Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal desenvolver saberes alusivos às Danças urbanas – Estilo locking. Vamos aos estudos?
DANÇAS URBANAS – ESTILO LOCKING
ORIGEM
O estilo locking teve origem na década de 1970 em Los Angeles, Califórnia, e foi criado pelo dançarino Don Campbell. Campbell formou o grupo de dança The Lockers, que se tornou um dos grupos mais influentes na popularização do estilo locking.
CARACTERÍSTICAS
O locking foi inspirado por diferentes estilos de dança, como funk, soul e jazz. Os dançarinos de locking incorporaram movimentos rítmicos e enérgicos, bem como poses e bloqueios, que se tornaram as características distintivas do estilo.
POPULARIDADE
O locking se tornou popular na cena de dança urbana de Los Angeles e se espalhou rapidamente por todo os Estados Unidos. Os dançarinos de locking se apresentavam em programas de televisão e em shows de artistas famosos, o que ajudou a difundir o estilo nacional e internacionalmente.
DIFUSÃO
Na década de 1980, o locking começou a se fundir com outros estilos de dança urbana, como popping e breaking, dando origem a novas formas de expressão artística. Embora o estilo locking tenha tido um declínio de popularidade nos anos 90, ele experimentou um ressurgimento nas últimas décadas, graças à influência de dançarinos e coreógrafos contemporâneos.
VALORES
Hoje em dia, o locking continua sendo uma parte importante da cultura hip hop e é praticado em todo o mundo. Os dançarinos de locking participam de competições e eventos, onde demonstram sua habilidade e criatividade no estilo. Além disso, o locking influenciou outros estilos de dança, como waacking e voguing.
MOVIMENTOS BÁSICOS DO ESTILO LOCKING
Existem vários movimentos básicos no estilo locking. Aqui estão alguns exemplos:
LOCK: O movimento de bloqueio é uma das características distintivas do estilo locking. Consiste em congelar uma parte do corpo em uma posição, geralmente com os braços estendidos ou dobrados em um ângulo agudo.
POINT: O movimento de apontar envolve estender um braço ou perna e apontar com os dedos. É um movimento rápido e preciso que é usado para enfatizar o ritmo da música.
WRIST ROLL: O movimento de rotação do pulso é um movimento circular dos pulsos, geralmente feito em sincronia com a música. É um movimento suave e fluido que adiciona um elemento de estilo ao locking.
SCOOBY DOO: O movimento Scooby Doo é um movimento de quadril característico do locking. Envolve balançar os quadris de um lado para o outro, enquanto os braços estão bloqueados em uma posição.
SKEETER RABBIT: O movimento Skeeter Rabbit é um movimento de perna em que uma perna é estendida para a frente e depois rapidamente puxada de volta, enquanto a outra perna faz o mesmo movimento em sentido oposto. É um movimento rápido e enérgico que adiciona dinamismo ao locking.
PIMP WALK: O movimento Pimp Walk é um movimento de caminhar com um estilo único. Envolve balançar os braços e os quadris enquanto se move para frente, dando a impressão de confiança e atitude.
Esses são apenas alguns exemplos de movimentos básicos no estilo locking. O estilo é conhecido por sua criatividade e improvisação, então os dançarinos são encorajados a experimentar e adicionar seu próprio estilo aos movimentos.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES ?
Questão 01
O estilo locking teve origem na década de 1970 no Estado da Califórnia na cidade de
(A) São Francisco.
(B) Los Angeles.
(C) San Diego.
(D) Santa Mônica.
Questão 02
O idealizador do estilo Locking foi
(A) Michael Jackson.
(B) James Brown.
(C) Don Campbell.
(D) Fred Astaire.
Questão 03
Para responder em seu caderno. Qual é a característica principal do Locking dance?
Questão 04
O estilo locking configura parte importante da cultura hip hop e é praticado em todo o mundo, influenciando outros estilos de dança, como waacking e voguing, Os dançarinos de locking participam de competições e eventos, expressando sua individualidade, habilidade e criatividade no estilo por meio dos movimentos. Com relação aos movimentos básicos do estilo locking, marque
01 – LOCK
02 – POINT
03 – WRIST ROLL
04 – SCOOBY DOO
05 – SKEETER RABBIT
06 – PIMP WALK
Movimento de perna em que uma perna é estendida para a frente e depois rapidamente puxada de volta, enquanto a outra perna faz o mesmo movimento em sentido oposto. É um movimento rápido e enérgico que adiciona dinamismo ao locking. | |
Movimento de quadril característico do locking. Envolve balançar os quadris de um lado para o outro, enquanto os braços estão bloqueados em uma posição. | |
O movimento de rotação do pulso é um movimento circular dos pulsos, geralmente feito em sincronia com a música. É um movimento suave e fluido que adiciona um elemento de estilo ao locking. | |
Movimento de caminhar com um estilo único. Envolve balançar os braços e os quadris enquanto se move para frente, dando a impressão de confiança e atitude. | |
Movimento de apontar que envolve estender um braço ou perna e apontar com os dedos. É um movimento rápido e preciso que é usado para enfatizar o ritmo da música. | |
Movimento de bloqueio com características distintivas do estilo locking. Consiste em congelar uma parte do corpo em uma posição, geralmente com os braços estendidos ou dobrados em um ângulo agudo. |
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF07EF11) Praticar diferentes formas de dança, contemplando a experimentação e fruição das diversas danças urbanas e identificando seus elementos constitutivos (ritmos, espaço, gestos). |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |