You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – DIVERSÃO E CONCENTRAÇÃO COM OS JOGOS DE SALÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA – DIVERSÃO E CONCENTRAÇÃO COM OS JOGOS DE SALÃO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-criancas-e-jogo-de-tabuleiro_39842579.htm#query=jogos%20de%20sal%C3%A3o%20desenho&position=40&from_view=search&track=ais Acesso:09/11/2023.

DIVERSÃO E CONCENTRAÇÃO COM JOGOS DE SALÃO

A ORIGEM DOS JOGOS DE SALÃO É DIFÍCIL DE RASTREAR, POIS DIFERENTES CULTURAS DESENVOLVERAM SEUS PRÓPRIOS JOGOS AO LONGO DOS SÉCULOS. NO ENTANTO, É SEGURO DIZER QUE ESSES JOGOS EXISTEM HÁ MILÊNIOS E TÊM RAÍZES EM DIVERSAS PARTES DO MUNDO, COMO CHINA, ÍNDIA, EGITO E EUROPA. COM O TEMPO, OS JOGOS DE SALÃO EVOLUÍRAM E SE ADAPTARAM ÀS DIFERENTES CULTURAS, RESULTANDO EM UMA GRANDE VARIEDADE DE JOGOS COM REGRAS E ESTILOS VARIADOS.

OS JOGOS DE SALÃO SÃO CARACTERIZADOS POR SEREM JOGADOS EM GRUPOS, NA MAIORIA DAS VEZES EM AMBIENTES FECHADOS, E GERALMENTE ENVOLVEM INTERAÇÃO SOCIAL E ESTRATÉGIA. ELES PODEM VARIAR DE JOGOS DE CARTAS E TABULEIRO A JOGOS DE HABILIDADE, COMO BILHAR E XADREZ. O PRINCIPAL OBJETIVO DESSES JOGOS É PROPORCIONAR DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO PARA OS PARTICIPANTES, ESTIMULANDO AO MESMO TEMPO O PENSAMENTO ESTRATÉGICO, A TOMADA DE DECISÕES E A SOCIALIZAÇÃO.

Disponível em < https://br.freepik.com/vetores-gratis/sala-de-recreacao-isometrica-com-simbolos-de-zona-wi-fi_14739382.htm#page=2&query=jogos%20de%20sal%C3%A3o%20desenho&position=3&from_view=search&track=ais > acesso 09/11/2023.

EXEMPLOS DE JOGOS DE SALÃO:

JOGOS DE CARTAS: PACIÊNCIA, MEXE-MEXE, UNO, JOGO DA MEMÓRIA.

JOGOS DE TABULEIRO: XADREZ, DAMAS, GAMÃO, MONOPÓLIO.

JOGOS DE HABILIDADE: SINUCA, PEBOLIM, DARDOS.

EM RESUMO, OS JOGOS DE SALÃO, COM SUA RICA HISTÓRIA E VARIEDADE DE OPÇÕES, CONTINUAM A ENCANTAR PESSOAS DE TODAS AS IDADES. SEJA EM UMA TARDE CHUVOSA EM FAMÍLIA OU DURANTE UM ENCONTRO COM AMIGOS, ESSES JOGOS PROPORCIONAM MOMENTOS PRECIOSOS DE DIVERSÃO E APRENDIZADO MANTENDO VIVA UMA TRADIÇÃO LÚDICA QUE ATRAVESSA GERAÇÕES.

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

QUAL O SEU JOGO DE SALÃO PREFERIDO?

QUESTÃO 2

O JOGO DE DAMAS É UM JOGO DE CARTAS OU UM JOGO DE TABULEIRO?

QUESTÃO 3

MARQUE A ALTERNATIVA ABAIXO QUE REPRESENTA UM JOGO DE CARTAS.

(A) UNO.

(B) PEBOLIM.

(C) SINUCA.

(D) XADREZ.

QUESTÃO 4

QUAL É O PRINCIPAL OBJETIVO DOS JOGOS DE SALÃO, DE ACORDO COM O TEXTO?

(A) ESTIMULAR A RIVALIDADE.

(B) PROMOVER A COMPETIÇÃO INTENSA.

(C) PROPORCIONAR DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO, ESTIMULANDO O PENSAMENTO ESTRATÉGICO, A TOMADA DE DECISÕES E A SOCIALIZAÇÃO.

(D) AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO.


Autoria:Lívia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF01EF17) Conhecer e fruir alguns jogos de salão, valorizando o desenvolvimento de estratégias e socialização , exercitando conceitos básicos de comportamento e convivência, como paciência, partilha, e conceito de vitória e derrota.
Referências:Base Nacional Comum curricular (BNCC).

DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: Teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2009.