos 2000 em diante):
Com avanços na realidade virtual e interfaces de usuário interativas, os artistas começaram a explorar novas formas de experiências imersivas e participativas.
Acervo pessoal Veruska Bettiol (2018)
A arte eletrônica continua a evoluir à medida que novas tecnologias surgem, desafiando constantemente as fronteiras tradicionais da expressão artística. O diálogo entre a arte e a tecnologia continua a ser uma fonte rica de inovação e exploração criativa.
QUESTÃO 1
A arte eletrônica refere-se a uma forma de expressão artística que incorpora como característica fundamental
(A) Uso exclusivo de materiais tradicionais.
(B) Uso de tecnologia eletrônica ou digital.
(C) Foco apenas na estética convencional.
(D) Rejeição da participação do espectador.
QUESTÃO 2
A arte eletrônica muitas vezes transcende os limites tradicionais das formas de expressão artística, explorando novas possibilidades estéticas e conceituais. Como a arte eletrônica desafia as convenções tradicionais?
(A) Mantendo-se fiel às formas artísticas convencionais.
(B) Ignorando a tecnologia como meio de expressão.
(C) Incentivando a participação passiva do espectador.
(D) Inovando e explorando novas possibilidades estéticas.
QUESTÃO 3
O que os artistas começaram a explorar nos anos 2000 em frente à arte eletrônica?
QUESTÃO 4
Qual é a relação entre a arte eletrônica e as mudanças na percepção do espaço e do tempo?
Autoria | Veruska Bettiol |
Formação | Artes Visuais |
Componente Curricular | Arte/Artes Visuais |
Habilidade | (GO-EF06AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas. |
Referências | LEOTE, Rosangella. Considerações sobre arte e tecnologia. In: RAMOS, Stella; LÖBEL, Thelma Azevedo. Arte e tecnologia. São Paulo: Caixa Cultural, 2010. LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999. |