Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Regiões polares e impactos socioambientais
As regiões polares encontram- se nos extremos do nosso planeta, ao norte temos o Ártico e ao sul a Antártida. Na região polar norte o Oceano Ártico, que em grego significa urso, recebe esse nome em decorrência da sua proximidade com as constelações de Ursa Maior e Ursa Menor, já o Antártida é o que está oposto ao Ártico; o anti Ártico, e por isso recebe esse nome.
Podemos observar nas regiões polares impactos socioambientais cada vez maiores à medida que o mundo enfrenta mudanças climáticas aceleradas e crescente exploração econômica dessas áreas. Além de abrigar ecossistemas únicos, as regiões polares também contribuem de forma significativa para a regulação do clima global e são lar de comunidades indígenas e pesquisadores que enfrentam desafios significativos devido às mudanças em curso.
O derretimento do gelo nas regiões polares tem sido um dos impactos ambientais mais visíveis nas regiões polares, que contribui para a elevação do nível do mar em todo o planeta. O derretimento das calotas polares também desregula a vida marinha, o que gera consequências para a fauna da região, impactando os ursos polares, as focas, os pinguins, as aves, dentre outros. Além disso, o derretimento do permafrost (extensa camada permanentemente congelada de gelo, fragmentos de rochas e solo) no Ártico libera gases de efeito estufa, como o metano, que podem agravar as mudanças climáticas.
Os interesses pelos recursos naturais nas regiões polares podem gerar expressivos impactos socioambientais. Além das disputas geopolíticas pelos territórios polares, as atividades econômicas ligadas à extração do petróleo, gás, minerais e a pesca podem gerar grandes riscos ambientais como os derramamentos de óleo e a poluição, podendo trazer consequências devastadoras para os ecossistemas locais.
As comunidades indígenas que habitam as regiões polares, como os Inuit no Ártico e os povos nativos da região circumpolar na Sibéria, enfrentam desafios únicos devido às mudanças climáticas e à pressão econômica. A perda de gelo marinho afeta diretamente as atividades tradicionais, como a caça e a pesca, que são essenciais para a subsistência dessas comunidades. Além disso, a rápida modernização e globalização têm um impacto cultural profundo, ameaçando as tradições e o modo de vida desses povos. Vale destacar que na Antártida não existem povos nativos, apenas militares e cientistas de vários países que ocupam a região para possibilitar pesquisas científicas.
Várias ONG’s defendem a preservação das regiões polares, porém é fundamental pensar em mecanismos mais efetivos e que contém como a cooperação internacional para redução do aquecimento global e preservação das regiões polares.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A charge representa um impacto socioambiental comum às regiões polares devido às mudanças climáticas, de acordo com a crítica presente na charge assinale alternativa que corrobora para crítica evidenciada.
(A) Aumento da biodiversidade
(B) Degelo das calotas polares
(C) Redução das emissões de gases de efeito estufa
(D) Expansão das práticas sustentáveis
QUESTÃO 2
Descreva em detalhes os impactos socioambientais do derretimento das calotas de gelo nas regiões polares. Como isso afeta tanto o meio ambiente quanto as comunidades que dependem dessas áreas?
QUESTÃO 3
Observe a charge.
Considerando a crítica presente na charge, aponte quais medidas devem ser adotadas para combater o aquecimento global.
QUESTÃO 4
Como as mudanças climáticas afetam os ecossistemas marinhos nas regiões polares?
(A) Promovendo o florescimento de recifes de coral
(B) Aumentando a população de espécies de peixes de água doce
(C) Reduzindo a extensão do gelo marinho, afetando espécies dependentes do gelo
(D) Criando condições ideais para a agricultura marinha
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Componente Curricular: | Geografia |
Habilidades: | (EF08GE21-C) Caracterizar as regiões polares e identificar os impactos ambientais provocados nestas regiões devido à ação humana. |
Referência bibliográfica: | BBC. Quem são os donos do Ártico e por que é polêmico explorar seus recursos. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/geral-61297451>. Acesso em: 30, out. 2023. FRANCO, J. Uma introdução à geopolítica das regiões polares. Revista de Geopolítica, v. 5, nº 2, p. 50-66, jul./dez. 2014. Disponível em:<http://www.revistageopolitica.com.br/index.php/revistageopolitica/article/view/109/108>. Acesso em: 30, out. 2023 FUENTES, P. Região ártica tem importância geopolítica, econômica e ambiental. Disponível em:<https://jornal.usp.br/atualidades/regiao-artica-tem-importancia-geopolitica-economica-e-ambiental/>. Acesso em: 30, out. 2023. |