Esta atividade de Língua Portuguesa, que tem como base os descritores do Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN10) – Goiânia e o DC/GO – Ampliado, está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Você já sabe que a seleção de uma palavra no lugar de outra pode associar-se a uma intenção discursiva de quem a utiliza. Essa escolha produz um efeito discursivo no texto. Optar por um diminutivo, por exemplo, pode ser um recurso para expressar uma ressalva, para desprestigiar um objeto, como pode, ao contrário, revelar afeto, carinho, aceitação. Por exemplo:
Mamãezinha, queridinha, posso comer um pedaço do bolo?
Observe que no exemplo acima, a palavra “queridinha”, diminutivo de “querida”, está sendo empregada em um contexto de possível expressão de carinho e afeto da filha como estratégia para que sua mãe autorize que ela coma um pedaço de bolo. No próximo caso, a palavra “queridinha” tem outra conotação:
Oh, queridinha! Não viu que esse é o meu lugar na fila?
No caso acima, a palavra “queridinha” compõe uma frase exclamativa, que por si só já apresenta uma entonação forte graças ao sinal de pontuação de exclamação. A sentença seguinte confirma que não há uma expressão de carinho ou afeto, mas de reclamação e ironia. Afinal, o interlocutor não parece estar satisfeito com o fato de outra pessoa ter tomado seu lugar na fila…
A partir dos exemplos, é importante refletir e compreender que não basta apenas conhecer os significados das palavras, mas, discernir os efeitos de sentido que suas escolhas proporcionam. Isso nos leva a ultrapassar a simples identificação “do que o outro diz” para perceber “como e por que ele diz com essa ou aquela palavra”.
Então, atente-se! A seleção vocabular que você faz ao falar ou escrever algo pode ter mais de um sentido, inclusive um sentido oposto ao que está sendo dito. Por isso, é preciso saber muito bem o que falar e escrever, hein!
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
Leia o seguinte texto:
O trabalho de História de Doralice
Doralice queria brincar com sua vizinha Mari, mas precisava terminar o trabalho de História. A garota disse para sua mãe que já tinha terminado o trabalho. Sua mãe, encabulada com a tamanha rapidez da filha com o trabalho, perguntou se ela tinha feito tudo direitinho. Enquanto Doralice escovava seus dentes, sua mãe Alice foi até seu quarto, abriu o caderno de História e… –
– Doralice, terminou mesmo o trabalho, minha filha? Se estiver mentindo para a mamãe, ficará uma semana de castigo sem brincar com a Mari, hein! – Disse a mãe ao lado da porta do banheiro.
– Terminei sim, mamãe! O trabalho era bem fácil! – Respondeu a filha toda satisfeita.
– Certeza, minha filha?
– Certeza, mamãe!
Mal terminou de confirmar, a garota saiu do banheiro e se deparou com sua mãe em sua frente, segurando o caderno de História aberto na folha do bendito trabalho, que nem tinha começado. Doralice estava de mãos atadas. O castigo viria.
Texto elaborado pela Equipe do NEC/SME – Goiânia
No texto, a expressão “estava de mãos atadas” significa:
(A) ter as mãos ocupadas com tarefas produtivas.
(B) ter as mãos amarradas com uma corda.
(C) não poder fugir da surra prometida por sua mãe.
(D) não poder agir ou intervir naquela situação.
QUESTÃO 2
Leia o texto a seguir:
No coração da floresta tropical, o explorador se deparou com uma biodiversidade incrível. A exuberância da vegetação e a cacofonia dos pássaros eram avassaladoras. Ele caminhou em meio à densa mata, enfrentando desafios como rios caudalosos e criaturas selvagens. No entanto, ele estava determinado a alcançar a cachoeira misteriosa que a lenda local descrevia como um “oásis oculto.”
Texto elaborado pela Equipe NEC/SME – Goiânia
A expressão “oásis oculto”, no texto, significa:
(A) um deserto inabitado.
(B) um lugar remoto e inacessível.
(C) uma terra de vegetação exuberante.
(D) um local secreto de água fresca.
QUESTÃO 3
Leia a seguinte mensagem de celular:
Amiga, já pintou o resultado do processo seletivo para o trampo de menor aprendiz. Não rolou pra mim. Dê um clique no site e veja se você passou.
(A) Explique o significado das palavras “pintou”, “trampo” e das expressões “não rolou pra mim” e “dê um clique” empregadas no texto.
(B) Reescreva a mensagem substituindo as palavras e expressões indicadas na questão da letra (A) por outras que não alterem o sentido do texto.
QUESTÃO 4
Agora que você compreende que a escolha de palavras ou expressões na produção de textos escritos e orais podem ter efeitos de sentido variados, reflita e escreva: Por que as conversas em aplicativos de comunicação instantânea, como WhatsApp, muitas vezes são mal compreendidas e geram ruídos na comunicação?
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidade estruturante: | (EF67LP06-A) Avaliar os efeitos de sentido decorrentes das escolhas lexicais e sintáticas, bem como os valores ideológicos para compreender a posição implícita do veículo no qual o texto foi publicado. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br> Acesso em: 01, set. 2023 |