Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
SUBSTÂNCIAS LÍCITAS
Drogas podem ser definidas como quaisquer substâncias que, quando introduzidas no organismo, alteram suas funções fisiológicas e/ou psicológicas. Nesse sentido, é fundamental reconhecer que as drogas não se limitam às substâncias ilegais, também chamadas de ilícitas. As drogas lícitas, apesar de serem legalmente permitidas e regulamentadas para uso, podem fornecer aos seus usuários malefícios significativos.
A cafeína, por exemplo, presente em café, alguns chás e nas bebidas energéticas, é uma droga estimulante do sistema nervoso central. Seu consumo regular pode levar à dependência, e a retirada abrupta pode resultar em sintomas de abstinência, evidenciando sua natureza como uma substância psicoativa.
Outros exemplos de drogas lícitas são as bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e destilados. Elas são legalmente produzidas e consumidas em muitas partes do mundo. O uso excessivo pode desencadear em problemas hepáticos, aumento da pressão arterial, comprometimento cognitivo, gastrites e úlceras, além de comportamentos de risco e transtornos de ansiedade e depressão.
Podemos também citar o tabaco e a nicotina, encontrados especialmente em cigarros, charutos e cigarros eletrônicos. Seus riscos pelo uso incluem câncer, doenças respiratórias como bronquite e enfisema pulmonar, estreitamento das artérias e envelhecimento precoce. De maneira semelhante, muitos medicamentos que encontramos nas farmácias, destinados a tratar condições de saúde variadas, também podem afetar o equilíbrio psicofísico do indivíduo.
O status legal de uma droga pode variar de um país para outro e está sujeito a regulamentações específicas. O álcool, por exemplo, é uma substância que, em diferentes épocas e culturas, foi tanto aceita quanto proibida. Outro exemplo é o da maconha: legalizada em alguns países. Essas oscilações refletem a complexidade das relações entre as drogas e a sociedade ao longo do tempo.
Ao reconhecer que substâncias aparentemente inofensivas no dia a dia são, na verdade, drogas, desmistificamos a ideia de que apenas drogas ilícitas têm impactos significativos na saúde. Desmistificar esses conceitos é um passo crucial para uma compreensão mais completa dos desafios associados ao consumo de substâncias. Assim, podemos promover uma cultura de responsabilidade e saúde, construindo bases sólidas para políticas públicas e estratégias de prevenção sustentáveis, considerando não apenas a repressão do tráfico ilegal, mas também a o acesso a tratamentos para dependentes.
A implementação de políticas públicas eficazes requer uma abordagem integrada que envolva comunidades, profissionais de saúde, educadores e autoridades governamentais.
QUESTÃO 1
Sobre as drogas, podemos afirmar que todas
(A) são substâncias ilegais, ou seja: proibidas por lei.
(B) são benéficas em doses bem pequenas.
(C) podem ser usadas por maiores de 18 anos.
(D) alteram funções fisiológicas e/ou psicológicas.
QUESTÃO 2
Leia com bastante atenção o texto abaixo:
O Relatório Mundial sobre Drogas 2022, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), revela que o uso de drogas aumentou em 26% na última década, atingindo cerca de 284 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos em 2020. No Brasil, o Ministério da Saúde destaca 400,3 mil atendimentos no SUS em 2021 relacionados a transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas – inclusive o álcool. A dependência de drogas, considerada uma doença, é diagnosticada com base em quatro categorias: controle prejudicado quanto ao uso, prejuízo social, exposição a situações de risco e sintomas abstinência, na sua ausência. Assim, a dependência química impacta negativamente a vida psíquica, emocional, física, social e financeira do indivíduo. O SUS oferece atendimento e acompanhamento para dependência química, sendo a Atenção Primária à Saúde a porta de entrada.
Fonte (adaptado): BRASIL. Aumenta o número de pessoas com transtornos por uso de drogas e álcool. Senado Federal. Disponível em http://tinyurl.com/y2v5268w. Acesso em 22/12/2023.
Sobre as palavras grifadas no texto, analise as frases a seguir:
I. Um constante desejo físico e mental por uma substância específica.
II. Sintomas físicos, e até emocionais, que ocorrem na falta da substância.
III. Relaciona-se ao consumo repetido de uma substância.
Sobre as frases I, II e II, podemos afirmar corretamente que a frase
(A) I está relacionada à abstinência.
(B) II se aplica somente à dependência.
(C) III se aplica somente à dependência.
(D) III se aplica à dependência e à abstinência.
QUESTÃO 3
Considerando seus estudos sobre as drogas, ou seja: substâncias lícitas e ilícitas, responda: por que “drogaria” tem esse nome?
QUESTÃO 4
Leia com bastante atenção esse outro texto para responder às questões seguintes:
A) Na sua opinião, por que há tantos adolescentes que fumam cigarros?
B) “Trocar” o cigarro tradicional por dispositivos como cigarro eletrônico e narguilé pode ser uma alternativa para prevenir os danos causados pelo tabagismo? Explique a sua resposta.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componentes Curriculares | Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF06CI10-A) Identificar critérios históricos, econômicos e sociais determinantes na classificação das drogas, compreendendo e distinguindo a classificação em lícitas e ilícitas, relacionando seus efeitos à alteração da saúde nas dimensões física, psicológica, emocional e social. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. COMUNICAÇÃO CFF. Traficantes usam pró-fármacos para ocultar drogas ilícitas e geram preocupação nas autoridades. Notícias do CFF. Disponível em <https://site.cff.org.br/noticia/noticias-do-cff/21/09/2023/traficantes-usam-pro-farmacos-para-ocultar-drogas-ilicitas-e-geram-preocupacao-nas-autoridades>. Acesso em 17/11/2023. FURG. Drogas – glossário sobre drogas. Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos. Disponível em <https://cenpre.furg.br/drogas?id=76>. Acesso em 17/11/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 31/08/2023. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais?download=177:documento-curricular-para-goias-ampliado-cortes-temporais>. Acesso em 31/08/2023. UNODC. Saiba mais sobre as drogas. Ação Mundial por Comunidades Saudáveis sem Drogas. Disponível em <https://www.unodc.org/documents/lpo-brazil/Topics_drugs/Campanha-global-sobre-drogas/getthefacts11_PT_.pdf>. Acesso em 17/11/2023. |