O Conexão Escola – “Sustentabilidade em Conexão” é um quadro educativo que aborda temáticas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo de sensibilizar, incentivar e auxiliar as unidades educacionais no desenvolvimento de posturas e hábitos com responsabilidade socioambiental, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.
ILHAS DE CALOR: O QUE SÃO?
No episódio “Ilhas de calor: o que são?” aprendemos a relação entre clima, temperatura e sensação térmica. Além disso, também é possível refletir sobre o efeito estufa, o aquecimento global e as ilhas de calor: no que se aproximam e no que se assemelham. Você sabia que o efeito estufa é um fenômeno natural? E que podemos minimizar os efeitos das ilhas de calor com algumas medidas simples em nossas casas, escolas e demais espaços de convívio? A professora doutora Juliana Ramalho, do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), da Universidade Federal de Goiás, explica sobre tudo isso – e muito mais!
Competência Geral | COMPETÊNCIA 7 Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. |
Habilidades | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EF02CI08-C) Observar e comparar o efeito da radiação solar, como aquecimento e reflexão, em diferentes tipos de superfície: água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc. (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. (EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.), e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro. (EF08CI14-C) Identificar a influência das ações antrópicas nas alterações climáticas. (EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana. GEOGRAFIA (EF04GE08-A) Descrever e discutir os processos de extração, produção, circulação e consumo de matérias-primas e de diferentes produtos. (EF06GE06-A) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano, a partir do desenvolvimento da agropecuária, do extrativismo, da industrialização, da urbanização e do agronegócio em Goiás. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | CIÊNCIAS DA NATUREZA (EJACI0109) Reconhecer os diversos usos dos materiais e relacionar com a qualidade de vida e do ambiente. (EJACI0207) Observar a importância da cobertura vegetal para a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. (EJACI0520) Compreender a variação climática ao longo da história e as alterações no aquecimento global da Terra. GEOGRAFIA (EJAGE0203) Compreender as transformações ocorridas na sociedade, no território, na paisagem e no lugar onde se vive. (EJAGE0418) Analisar e problematizar as causas e consequências das práticas humanas na dinâmica climática. (EJAGE0324) Relacionar as atividades antrópicas com os demais elementos da natureza e reafirmar a importância da preservação ambiental do Cerrado. |